this is an h1

this is an h2

Thu Sep 19 10:41:11 BRT 2024
Organização | GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
8 cuidados indispensáveis para o sucesso das clínicas de estética

Para garantir o sucesso nas clínicas de estética, é fundamental seguir boas práticas que promovam a segurança e a satisfação dos pacientes

· Atualizado em 19/09/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com transformações impressionantes divulgadas nas redes sociais, o sucesso das clínicas de estética surge como uma consequência natural do avanço que esse mercado teve ao longo dos anos. À medida que os procedimentos ganham eficiência, eles também se tornam mais complexos, exigindo um cuidado redobrado com relação às boas práticas e a saúde daqueles que confiam em sua marca.

Cabe aos gestores o cumprimento das normas sanitárias, da legislação vigente e dos protocolos adequados a cada paciente. Além de evitar erros que podem comprometer o bem-estar dos clientes, algumas medidas previnem multas e sanções legais que podem pesar no bolso.

Se você quer garantir a segurança e a confiabilidade da sua clínica de estética, continue a leitura e entenda quais práticas devem ser adotadas no dia a dia!

Crescimento do ramo de estética

O mercado de estética no Brasil tem apresentado dados animadores para os empreendedores com negócios na área ou com intuito de começar um empreendimento nesse setor.

Mundialmente, esse ramo já se destaca com atividade em torno de US$ 124,7 bilhões e expectativa de crescimento em torno de 9,8% ao ano entre 2021 até 2028, segundo dados de 2023. Nesse contexto, que movimenta uma imensidão de dinheiro, o Brasil se destaca.

Nosso país é o terceiro maior em um ranking mundial desse setor, movimentando valores na casa dos bilhões, conforme outra pesquisa. Diante de tais estatísticas impressionantes, é natural que existam diversas oportunidades nesse mercado.

Oportunidades para clínicas de estética

Ao optar pela abertura de uma clínica de estética você consegue aproveitar oportunidades incríveis que podem resultar em lucratividade e criação de um negócio sustentável financeiramente. Entenda com mais detalhes a seguir.

Diversidade de segmentos

Entrar em um mercado com muitos concorrentes e poucas possibilidades de se diferenciar torna as chances de sucesso reduzidas. Mas, felizmente, esse não é o caso da estética, já que é possível atuar em diferentes segmentos, como:

Com tantas opções, é viável encontrar uma área que você domine e tenha diferenciais para encantar os clientes e desenvolver um empreendimento com grandes chances de sucesso.

Além disso, vale citar que também há a oportunidade de expandir a clínica incorporando atividades de diferentes segmentos, como procedimentos corporais, capilares e até mesmo de manicure e pedicure.

Alta demanda

Alta demanda de público no mercado de estética também é uma oportunidade que pode ser aproveitada ao entrar nesse mercado, isso porque a população tem utilizado os serviços oferecidos por clínicas de estética para elevar o bem-estar e a qualidade de vida.

Prova disso é que considerando somente a região Nordeste, houve um crescimento de 50% da busca por harmonização facial, segundo pesquisa. A mesma fonte ainda destaca que a demanda por serviços estéticos subiu 390% em um ano.

Além disso, o consumidor costuma gastar mais com estética do que com alimentação, segundo estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário, fica nítido as oportunidades de criar um negócio de sucesso.

Fidelização de clientes

Além de investir muito em procedimentos estéticos, também é comum que os clientes voltem a consumir frequentemente os serviços oferecidos pela clínica, o que proporciona a possibilidade de adotar estratégias de fidelização para elevar o ticket médio.

Por exemplo, imagine um empreendimento que oferece cuidados com a pele, será comum que o cliente faça mais do que um procedimento, permitindo que o estabelecimento tenha mais previsibilidade de receita.

Vale a pena lembrar que para não perder consumidores para a concorrência é preciso investir em qualidade nos serviços e uma experiência encantadora, além de seguir as regras previstas para evitar problemas jurídicos e reclamações.

Aumento das possibilidades para clínica de estética

Como você viu, existem diversos segmentos e oportunidades de criar uma clínica de sucesso. Inclusive, dentro de um único nicho de atuação é possível oferecer vários procedimentos. Explicamos algumas das possibilidades, a seguir:

  • tratamentos faciais — é possível oferecer procedimentos a laser, peelings, tratamentos para acne e manchas e até mesmo botox;
  • tecnologias não invasivas — há inovações que auxiliam os clientes a reduzir medidas de forma mais sutis, como a criolipólise e Lipo HD;
  • tratamentos capilares — essa possibilidade pode ser oferecida tanto para o público feminino, com o intuito de reduzir quedas, quanto para o masculino, para acabar com a calvície;
  • bem-estar — massagens terapêuticas, drenagens linfáticas e aromaterapias também estão ganhando mercado e podem ser incorporadas na clínica.

Tais possibilidades podem aumentar as receitas e trazer mais clientes para o estabelecimento. Porém, é essencial entender a legislação para clínicas de estética e os cuidados necessários antes de oferecer tais serviços.

Cuidados para clínicas de estética

Após descobrir as oportunidades existentes, é necessário aprender os cuidados com a clínica de estética que você deve ter para obter resultados incríveis e fugir de problemas. Quer saber mais? Então, continue lendo e confira em detalhes, a seguir.

1. Registro e licenciamento

Para seguir as leis de estética e cumprir as regulamentações vigentes no país, é primordial obter os registros necessários e o licenciamento para as operações da clínica, evitando multas ou até mesmo o fechamento do estabelecimento.

Para isso, verifique na sua cidade a necessidade de fazer o registro junto à prefeitura, além de solicitar o alvará de funcionamento, que serve para certificar que a clínica atende às exigências.

A depender dos serviços oferecidos, também podem ser demandados registros em conselhos regionais, como o de Biomedicina, Fisioterapia ou Enfermagem. Avalie se é o caso do seu empreendimento e busque essa qualificação.

2. Qualificação dos profissionais

A qualificação da equipe também é um ponto de atenção importante para oferecer segurança aos clientes e garantir procedimentos feitos de maneira adequada para gerar os resultados esperados sem pôr em risco a saúde dos indivíduos.

Por isso, faça contratações apenas de profissionais com as certificações necessárias, como formação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, incentive os profissionais a buscar conhecimentos por meio de pós-graduação, congressos e outras opções para se manterem atualizados.

3. Higiene e limpeza

Os cuidados com a limpeza e higienização da clínica são fundamentais para evitar infecções e criar um ambiente acolhedor e agradável para os clientes, por isso, é indispensável contar com práticas relacionadas a esse aspecto.

Por exemplo, ter protocolos de limpeza claros e que determinem o número de vezes máximo que os produtos podem ser usados nas áreas da clínica é um cuidado relevante. Além disso, o descarte adequado dos materiais também se faz necessário para evitar contaminação cruzada.

Outra ação voltada para a higiene é realizar a esterilização dos equipamentos não descartáveis a cada uso, usando autoclaves em instrumentos metálicos para garantir eficiência e segurança.

4. Equipamentos e produtos aprovados pela Anvisa

Observar a legislação de estética e as normas técnicas da Anvisa é importante para ter uma atuação segura e evitar danos à reputação da clínica. Por exemplo, a Nota Técnica Nº 2/2024/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA traz informações muito importantes sobre a gestão de equipamentos e o processamento de produtos.

Vale conferir essa norma na íntegra, além de aplicá-la na sua clínica visando oferecer segurança e eficácia nos tratamentos. Também é fundamental seguir se atualizando e observando as novas legislações que surgem com o tempo.

5. Controle de infecções

Adotar medidas de proteção tanto para os clientes quanto para os profissionais é um mais um passo obrigatório para manter a saúde de todos intacta. Nesse sentido, os cuidados que podem ser implementados incluem:

  • esterilização adequada dos instrumentos — vale seguir as instruções do fabricante para fazer a manutenção e higienização dos equipamentos;
  • uso de EPIs — os profissionais devem utilizar luvas, máscaras, aventais e protetores faciais sempre que os procedimentos exigirem;
  • descarte correto — é preciso ter atenção com os recipientes utilizados no momento de jogar os resíduos, além de contratar empresas especializadas para esse tipo de coleta.

A partir de tais cuidados, as chances de sofrer com infecções e problemas do tipo são reduzidas de forma significativa.

6. Segurança do ambiente

Ter um ambiente seguro é fundamental para evitar acidentes e oferecer uma experiência incrível para os clientes e, desse modo, atentar para as normas de segurança se torna um fator indispensável.

Por exemplo, é preciso se certificar de que as saídas de emergência estão bem sinalizadas e desobstruídas para o caso de existir uma evacuação inesperada do local. Esse tipo de precaução aumenta a confiança dos consumidores.

Além disso, faça as manutenções necessárias e preventivas tanto em equipamentos quanto na infraestrutura do local, mantendo tudo em perfeito estado. 

7. Atendimento às normas sanitárias

Qualquer estabelecimento deve verificar o cumprimento de normas sanitárias, sendo elas obrigatórias para manter sua clínica em conformidade com a lei. Uma ótima maneira de manter a equipe atualizada é por meio de um manual baseado nas orientações da Anvisa, incluindo os cuidados com a limpeza, esterilização e armazenamento do produto.

Auditorias internas também colaboram para identificar erros que passam despercebidos no dia a dia. Para sua proteção legal, é importante manter o registro dessas auditorias, bem como ações corretivas imediatas quando aplicáveis.

Por fim, outra medida de precaução requer que todos os documentos e registros estejam atualizados, incluindo licenças, certificados dos colaboradores e relatórios.

8. Treinamento contínuo

Mesmo com os melhores equipamentos e produtos, o trabalho realizado pela equipe representa uma parcela central da maioria dos procedimentos. Isso significa que o treinamento constante é o melhor caminho para que sua equipe esteja atualizada quanto aos cuidados adequados no tratamento de pacientes.

Vale a pena incluir em seu planejamento anual algumas datas para o treinamento do time, incluindo cursos sobre novos procedimentos, uso de equipamentos de ponta e prevenção de infecções em cada protocolo.

Aproveite os feedbacks dos clientes para entender quais ações foram benéficas durante o atendimento e quais poderiam ser revisadas. Incluir essas informações no seu planejamento permite escolher recursos educacionais e cursos de maneira focada nas necessidades de melhoria do time.

Consequências de não tomar os cuidados necessários

A falta de atenção nas normas sanitárias e nas recomendações determinadas pelos órgãos de saúde competentes pode colocar em risco a longevidade de sua clínica. Veja, a seguir, os principais riscos decorrentes da falta de atenção aos serviços prestados pela empresa:

  • complicações à saúde — procedimentos realizados sem as devidas práticas de higiene podem resultar em infecções, cicatrizes, processos alérgicos e outros problemas de saúde. Além do impacto em relação ao bem-estar do indivíduo, esse tipo de situação pode levar a processos legais;
  • perda da credibilidade — diante de um procedimento feito de maneira incorreta ou com resultados insatisfatórios, certamente haverá movimentos nas redes sociais que geram perdas de clientes e aumenta a dificuldade de manter a empresa no mercado;
  • sanções legais — a falta de conformidade pode levar a multas e processos, mas também causam sanções que partem de órgão que são autoridades. Em casos extremos há possibilidade de fechamento da clínica, reforçando a importância de uma gestão cuidadosa.

Parceria com o Sebrae

Para encurtar o seu caminho nessa jornada empreendedora, o Sebrae oferece diversos cursos, ferramentas e apoio na gestão do seu negócio. Com uma longa experiência no mercado da beleza, nossa equipe garante todo o apoio necessário para sua marca por meio de consultorias e serviços especializados.

Seja para esclarecer dúvidas específicas do setor da beleza — normas e leis vigentes, qualificação exigida dos colaboradores para determinados procedimentos, melhores práticas no controle de estoques etc. — ou para tratar de aspectos gerais da condução de um negócio — como gestão das finanças, análise de indicadores, marketing, atendimento e muito mais —, você pode contar conosco.

O mercado brasileiro da beleza está repleto de oportunidades para que as clínicas de estética atendam às necessidades de um público cada vez mais preocupado com a aparência. Ao desenvolver protocolos seguros, validados pelos órgãos competentes e com uma equipe devidamente qualificada, você tem a tranquilidade de que sua empresa entregará o que há de melhor em termos de cuidados pessoais.

Quer conferir conteúdos feitos sob medida para empreendedores como você? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e receba informações em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?