Conheça as opções de financiamento na área da inovação para micro e pequenas empresas.
Cartão BNDES
O Cartão BNDES é uma linha de crédito que possibilita o financiamento de mais de 220 mil produtos e serviços disponíveis no Portal de Operações do Cartão BNDES.
Ele funciona como um cartão de crédito e é emitido por instituições financeiras credenciadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através de bandeiras de cartão de crédito parceiras.
Funtec
Apoio financeiro não reembolsável a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação executados por Instituições Tecnológicas (IT), direcionados aos seguintes focos: Veículos automotores de baixo impacto ambiental; Semicondutores; Manufatura Avançada e Sistemas Inteligentes; Minerais; Medicamentos com novos princípios ativos para doenças crônicas; Tecnologias para setor de Petróleo e Gás; Pré-tratamento de biomassa; e Energia fotovoltaica.
Para saber quem pode solicitar, o que pode ser financiado e como solicitar clique no link abaixo.
MPME Inovadora
Financiamentos de até R$ 20 milhões para projetos de inovação realizados por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de faturamento anual de até R$ 90 milhões.
Para saber quem pode solicitar, o que pode ser financiado e como solicitar clique no link abaixo.
Soluções Tecnológicas
O BNDES Soluções Tecnológicas é um produto financeiro que tem como objetivo apoiar o mercado de comercialização de soluções tecnológicas no país, concedendo financiamento à aquisição de soluções e auxiliando na consolidação de um canal de comunicação entre compradores e fornecedores.
Para saber quem pode participar, o que pode ser financiado e como solicitar clique no link abaixo.
Investimento Direto
O Programa de Investimento Direto em Empresas Inovadoras consiste em promover operações de aquisição de participação societária, visando a capitalização e o desenvolvimento de empresas inovadoras com relevante potencial de crescimento e retorno financeiro, em conformidade com a Política Operacional da Finep e com as Políticas Industriais do Governo Federal.
Este Programa tem como objetivos o estímulo às atividades de inovação das empresas brasileiras (incluindo o desenvolvimento de novos produtos e processos), a ampliação e criação de novas competências tecnológicas e de negócios (capacidade de geração endógena de conhecimentos e tecnologias próprias), o desenvolvimento e adensamento das cadeias produtivas apoiadas, a adoção das melhores práticas de governança corporativa, o fortalecimento da estrutura de capital e a ampliação do acesso ao mercado de capitais por parte de empresas inovadoras, bem como a expansão da capacidade da Finep em oferecer um apoio diversificado, abrangente e integrado de instrumentos.
Para saber qual a disponibilidade de recursos, público-alvo e como apresentar propostas clique no link abaixo.
Investimento Indireto
A Finep realiza anualmente Chamadas Públicas para seleção de Fundos de Venture Capital (ICVM 209/94 ou ICVM 391/03), com o objetivo de incentivar o financiamento de empresas de base tecnológica nacionais. Este instrumento fornece à empresa não só o recurso financeiro como também o apoio estratégico necessário para auxiliar o seu crescimento. O investimento pelos fundos nas empresas é definido pelos gestores, por meio de análises de seus planos de negócios e aderência a suas teses de investimento.
As chamadas públicas são orientadas para sociedades empresárias (Gestores e/ou Administradores) que possuam autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para prestar serviços de Administração de Carteira de Valores Mobiliários.
Para saber qual a disponibilidade de recursos, público-alvo e como apresentar propostas clique no link abaixo.
Financiamento Reembolsável
A linha de Financiamento Reembolsável tem por objetivo o apoio aos Planos de Investimentos Estratégicos em Inovação das Empresas Brasileiras, detalhados em metas e objetivos pretendidos durante o período de tempo do financiamento, em consonância com o Plano Brasil Maior - PBM do Governo Federal.
Para saber mais informações clique no link abaixo.
Financiamento Não Reembolsável
O financiamento não reembolsável é concedido a instituições científicas e tecnológicas nacionais, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, para a execução de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico, de infra-estrutura de pesquisa, bem como de capacitação de recursos humanos. Os projetos podem ser realizados por instituições isoladamente, em grupos, ou em cooperação com empresas.
Os mecanismos e critérios para avaliação, habilitação e seleção dos projetos são definidos pela Finep, segundo diretrizes e temas estratégicos definidos nas instâncias de deliberação relacionadas à origem dos recursos e tendo como parâmetros os Planos e Políticas do Governo Federal.
São eles:
1. Financiamento às Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs.
2. Financiamento às empresas - Subvenção.
Para saber mais informações clique no link abaixo.
O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi criado pela Lei n.º 7.827, de 27.09.1989, que regulamentou o art. 159, inciso I, alínea "c", da Constituição Federal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos.
Os recursos são utilizados para promover o desenvolvimento de atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de infraestrutura econômica, turístico, comercial e de serviços da Região Centro-Oeste, podendo ser obtidos por:
-
- Pessoas Físicas;
- Pessoas Jurídicas;
- Firmas Individuais;
- Associações e Cooperativas de Produção.
Para saber como pleitear financiamentos com recursos do FCO clique no link abaixo.
Foi um prazer te ajudar :)