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Mercado e Vendas | FRANQUIA
As 7 franquias mais rentáveis para investir

As franquias são um modelo de negócio bastante famoso pela sua facilidade de investimento e por já fornecerem um público para o empreendedor. Veja mais!

· Atualizado em 21/12/2024
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Você sabe quais são as franquias mais rentáveis nas quais vale a pena apostar? Investir em um novo negócio pode ser um grande desafio, principalmente se você não tem experiência nesse universo. Entretanto, existem modelos empresariais, como as franquias, que já "entregam", pelo menos, 50% do caminho andado — especialmente no quesito de ter uma marca preestabelecida.

A verdade, porém, é que é preciso saber escolher aquelas que não só já têm um modelo de negócio pronto, mas que também podem trazer uma certeza maior de retorno para o empreendedor. Nesse sentido, é importante destacar que existe um bom número no mercado para se conhecer, caso esse seja o principal requisito.

Neste texto, vamos apresentar quais são as franquias mais rentáveis nas quais investir e por que esse formato é tão interessante! Continue a leitura!

O que é uma franquia?

Conhecida como parte essencial do sistema de franchising, uma franquia é um formato de negócio em que os direitos de uso da marca e do modelo de operação são concedidos para outra pessoa, ou seja, para um franqueado. Dessa forma, ele passa a ter o direito de utilizar a marca e de abrir o seu estabelecimento na região, recebendo parcialmente os lucros alcançados.

Quais são as franquias mais rentáveis para investir?

O modelo de franquia não é nenhuma novidade no mercado. No Brasil, a primeira empresa a implementar esse sistema foi a Yázigi Internexus, em 1950. No entanto, ao longo das décadas, existiram muitos níveis de negócios desse tipo e alguns conseguiram se estabelecer como marcas de sucesso — não só no país, mas internacionalmente.

Nesta seção, separamos alguns desses nomes para você conhecer. Confira!

1. O Boticário

O Boticário é uma das marcas de cosméticos e perfumaria bastante conhecidas no mercado. Ela está atuando há mais de 35 anos no setor e conseguiu se tornar um nome bem estabelecido quando o assunto envolve as franquias de beleza, principalmente por abrir lojas em pequenos bairros de diferentes cidades.

O investimento inicial é de, em média, R$ 85.000 a R$ 1.350.000. O retorno, por sua vez, começa a chegar entre 18 e 36 meses.

2. McDonald's

Trata-se de um bom exemplo de uma franquia rentável e também de alcance internacional — estando presente em 119 países. Existe um McDonald's em cada região do mundo e essa é uma marca que precisa de pouca apresentação. Todo mundo conhece a rede de fast food e, é claro, os seus lanches.  

No Brasil, a responsabilidade pelo gerenciamento da rede é da Arcos Dourados, que cuida da marca em toda a América Latina. O investimento total é de R$ 2.500.000.

3. Orthodent

Como uma boa representante do setor de saúde, a Orthodent é uma das redes mais rentáveis do mercado brasileiro. Ela não é uma franquia antiga — tem quase dez anos — e, apesar de o foco ser voltado às clínicas odontológicas tradicionais, oferece um modelo que vai além em termos de serviços.

As franquias Orthodent podem abranger diferentes especialidades, como estética dental, implantes, cirurgias, clínica geral, procedimentos estéticos etc. Além disso, a marca tem um sistema de marketing ativo, com assessoria e treinamentos para os seus franqueados, e também ajuda no projeto de arquitetura da clínica.

O investimento inicial é de R$ 130 mil, com previsão de retorno em 12 meses e de rentabilidade de 45%.

4. Açaí Granola

Esse é um exemplo de franquia que requer um investimento inicial menor, mas que gera uma boa rentabilidade. O ramo alimentício tende a ter uma durabilidade interessante, até por envolver itens de primeira necessidade.

No caso do Açaí Granola, o principal produto são as receitas à base da fruta e nem é necessário haver um grande estabelecimento para começar a operar. O investimento inicial é de R$ 130.000, com 21% de rentabilidade ao ano. Além disso, o prazo de retorno vai de 12 a 16 meses.

5. Cacau Show

Também pertencente ao ramo alimentício, nos últimos anos, a Cacau Show se especializou, tornando-se um dos grandes nomes nacionais quando o assunto envolve a produção de bombons e de barras de chocolate. 

Ela existe desde 1988, com a principal fábrica localizada em Itapevi, São Paulo, porém a marca só começou a investir em franquias em 2004. Quase dez anos depois, em 2015, já tinha 2.000 lojas, conquistando todas as regiões do país. 

O investimento total é de R$ 55.000 a R$ 205.700, com um faturamento médio de R$ 80.000. Além disso, a previsão de retorno é de oito a 24 meses.

6. Oggi Sorvetes

Essa franquia está totalmente ligada com a fábrica de sorvetes Oggi, por isso, as suas lojas tendem a oferecer um misto de produtos da marca. São 750 unidades espalhadas pelo país e cada loja apresenta as doze linhas de produtos, divididas em 140 itens.

O investimento inicial é a partir de R$ 40.000, com um prazo de retorno de até 15 meses.

7. Supermercado DIA%

Como uma alternativa para quem busca minimercados ou, até mesmo, um supermercado para investir, o DIA% é uma boa oportunidade para obter retorno. Porém, destacamos que é preciso se preparar para investir, pois existem alguns custos, além do investimento inicial, que já gira em torno de R$ 600.000 a R$ 800.000.

Essa quantia deve ser somada à taxa de franquia, de R$ 10.000, além do valor da publicidade, dos royalties e do material, que pode chegar a mais de R$ 4.000. O retorno da aplicação começa a aparecer entre 24 e 36 meses. 

Como investir em cada tipo de franquia?

Para ajudá-lo a entrar nesse mercado de franquias, resolvemos separar algumas dicas que o farão pensar de uma maneira mais direcionada, principalmente para evitar erros na escolha da rede. Vamos lá?!

Pesquise

O primeiro passo pode parecer até um pouco clichê, mas a pesquisa não deve ser direcionada somente à rentabilidade ou à quantia inicial de investimento. Um aspecto muito importante para administrar uma franquia de sucesso é escolher uma rede que combine com o seu perfil de empreendedor.

Trata-se, inclusive, de um contexto fundamental para a gestão da unidade, afinal, mesmo marcas de sucesso precisam que o empreendedor esteja alinhado com os seus os valores e com os seus objetivos. Então, nesse momento inicial, procure verificar as características do negócio, os benefícios oferecidos, se há algum treinamento, entre outros elementos.

Avalie o mercado

Agora que você já "olhou para dentro", é o momento de olhar para fora — isto é, de analisar o setor em que a rede de franquias está inserida. O que será importante é avaliar quais são os resultados para esse ramo, principalmente na sua região.

Também verifique os fornecedores e o tipo de público. Será que na sua localidade há pessoas suficientemente interessadas? Em caso afirmativo, o que elas buscam com os produtos da franquia? É importante levar todos esses aspectos em consideração ao longo do estudo do nicho.

Invista por setor

Se você observar os dois passos iniciais, será bem mais fácil encontrar uma franquia que o agrade. Como será possível perceber, esse modelo organizacional existe em diferentes setores e envolve algumas condutas específicas no que diz respeito à sua administração, dependendo da área.

Por isso, neste tópico, vamos elencar as melhores dicas de acordo com os segmentos. Confira!

Alimentação

Geralmente, as franquias de alimentação são as primeiras a serem procuradas e as mais fáceis de se investir. Via de regra, elas oferecem possibilidades de trabalho bastante extensas, como fast food, confeitaria, café, comida japonesa, alimentação vegana, padarias etc.

Por isso, é importante que o empreendedor se identifique com o setor e já tenha uma área gastronômica em mente. Outra ação indispensável é escolher uma região de atuação em que exista um largo potencial de interesse por parte do público-alvo.

Casa e construção

Talvez esse seja um setor pouco comentado quando se pensa em franquias, mas é um segmento com uma interessante rentabilidade de longo prazo. As pessoas estão sempre precisando de materiais para construção e itens para a casa, mesmo que a intenção seja fazer uma simples reforma. Logo, o nicho está inserido em um mercado que está constantemente aquecido.

Outra vantagem desse setor é que é viável tanto trabalhar ofertando serviços quanto vendendo produtos específicos, de forma que qualquer pessoa se torna um cliente em potencial.

Moda

Esse é um setor que tem demanda o ano inteiro e que ainda dá a oportunidade de o empreendedor acompanhar diferentes tendências do mercado. Atualmente, trata-se de um ramo que tem atuado em duas frentes: a tradicional — em lojas físicas — e a digital.

No caso da segunda modalidade, existe a facilidade de não precisar dispor de um estabelecimento próprio para a comercialização de roupas. Elas podem ser armazenadas em um galpão e, quando necessário, transportadas para a casa do cliente assim que ele confirmar o pedido.

Saúde, beleza e bem-estar

Esses três setores podem ser considerados os mais rentáveis quando o assunto envolve redes de franquias. Para quem está buscando abrir um negócio próprio, trata-se de uma boa alternativa, pois o nicho atende a duas necessidades básicas das pessoas: ter saúde e se sentir bem.

Além disso, é um segmento que ganha bastante destaque pela quantidade de oportunidades que oferece, desde clínicas odontológicas e de estética até a venda de cosméticos, incluindo a abertura de salões de beleza, entre outros estabelecimentos. Assim, são ramos que tendem a se adaptar a diferentes empreendedores e ainda oferecem boas chances de obter rendimentos satisfatórios.

Ao longo deste post, você pôde conhecer as franquias mais rentáveis do mercado brasileiro. Vimos como determinadas marcas, a exemplo de O Boticário, Açaí Granola e Cacau Show, representam uma parcela lucrativa do sistema de franchising. Apenas não se esqueça de que, apesar de ser um modelo pré-pronto, esse tipo de negócio precisa de um bom conhecimento de gestão e de análise do mercado e também do que é oferecido pela franquia, além de uma eficiente pesquisa de público para ter bons resultados.

Agora, aproveitando o gancho, leia o nosso post para conhecer mais a fundo a legislação que regulamenta o modelo de franquia!

Uma coisa em comum entre as franquias citadas é que todas prestam muita atenção a um fator: O encantamento do cliente! Cliente encantado se torna multiplicador da marca e a defende com unhas e dentes. Confira o nosso vídeo sobre o assunto a seguir.


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