O que é Open Banking e como funciona? Confira neste post
Sebrae-MT
· Atualizado em 13/09/2021O Open Banking é um sistema financeiro aberto criado pelo Banco Central (BC) que possibilita aos clientes de produtos e serviços financeiros compartilhar suas informações entre diferentes instituições e movimentar suas contas bancárias. O novo sistema facilitará a vida dos pequenos empreendedores, que poderão consultar seus relacionamentos bancários em apenas um aplicativo, por exemplo. Também favorecerá a busca por melhores preços e produtos que se adequem à realidade do consumidor.
O Open Banking traz boas perspectivas para os pequenos negócios brasileiros. Entre outros benefícios, pretende reduzir as taxas cobradas por serviços, aumentar a competitividade e a oferta de melhores produtos financeiros para as empresas.
Os empreendedores também poderão escolher, com maior facilidade, com quem desejam se relacionar a partir dos benefícios ofertados. São inúmeras as vantagens que o Open Banking irá gerar para o setor empresarial, como o incentivo ao surgimento de fintechs e a oferta de novos serviços financeiros para as empresas.
- Aprimora o controle do caixa da empresa
- Fomenta a sustentabilidade financeira do negócio
- Facilita a renegociação de dívidas com juros mais baixos
- Aumenta o leque de opções de crédito disponíveis no mercado
- Expande as possibilidades de fazer e receber pagamentos
A expectativa é que o novo sistema incentive a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que ofereçam aos clientes uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente. Esses aspectos também buscam a inclusão e educação financeira da população brasileira.
Para os pequenos empreendedores, espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições financeiras favoreça a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis empresariais e segmentos da sociedade.
Para aderir ao sistema do BC, os clientes precisam autorizar, por meio dos canais digitais das instituições financeiras participantes (bancos, cooperativas, fintechs), quais informações desejam compartilhar e estabelecer o prazo para este compartilhamento.
A opção para aderir ao Open Banking deverá aparecer na tela do celular ou computador quando o cliente acessar os canais digitais da instituição em busca da contratação de um produto ou serviço financeiro.
As instituições participantes só poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:
- Consentimento: quando o consumidor dá o aval para que seus dados sejam compartilhados em algum campo específico com o botão "aceite".
- Autenticação: depois do consentimento, o consumidor será direcionado para a interface da instituição da qual é cliente, de onde os dados serão retirados. Assim, deverá fazer login com os seus dados de usuário e senha.
- Confirmação: após concluir a autenticação, o cliente será redirecionado para o canal de atendimento da instituição que ele acessou em busca de produtos e serviços. Neste campo será informado que o compartilhamento foi efetivado.
Somente as instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do ecossistema do Open Banking (confira aqui a lista completa das instituições).
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