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Fri Feb 10 15:45:26 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Como a culinária regional se tornou tendência no setor de alimentação

Já pensou em investir em culinária regional? Neste material, a gente vai explicar mais detalhes sobre o tema. Confira!

· Atualizado em 10/02/2023
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Independentemente de onde o seu negócio esteja localizado, certamente ele conta com uma culinária regional que merece destaque. Sempre que uma pessoa se desloca até outra cidade, há o interesse de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia daquela cidade, o que torna esse tipo de estabelecimento uma importante fonte de receita para a economia local.

Quando abordamos sobre culinária regional, não estamos ressaltando sobre a elaboração de pratos que sejam apenas aqueles típicos do estado. Você pode inovar e transformar itens clássicos em algo original e que chame a atenção de diferentes tipos de pessoas!

Pensando nessa oportunidade de negócio, elaboramos este material para que você entenda de maneira mais detalhada do que se trata a culinária regional, quais são os diferenciais de investir em um negócio como esse, além de conferir como ter sucesso com a empreitada. Continue a leitura e saiba mais!

O que é culinária regional?

Antes de mais nada, é importante entendermos com mais detalhes o que define uma culinária regional. Temos por meio dela um conjunto de bebidas e comidas típicas de determinada região, que leva em consideração os pratos mais comuns daquele local e os temperos utilizados, de modo que os visitantes possam conhecer um pouco mais sobre a gastronomia.

No Brasil, por exemplo, onde temos uma extensão continental, diversos estados contam com a sua cultura e gastronomia própria. Em Pernambuco, você vai se deparar com restaurantes que tenham como prato chefe a carne de sol, a carne de bode, a macaxeira etc., enquanto, na Bahia, temos o vatapá, o acarajé e o caldo de sururu.

Se você deseja investir em um empreendimento como esse, é preciso antes de mais nada, contar com profissionais que, de fato, entendam sobre a culinária que será o prato chefe do seu negócio.

Além disso, é preciso considerar todas as particularidades daquela gastronomia, uma vez que isso vai influenciar diretamente a qualidade do que é oferecido.

Quais são as oportunidades de negócio quando se trata de culinária regional?

Existem diferentes oportunidades de negócio quando o assunto é culinária regional. A seguir, selecionamos algumas delas para que você possa se inspirar e optar por aquela que melhor se adéque ao seu perfil de empreendedor. Confira!

Ter uma única especialidade

Uma alternativa para quem deseja focar em culinária regional é contar com uma única especialidade. Quando há o foco para apenas uma região ou um estilo de culinária, há a oportunidade de se aprimorar mais, de transformar pratos típicos dando o toque da casa e de fazer com que o empreendimento se torne referência nesse tipo de comida.

Mesmo com produtos tradicionais, há a oportunidade de o espaço criar a sua identidade, trazendo elementos regionais e adaptando receitas. Além disso, você pode optar por escolher qual o tipo de refeição oferecer em seu espaço (café, almoço, jantar, lanches etc.). Há a possibilidade de oferecer almoço e jantar, por exemplo, mas entenda as particularidades de seu público para identificar os pratos que mais combinam para cada período.

Oferecer pratos típicos de outras regiões

Você também pode oferecer pratos típicos de outras regiões. Se você estiver em Pernambuco mas tem especialidade com a culinária de outro local, por exemplo, pode trazer para o estado diferentes sabores para demonstrar o quanto o Brasil é amplo e rico em sua gastronomia.

Imagine só um restaurante de comida mineira com tropeiro, galinhada e uma entrada de pão de queijo com linguiça? Independentemente da escolha, é importante ter conhecimento sobre essa gastronomia e também buscar pela inovação para atrair o sue público.

Oferecer pratos de diferentes locais

Em culinária regional, também podemos oferecer pratos de diferentes países. Encontramos em qualquer lugar, por exemplo, restaurantes especializados em pratos italianos, japoneses, chineses, mexicanos etc.

Portanto, se você opta por oferecer em um mesmo espaço pratos de diferentes localidades ou países, precisa levar em conta que isso se trata de um desafio. Afinal, são muitas as particularidades, o modo de preparo e o tempero. Se você assume o compromisso de trazer uma oferta de qualidade para o seu público, precisa contar com uma equipe altamente qualificada e que saiba diferenciar o modo de preparo de cada uma das especialidades.

Assim, você terá a oportunidade de contar com um público satisfeito e que avalie bem o seu espaço, tendo clientes fidelizados e que se preocupem em fazer comentários positivos nas redes sociais, atraindo mais clientes.

Como ter sucesso com um restaurante de culinária regional?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas para ter sucesso com um restaurante de culinária regional. Confira!

Seja criativo com os pratos

Se você vai abrir um restaurante em Pernambuco aproveitando da culinária local, certamente tem aqueles pratos típicos que não podem faltar. No entanto, existe a possibilidade de inovar, utilizando os ingredientes próprios do local (que consequentemente são mais baratos, o que vai impactar nos resultados de seu negócio) e produzir pratos clássicos que se misturam com o que há de mais valioso na gastronomia do estado.

Já pensou em oferecer um risoto que seja acompanhado com carne de sol? Ou, ainda, um arroz caldoso com ingredientes próprios do estado de Pernambuco, como o charque?

Dessa forma, você não vai perder a identidade do estado, mas também vai conseguir aproveitar pratos que são facilmente reconhecidos e dar a sua própria identidade.

Busque fornecedores regionais

Como afirmamos, um dos grandes diferenciais de contar com essa estratégia é a possibilidade de contar com produtos a preços mais em conta, justamente por serem típicos do estado.

Se você opta por abrir um restaurante mineiro em Pernambuco, a dificuldade de encontrar uma linguiça da roça para um tropeiro será muito maior do que a carne de sol para o seu prato-chefe, concorda?

Por essa razão, busque fornecedores que tenham qualidade e que firmem uma importante parceria com o seu negócio. A gestão de fornecedores, independentemente de qual seja o ramo de atuação, é um importante fator que delimita o sucesso do empreendimento, especialmente no restaurante.

Afinal, o controle do estoque está intimamente ligado à rapidez e compromisso dos pequenos empreendimentos com os quais você mantém contato, o que reflete em toda a gestão de seu empreendimento.

Faça uma boa pesquisa sobre os fornecedores ideais, busque referências em outros restaurantes e sempre continue a parceria com aquela empresa que você considerou mais comprometida em levar os insumos até ao seu espaço.

Valorize a culinária local

Reproduzir pratos clássicos é uma ótima ideia para a gastronomia regional. No entanto, um fator que pode prejudicar a qualidade do que você coloca em seu cardápio: o ingrediente do estado ou da região precisa ser o protagonista.

Você pode até oferecer um filé de carne de sol com outros ingredientes que agucem o seu sabor, como azeite de ervas acompanhados de aligot (uma espécie de purê mais "requintada"). Porém, o protagonista deve ser o filé da carne de sol, uma vez que isso é o ingrediente da cultura do estado e que vai atrair os olhares de visitantes e também de moradores. Afinal, você está com uma cozinha autoral, utilizando de elementos do local para elaborar pratos que tenham qualidade e que sejam originais.

Faça uma boa estratégia de marketing

Seja qual for o tipo do restaurante, se destaca aquele que se preocupa com as estratégias de marketing do espaço. Portanto, sempre que iniciar um negócio, tenha o entendimento de quem é a sua persona — ou seja, a representação semifictícia de seu cliente ideal.

Por meio dessa compreensão, você tem a possibilidade de entender quais são os conteúdos que ela gosta de consumir, em quais canais ela está mais presente, entre outros pontos.

Assim, as chances de obter melhores resultados com o seu empreendimento aumentam consideravelmente, o que garante mais oportunidades para reinvestir no espaço e mais pessoas interessadas em conhecer o seu ambiente e a sua gastronomia.

Com tanta originalidade em seu cardápio, é preciso que as pessoas tenham acesso a esses produtos e consigam identificar a qualidade dos seus produtos somente pelas redes.

Faça stories, compartilhe comentários de outras pessoas sobre o que elas acharam do produto, além de fazer vídeos sobre o preparo de seus pratos. Isso chama a atenção e contribui para que mais pessoas queiram conhecer o seu espaço.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre culinária regional, como montar um empreendimento como esse e quais são as estratégias para ter sucesso.

Independentemente de qual seja a sua escolha, o ideal é que você tenha um bom planejamento e sempre busque por resultados mais atrativos, entendendo o que vem dando certo e o que pode ser aperfeiçoado.

Uma prática que contribui para o sucesso de seu negócio é a criação de um catálogo de produtos no WhatsApp, caso você utilize esse canal. Se deseja saber mais sobre o tema, é só continuar no blog.


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