O Natal está chegando e os pequenos negócios têm a oportunidade de ampliar as suas vendas.
Sebrae-MT
· Atualizado em 02/12/2021A Serasa Experian publicou em setembro de 2021 um estudo sobre as expectativas do comércio para o Natal. A análise aponta que 64,6% das MPEs já antecipam que os resultados das vendas neste período do ano serão superiores ao ano passado. A perspectiva é devido ao efeito que a pandemia teve na economia como um todo, que começa agora a ser mitigado.
As vendas de final de ano são um grande momento para as MPEs e é preciso saber como capitalizar essa oportunidade. Para conseguir esse feito, sua empresa precisa estar alinhada com as tendências de mercado e preparada para a demanda das comemorações.
Outro estudo sobre o período de festas, este realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que o público mais propenso a receber presentes no Natal são os filhos. Sendo esses 62% do público-alvo para presentes. Informações de pesquisas como essa devem ser utilizadas para orientar as campanhas e estratégias de venda.
- Preparação da equipe: Independentemente de seu modelo de negócios, as vendas de final de ano são um momento promissor, porém difícil e estressante para a equipe. Seu quadro de funcionários precisa estar treinado e preparado para o aumento de demanda. É necessária a criação de um cronograma especial para atender ao fluxo de clientes no período natalino, especialmente no caso de lojas de departamento. Este ano a expectativa é de que 77% dos consumidores voltem a presentear, superando os índices do ano passando e chegando próximo ao alcançado pré-pandemia.
- Contratação de funcionários: Caso o seu quadro de funcionários não consiga preencher as horas de trabalho necessárias para o período de festas, é necessário planejar a contratação de colaboradores temporários. Essa manobra comum neste período ajuda em muito a movimentar a economia e é uma oportunidade na constante busca por novos talentos. Segundo a Serasa Experian, 48,1% das MPEs planejam contratar novos funcionários para complementar a equipe neste fim de ano, e dentre essas empresas 82,3% têm a intenção de manter os novos funcionários após o período de festividades. Um bom indicador de reaquecimento do mercado.
- Estudo de público-alvo: Entender o comportamento de seu público é um passo que o deixará muito mais perto de alcançar os números de vendas desejados. Você pode utilizar softwares e pesquisas para manter um conhecimento atualizado de como os seus clientes se comportam, determinar valor de ticket médio, e realizar comparações que ajudem a criar estimativas de vendas para o período e se preparar de acordo.
A pesquisa realizada pela CNDL indica que 45% dos consumidores pretendem comprar pela internet os presentes de Natal, e que 79% farão ao menos a pesquisa de preços pela internet.
Logo, se faz necessária uma infraestrutura online robusta para as vendas de seus produtos. Mesmo que não pratique o e-commerce, sua loja precisa ao menos aparecer nas buscas de seus clientes. Mas, claro que a realização de vendas online ajudará ainda mais a levar seus produtos aos seus potenciais consumidores.
Para aprender tudo sobre a realização de vendas pela internet, o SEBRAE-MT disponibiliza gratuitamente o E-book “Como vender mais online”, com dicas detalhadas de como aprimorar essa modalidade de vendas em sua empresa.
Dentre as muitas ferramentas disponíveis para essa modalidade de vendas para o Natal e outras datas comemorativas, vem se popularizando o uso do WhatsApp para o comércio digital. O SEBRAE-MT preparou um material especialmente para o empreendedor que deseja aprender como utilizar o aplicativo comercialmente. Confira as dicas no E-book “Aprenda como criar catálogo no WhatsApp Business”.
Existem alguns segredos para capitalizar o período de festas, conquistando e encantando clientes de forma que esse aumento nas vendas não seja temporário.
Essas dicas podem ser aplicadas para qualquer relação comercial entre empresa e cliente, mas é importante sempre pensar em qual o seu meio e adaptar suas estratégias para tal.
São três os principais passos:
- Atrair novos clientes: Este passo é feito através de estratégias de marketing, como o marketing de conteúdo, muito utilizado na internet. Conhecer o seu cliente permite produzir postagens com as quais o consumidor se identifique. Fazer com que sua marca seja próxima da identidade de seu cliente ajuda a torná-lo não apenas um cliente casual, mas um cliente fidelizado.
- Reter clientes convertidos: Ao adquirir novos clientes é preciso que estes não sejam um engajamento momentâneo, assim a empresa pode visar lucros de longo prazo. Para isso, é necessário manter sua marca relevante e o seu marketing bem direcionado para que o cliente já cativado chegue ao nível de encantamento.
- Aumentar o faturamento: A partir do momento que se atinge o encantamento de clientes, a sua marca caminha naturalmente para um aumento de faturamento. Neste nível o cliente chega ao ponto de defender sua marca ativamente e recomendá-la para colegas. É o nível de engajamento desejado por toda empresa.
Para aprender todas as minúcias de retenção de clientes e como encantar consumidores, não deixe de conferir gratuitamente a vídeo aula do SEBRAE-MT “Como transformar fãs em vendas”, por Luciano Larossa.
Não é apenas o período natalino que movimenta as vendas. Cada feriado e festividade atrai um público diferente e promove a venda de produtos variados. Manter um olho no calendário é a melhor forma de antecipar períodos de grande fluxo de consumidores e estar sempre preparado para esses momentos.
Com atenção às datas comemorativas, e seguindo as dicas do SEBRAE-MT, sua empresa estará no caminho certo para encantar clientes e aumentar o faturamento não só no Natal, mas muito além das festas.
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