this is an h1

this is an h2

Wed Oct 23 10:51:01 BRT 2024
Mercado e Vendas | MARKETING
8 estratégias de marketing que vão impulsionar os resultados

Conhecer estratégias de marketing e saber monitorar os resultados delas são entendimentos que podem elevar seu negócio a outro nível.

· Atualizado em 23/10/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Existem marcas tão fortes no mercado que, apenas ao ver a cor de seus rótulos, você já associa imediatamente à imagem do produto. Isso acontece com refrigerantes, além de grandes redes de fast food. Para alcançar esse nível, foi necessário desenvolver muitas estratégias de marketing que, além de impulsionar os resultados, ajudaram a estabelecer autoridade no mercado em que atuam.

Neste conteúdo, explicamos algumas das ações que podem ser adotadas em seu negócio. Confira!

Papel do marketing

O marketing desempenha um importante papel para as empresas, pois é por meio dele que ocorre a construção de marcas, a avaliação do mercado em que você está inserido, além da atração de uma base maior de clientes e da fidelização daqueles que já confiaram em seu negócio.

Dessa forma, você tem a oportunidade de melhorar o relacionamento com o seu público, aumentar as vendas e, claro, tornar sua marca reconhecida e respeitada no mercado, o que também é um fator importante para a conversão.

Importância de adotar estratégias de marketing para vender mais

Um estudo denominado "Deep Digital Journey: o impacto da transformação digital nos negócios", divulgado pela Valor Econômico, demonstrou que empresas de diferentes países que investem em ações de marketing e medem o ROI (Retorno do Investimento) de seus produtos conseguem uma rentabilidade de 31% a mais do que aquelas empresas que não realizam nenhum tipo de ação.

Esse mesmo levantamento demonstrou que as organizações que contam com estratégias de marketing para vendas e comunicação bem estruturadas lucram, em média, 8,8% a mais do que as empresas que não realizam nenhuma ação.

Quando se trata de marketing digital, 70% das empresas aumentaram seus investimentos na América Latina. Ou seja, já não é mais um diferencial, mas uma necessidade para que possa se destacar no mercado.

8 melhores estratégias de marketing para impulsionar os resultados

Agora que você já sabe sobre o papel da área nas empresas e também entende sobre os ganhos que estratégias de marketing trazem, vamos apresentar quais são as melhores práticas que podem ser implementadas em seu negócio.

1. Redes sociais

O uso das redes sociais tem crescido exponencialmente. Se olharmos para 10 anos atrás, dificilmente imaginaríamos a tamanha necessidade de as empresas, independentemente do tamanho, estarem presentes no Instagram, YouTube e até mesmo TikTok (que naquela época nem existia).

A escolha dos canais deve ser pensada de forma estratégica. O ideal é estar presente onde seu público está, pois isso vai impactar o alcance das publicações e o engajamento, fazendo com que eles sejam convertidos em novos clientes.

2. Estratégias de promoção

Fazer promoções sempre foi uma estratégia eficaz, mas exige estudos cuidadosos. Caso contrário, há o risco de comprometer a saúde financeira do negócio, especialmente se não for possível cobrir os custos que essa ação demanda.

Por essa razão, é importante calcular o percentual de venda e lucro, prestar atenção à precificação e avaliar os resultados obtidos por meio dessa atividade.

3. Publicidade online

A publicidade online pode ser aplicada de diferentes formas, incluindo o uso de redes sociais, como já mencionamos. Outra forma eficaz é o investimento em anúncios (ADs), que são utilizados para impactar a audiência e incentivá-la a clicar nos produtos e serviços.

Há muitos diferenciais ao apostar nesse tipo de estratégia, como a segmentação de anúncios, que permite atingir pessoas realmente relevantes e com maior probabilidade de adquirir os produtos. Além disso, há um melhor controle dos custos e um gerenciamento simplificado de todas as ações adotadas.

Exemplo: suponha que você tenha uma confeitaria e deseje alcançar pessoas que residem nos bairros próximos ao seu negócio. Com isso, você pode segmentar os anúncios por região, garantindo que as pessoas certas sejam atingidas e conheçam seus produtos.

4. Criação de conteúdos

Para investir na criação de conteúdos, é preciso inicialmente conhecer a sua persona, que é a representação semifictícia do seu cliente ideal. Através dela, você obtém informações precisas sobre sua audiência, identificando os canais certos e o tom de voz adequado para se comunicar com essas pessoas.

Em seguida, é importante compreender as particularidades de conteúdo de cada plataforma. No blog, por exemplo, é necessário utilizar palavras-chave relevantes para ser encontrado pelo seu público, além de produzir material original que esclareça as dúvidas dos leitores.

5. Marketing de influência

O marketing de influência tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente pelo crescimento das redes sociais. Trata-se de uma ação em que você contrata uma pessoa que conta com influência em determinado nicho para fazer a divulgação de seus produtos e serviços. Novamente, é interessante avaliar o orçamento disponível e sempre monitorar o retorno que essa estratégia terá.

6. Marketing de relacionamento

Como o próprio nome já sugere, é uma forma de fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Entre as estratégias que podem ser usadas, ressaltamos:

  • programa de fidelidade, que tem como intuito valorizar os clientes que já conhecem o seu negócio para que eles retornem e comprem novamente;
  • banco de dados, no qual você terá o contato dos principais clientes e, assim, enviará cupons de desconto, mensagens de aniversário etc.;
  • recompensas digitais, como cupons de desconto para o seu site, entre outros.

7. Segmentação de mercado

Caso você tenha uma base de clientes, é possível segmentá-la. Com isso, você agrupa pessoas com mesmos interesses para envio de mensagens promocionais, cupons de desconto e também para ativar aquele contato caso tenha muito tempo que ele não realiza nenhum tipo de compra.

8. Personalização

Esse tópico está muito próximo da segmentação. Ao agrupar pessoas de mesmo nicho, você pode personalizar conteúdos e informações de acordo com o interesse individual de sua audiência, aumentando as chances de sucesso.

Monitoramento dos resultados

Em uma estratégia de marketing digital, o monitoramento de resultados deve ser uma prioridade. Por meio da análise dos números, correções de rota podem ser feitas a fim de atingir um potencial maior de vendas. Para isso, não se esqueça de:

  • definir quais são as métricas mais importantes para cada estratégia;
  • calcular as principais taxas de acordo com os objetivos da campanha;
  • identificar os interesses principais da empresa;
  • analisar ferramentas que possibilitam a automatização dessas análises e a geração de relatórios de forma mais prática.

Tendências em estratégias de marketing

Entre as tendências de marketing que mais têm se destacado, o foco na experiência de seu cliente e a análise precisa dos dados devem estar na sua lista de ações.

Além disso, apostar em acessibilidade de seus canais e investir em diversidade no uso das imagens também são fatores importantes, pois impactam a percepção que as pessoas têm de seu negócio. E, claro, o uso da IA para facilitar alguns processos, como análise de relatórios e geração de ideias para a produção de conteúdo e legendas de publicações.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre as estratégias de marketing que podem ser adotadas em sua empresa? Como vimos, são ações que refletem nos resultados, na imagem de seu negócio e, consequentemente, no aumento do faturamento.

Se deseja saber ainda como montar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, continue no site e confira outro material que produzimos!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?