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Fri Apr 28 16:38:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Aprenda a planejar os anúncios no Instagram com 6 passos

Você sabe como planejar anúncios no Instagram para que seus resultados sejam ainda mais efetivos? Neste material, a gente explica. Confira!

· Atualizado em 28/04/2023
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Aprender a planejar anúncios no Instagram contribuirá para que o seu negócio tenha ainda mais destaque nessa rede social. Afinal, é preciso produzir conteúdo relevante para a sua persona, entender quais são os materiais que a sua audiência mais consome, além de investir uma quantia para que essas publicações cheguem a um número maior de pessoas.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, seguir esses passos contribui significativamente para que seu canal tenha mais visibilidade e alcance. Neste conteúdo, a gente explica um pouco mais sobre as vantagens de planejar anúncios, além de trazer um passo a passo sobre como isso pode ser feito. Confira!

Quais os diferenciais de investir em Instagram Ads?

Antes de mais nada, a gente explica, de forma breve, quais são os principais diferenciais de investir no Instagram Ads. Veja só!

Maior visibilidade

O primeiro diferencial está relacionado à visibilidade. Antes, a entrega de conteúdo do Instagram para diferentes públicos era muito mais efetiva, já que não havia investimento. Trata-se da entrega orgânica. Ou seja, o seu usuário tem acesso sem que você faça nenhum tipo de pagamento.

No entanto, hoje já não funciona mais assim. São muitos os critérios da plataforma para a entrega de um material. Inclusive, recentemente, o Instagram tem priorizado que o seu negócio faça mais vídeos do que publicações estáticas, uma vez que a ferramenta tem se tornado cada vez mais próxima daquilo que o TikTok se compromete a fazer.

Nesse sentido, quando a sua equipe investe em Instagram Ads, você consequentemente tem mais visibilidade, além de esse alcance ser direcionado para o público certo.

Segmentação de público

Mas por que é direcionado para o público certo? Ao criar uma campanha para o Instagram, você conta com o diferencial de segmentar o seu público.

Você não vai apenas entregar conteúdo para um grande número de pessoas que nada tenha a ver com a sua marca. Muito pelo contrário. Quem terá acesso aos seus materiais é quem, de fato, pode gerar oportunidades de negócio.

Há a possibilidade de segmentar por região, por idade dos usuários e, até mesmo, pelo interesse que eles têm na rede social. Além de entrega, você terá engajamento em seus materiais, o que também facilita a entrega orgânica que a rede tem.

Melhor compreensão de marca

Outro ponto que se destaca quando há o investimento em campanhas no Instagram é a melhor compreensão de marca.

Você pode, por exemplo, destinar algumas publicações especialmente para explicar o que é o seu negócio, quais são os seus diferenciais e para quem ele é destinado.

Assim, é possível gerar mais awareness, de modo que a sua marca seja mais reconhecida e assimilada pelo público.

Engajamento com a empresa

Se o usuário engaja com os seus conteúdos, conhece a sua marca e está por dentro de todos os materiais que você produz, naturalmente, há mais chances de aumentar o engajamento com a empresa — e isso contribui para que a sua marca tenha mais proximidade com usuários, o que pode gerar um bom retorno no que diz respeito aos feedbacks e comentários de seu público.

Entenda: se você compartilha um material e faz o anúncio para as pessoas certas, terá engajamento de curtidas e compartilhamentos, mas também terá interações com os comentários.

Assim, você tem acesso ao que as pessoas acham sobre os seus materiais e a sua marca, o que contribui de forma direta para que você entenda sobre a visibilidade que a empresa tem perante o mercado.

Aumento das vendas

Não é segredo para ninguém que qualquer investimento a ser feito em uma empresa requer retorno. No caso dos anúncios do Instagram não é diferente. Se a empresa investe uma quantia em uma determinada estratégia, você tem a necessidade de entender quanto isso vai gerar de receita, não é verdade?

O diferencial de qualquer estratégia de marketing é que tudo é mensurável. Muitas vezes, você vai ter um aumento de engajamento, de conhecimento de sua marca e de acessos ao seu site, o que, futuramente, pode contribuir para ampliar as vendas.

Independentemente de qual seja o objetivo de sua estratégia, metrifique e sempre faça a análise dos indicadores. Assim, há a possibilidade de fazer alterações de rota sempre que os resultados não atingirem o intuito almejado pela sua equipe.

Como promover anúncios no Instagram?

Agora que você já conhece os benefícios de promover anúncios no Instagram, trouxemos algumas das principais dicas para que possa fazer isso com efetividade. Confira!

1. Entenda quais são as formas de anunciar

Para promover anúncios no Instagram, você pode tanto usar o próprio aplicativo quanto contar com plataformas que auxiliam nesse sentido. No início, indicamos que faça a promoção pelo próprio app, que é mais prático e intuitivo.

Porém, para conseguir executar essa atividade, é preciso que a sua conta esteja configurada como Instagram Business. Não basta estar aberto ao público, existe a necessidade de contar com essa classificação.

Com isso, você tem a oportunidade não apenas de promover anúncios, como também de verificar a performance de suas publicações (até mesmo aquelas que atingiram resultados orgânicos).

2. Configure a conta no Gerenciador de Negócios

Antes de fazermos a promoção de anúncios por meio do Instagram, precisamos levar em conta que a rede social faz parte da empresa Meta. Com isso, não existe um gerenciador de negócios para cada um dos canais dessa rede, mas, sim, um geral, dentro do Facebook.

Por essa razão, é preciso entrar nesse Gerenciador e criar a sua conta, caso você não seja cadastrado.

Em seguida, é necessário associar a sua página nas configurações básicas do gerenciador de negócios para, depois, configurar a conta do Instagram com o intuito de viabilizar toda a sua criação de patrocínios dentro da rede social, tanto no que diz respeito aos stories quanto às publicações do feed.

Depois que você estiver cadastrado, aí sim conseguirá promover as suas publicações dentro da própria rede. Assim que clicar em "impulsionar publicação" no post desejado, você já será direcionado para o gerenciador.

3. Tenha um objetivo claro para promover anúncios no Instagram

Um erro que muitas empresas cometem para promover anúncios no Instagram diz respeito à falta de objetivos. A plataforma oferece múltiplas possibilidades para investir uma quantia em dinheiro, seja para aumentar o engajamento de uma publicação ou para elevar o número de seguidores.

Por essa razão, antes de fazer qualquer investimento, é necessário que você tenha em mente qual é o intuito desse anúncio, como:

  • promover a sua marca perante o seu público, especialmente a audiência de uma determinada região?
  • aumentar o número de seguidores de seu perfil?
  • fazer com que as suas publicações tenham mais alcance?
  • contribuir para que as pessoas visualizem mais seus stories, principalmente relacionados aos seus produtos?

Ter esse entendimento contribui para que você realmente acerte o intuito do investimento no Gerenciador de Negócios, o que possibilita alcançar o resultado desejado. Consequentemente, há um retorno mais significativo para a sua empresa, independentemente do nicho.

4. Identifique o púbico

Não é porque a sua página no Instagram conta com 5 mil seguidores que o seu anúncio vai atingir exatamente essas pessoas. Novamente, retorne ao seu objetivo e entenda quais pessoas seria mais interessante alcançar por meio da sua campanha.

O Instagram, assim como qualquer outra rede social, oferece a oportunidade de realizar diferentes segmentações, de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, você pode fazer um anúncio para apenas usuários que tenham uma idade "x" ou que moram em determinada localidade, além de segmentar também os seus interesses naquele canal.

Nas opções avançadas do Gerenciador, você pode verificar a opção de "conexões". Assim, é possível alcançar públicos que curtem a página e estão próximos da sua produção de conteúdo, caso esse seja o seu objetivo.

5. Defina o orçamento

Não há um orçamento exato para que iniciar um anúncio no Instagram. Você pode destinar R$ 10, como também pode fazer um grande investimento.

Porém, tudo é preciso ser feito com planejamento. Se a sua empresa utiliza um valor acima daquele que estava destinado para as ações de marketing, muito provavelmente terá que retirar uma quantia de outra área ou estratégia, o que pode não ser legal.

Portanto, estude qual é o valor que você tem para o gasto e quanto aquilo que poderá trazer de retorno para a sua empresa.

6. Analise

Por fim, essa é uma etapa que é o diferencial de qualquer estratégia de marketing digital: a oportunidade de analisar as métricas. Entenda o que vem dando resultado, saiba quais são os números que não são tão positivos e desvie a rota quando necessário. Assim, as chances de alcançar o resultado esperado aumentam consideravelmente.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como promover anúncios no Instagram. Como vimos, trata-se de uma estratégia que exige estudos e muita análise, e que vai contribuir para que o seu canal cresça e alcance o seu objetivo.

Para saber como montar uma estratégia de marketing digital completa e otimizar ainda mais os resultados dos anuncios do instagram, confira esse ebook abaixo!

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