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Mon Jan 30 19:23:54 BRT 2023
Mercado e Vendas | PUBLICIDADE
Como anunciar em podcasts? A nova aposta das marcas!

Saiba como anunciar em podcasts para aumentar a visibilidade da sua marca, atrair mais clientes e conquistar o sucesso do seu negócio.

· 30/01/2023 · Atualizado em 30/01/2023
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Investir em marketing de conteúdo é fundamental para fortalecer a autoridade da sua marca. Vale destacar que há vários formatos de postagens que você pode produzir, como os blogposts, os vídeos, os e-books etc. Porém, precisamos enfatizar um recurso que está conquistando cada vez mais os usuários: o podcast.

Trata-se de uma ferramenta simples e prática que ajudará você a alcançar novos públicos. Pensando nisso, elaboramos este post no qual você vai conferir como anunciar em podcasts, quais são os benefícios de investir nessa iniciativa e como criar um canal para a sua empresa. Continue lendo!

O que é um podcast?

O podcast é um conteúdo produzido em formato de áudio, como se fosse um programa de rádio. A diferença é que ele é transmitido via Internet e sob demanda. Ou seja, o usuário pode acessar quando quiser para conferir os episódios que são do interesse dele.

Além disso, é possível ouvir online por meio dos agregadores de podcasts, que são plataformas que armazenam e transmitem arquivos em áudio, como é o caso do popular Spotify. Para isso, basta ter um smartphone ou um computador. Se desejar, você tem a opção de baixar os episódios para escutar offline.

É interessante destacar que as pessoas têm uma vida agitada hoje em dia e, por conta disso, preferem conteúdos de fácil consumo. Afinal, nem sempre temos tempo suficiente para ler um e-book ou assistir a um vídeo.

Nesse sentido, o podcast é um recurso excelente para entreter, informar e educar a sua audiência. Trata-se de um ótimo aliado para quem busca aprender algo novo a qualquer hora e em qualquer lugar.

Basta colocar um fone de ouvido e escutar a caminho do trabalho, da faculdade, durante a prática de exercícios físicos, no momento de realizar as tarefas domésticas e assim por diante. Isto é, é possível conciliar esse tipo de conteúdo com outras atividades do dia a dia.

Além do mais, como são produzidos por temas específicos, você consegue escolher um programa que fale sobre tópicos do seu interesse. Sendo assim, o usuário pode consumir um podcast sobre marketing, empreendedorismo, beleza, saúde etc.

Por que essa prática tem se difundido?

É importante dizer que o podcast é uma ferramenta simples, que proporciona aos ouvintes diversão, informação e muito aprendizado. Além do mais, não consome tanto o pacote de dados do dispositivo móvel, de modo diferente do que ocorre com os vídeos.

Portanto, não é difícil se encantar com esse formato de conteúdo. De acordo com uma previsão da eMarketer, por exemplo, o mundo terá cerca de meio bilhão de usuários consumindo arquivos em áudio até 2024.

Sendo assim, aprender como anunciar em podcasts, com certeza, gerará oportunidades valiosas para o seu negócio. Ainda é válido enfatizar que essa prática vem se fortalecendo em âmbito global por motivos importantes. Confira, a seguir, alguns deles!

A possibilidade de ouvir a qualquer momento torna tudo mais prático

O ouvinte não precisa reservar uma hora ou um local específicos para escutar um podcast. Isso pode ser feito enquanto ele executa tarefas domésticas, faz exercícios na academia, está a caminho do trabalho ou da faculdade, está aguardando na sala de espera do dentista etc.

Basta ter um smartphone na palma da mão, colocar o fone de ouvido e apertar o play. Essa prática é ótima, pois permite que as pessoas consumam um conteúdo interessante mesmo tendo uma rotina agitada.

Além disso, é algo que aumenta a produtividade da audiência, uma vez que o ouvinte aproveitará os momentos do seu dia para aprender algo novo ou se informar sobre as notícias, por exemplo.

O tema pode ser escolhido de acordo com o interesse dos ouvintes

Os podcasts, de modo diferente do que acontece com os programas de rádio, são produzidos de acordo com temas específicos, como dito. Além do mais, eles são divididos em episódios, o que permite que o usuário escolha o que pretende ouvir.

Nesse sentido, é fácil encontrar canais sobre música, cinema, estudos, notícias, ciência, humor, marketing, empreendedorismo, televisão, entre outros. Ou seja, os conteúdos em áudio são feitos para atender às necessidades de públicos distintos.

O formato acompanha as novas tendências

Você já deve ter notado que, ao longo dos anos, os interesses das pessoas mudaram bastante. Hoje em dia, a maioria delas prefere uma postagem mais simples, que seja de qualidade e que possa ser consumida de forma mais rápida.

Nessa categoria, encaixam-se as publicações criadas no formato de vídeos curtos e em áudio. Vale destacar que os podcasts vieram para facilitar a vida dos usuários e também para proporcionar às empresas uma maneira diferente de educar o consumidor e de divulgar os seus produtos ou serviços.

A praticidade no consumo do conteúdo é indiscutível

Não é necessário ter equipamentos sofisticados para escutar um podcast. O ouvinte pode fazer isso usando o seu celular ou o seu computador. Além do mais, por não precisar dedicar um período exclusivo para ouvi-lo, como dito, a prática é algo que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Sendo assim, a audiência consegue aprender sobre vários assuntos de forma simples e divertida.

Quais são os seus benefícios?

Saber como anunciar em podcasts é essencial para o sucesso da sua marca. No entanto, vale ressaltar que você precisa acompanhar as principais tendências do mercado e as preferências da sua audiência para obter resultados satisfatórios na sua estratégia de marketing digital.

Sem dúvidas, apostar nos conteúdos em áudio gerará ótimas vantagens para o seu empreendimento. Veja, a seguir, algumas delas!

Gera conexão com o público

Vimos que o podcast pode ser incluído em diversos momentos da rotina da sua audiência. Desse modo, produzir um conteúdo de qualidade e segmentado vai ajudar você a estabelecer um relacionamento com o seu público. É importante frisar que a sua marca fará parte do dia a dia do ouvinte.

Além disso, você terá a oportunidade de fidelizá-lo, uma vez que disponibilizará materiais úteis, que poderão solucionar os problemas do cliente. Também é possível anunciar produtos ou serviços semelhantes àqueles que ele já adquiriu, despertando nele o desejo de compra.

Apresenta um formato versátil

Um dos grandes benefícios de anunciar em podcasts é que você pode apresentá-los de diversas formas, fazendo com que o usuário tenha interesse pelo seu conteúdo. Você consegue, por exemplo, conduzir o programa sozinho, convidar outras pessoas, fazer entrevistas, promover debates, tocar músicas, contar histórias etc.

Aliás, os ouvintes adoram uma boa narrativa. É possível deixar a criatividade fluir e entregar materiais diferenciados aos usuários. Além disso, vale a pena realizar testes para identificar qual formato é mais atrativo para a sua audiência.

Incentiva o comportamento de compra

Os anúncios feitos em podcasts são bem mais aceitos do que em outras mídias. Portanto, trata-se de um ótimo recurso para estimular o desejo de compra no cliente e conduzi-lo pelo funil de vendas.

Um estudo realizado pela PodPesquisa em parceria com a rádio CBN mostrou que 60% dos usuários já compraram pelo menos uma vez um produto ou um serviço anunciado em um podcast.

Nesse sentido, se você tem uma loja de roupas femininas, por exemplo, é possível criar um canal para falar sobre esse tema e aproveitar alguns momentos estratégicos para divulgar peças que tenham a ver com a pauta do programa. Se o seu produto for interessante para os ouvintes, com certeza, eles terão vontade de adquiri-lo.

Fortalece a autoridade da marca

Investir em marketing de conteúdo é sempre uma excelente opção para fortalecer a autoridade do seu negócio. Quando você produz materiais relevantes, que solucionam os principais problemas do seu público, passa a ser visto como referência no seu nicho de atuação.

Dessa maneira, além dos textos e dos vídeos, você pode incluir na sua estratégia os conteúdos em áudio. Assim, você se destacará pelo seu jeito de explicar os conceitos, pela entonação da sua voz etc. Isso faz com que as pessoas se lembrem da sua marca toda vez que tiverem uma dor específica que a sua empresa possa resolver.

Eleva a visibilidade da sua empresa

Se você tem o objetivo de aumentar a visibilidade do seu negócio, anunciar em podcasts é uma opção perfeita. Devido ao aumento dos usuários que consomem esse tipo de conteúdo, você terá um canal com um forte potencial de crescimento para divulgar a sua marca e atingir novos públicos.

Tem um custo acessível

Você não precisa investir em muitas ferramentas para começar a criar o podcast da sua empresa. Como esse formato de conteúdo exige poucos recursos, com um kit simples, você consegue gravar programas de qualidade para a sua audiência.

Para isso, você vai precisar de um microfone, de um notebook ou de um computador, de um software de gravação e de edição, de uma interface de áudio, entre outros itens. Vale destacar que o podcast tem um ótimo Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Aumenta a vantagem competitiva

Apostar em novas plataformas é essencial para aumentar o alcance e a vantagem competitiva da sua marca. Desse modo, anunciar em podcasts pode ser uma boa oportunidade para atrair novos clientes e superar a concorrência.

Isso ocorre porque, embora esse modelo de conteúdo já exista há algum tempo, a maioria das empresas ainda prefere dar mais atenção a outras ferramentas, como é o caso do YouTube e do Instagram. Sendo assim, se você criar e gerenciar o seu podcast com frequência, sem dúvidas, estará um passo à frente dos seus concorrentes.

Como criar o seu próprio canal?

Agora que você já sabe o que é um podcast e quais são os benefícios de utilizar essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital, é hora de conferir como criar um canal para a sua empresa. Vamos lá!

Faça um planejamento

Sem dúvida alguma, todas as suas ações digitais precisam ser planejadas com antecedência. É importante que você defina o seu objetivo e as medidas necessárias para alcançá-lo. Além disso, é fundamental pensar em alguns aspectos primordiais, tais como:

  • o público-alvo que você pretende atingir;
  • a concorrência;
  • o tema do podcast;
  • a frequência de publicação;
  • os convidados;
  • o roteiro;
  • a landing page;
  • as ferramentas que você vai usar para a produção, entre outros.

Dessa forma, você terá todas as informações essenciais para criar um podcast de qualidade, direcionado a atrair e engajar a sua audiência.

Inicie as gravações

Depois de fazer o seu planejamento, é o momento de colocar todas as ações em prática e iniciar a gravação do conteúdo. Para isso, você precisará de:

  • um ambiente silencioso;
  • um microfone;
  • softwares de áudio.

Ambiente silencioso

É fundamental que você grave em um local com poucos ruídos para não prejudicar a qualidade do seu podcast e para proporcionar conforto aos ouvintes.

Microfone

Existem no mercado ótimas opções de microfone para esse fim. Para escolher um que atenda às suas necessidades, faça uma pesquisa aprofundada das características do equipamento e dos preços disponíveis.

Também é crucial que você cuide bastante da sua voz e encontre o seu diferencial. Ou seja, o seu podcast precisa expressar os valores da sua marca.

Softwares de áudio

Para começar, você pode utilizar o Audacity, que é uma ferramenta gratuita. Com o tempo, invista em recursos melhores para aprimorar cada vez mais o seu conteúdo.

Edite o seu podcast

Com o material gravado, é hora de fazer a edição. No entanto, antes, faça um backup para não correr o risco de perder o arquivo original. Assim, caso ocorra alguma falha durante os ajustes, o problema poderá ser resolvido voltando ao conteúdo inicial.

Para a condução desta etapa, também é possível utilizar o Audacity. Sendo assim, escute o áudio com calma e vá ajustando-o aos poucos. Preste atenção na qualidade do som, verifique se há ruídos, identifique erros de gravação, entre outros.

Publique o conteúdo

Após finalizar todos os passos anteriores, o podcast da sua empresa estará pronto para ir ao ar. Para isso, você pode usar o site da marca, além das plataformas de áudio, como o Spotify e o SoundCloud. Contudo, lembre-se de conferir as diretrizes de cada ferramenta para não violar as regras.

Faça a divulgação do material

Lembre-se de que você precisa divulgar o material para que ele chegue até o seu público-alvo. Para isso, aproveite o potencial das redes sociais e das campanhas de e-mail marketing, faça anúncios etc.

Saber como anunciar em podcasts é essencial para atrair novos clientes e conquistar o sucesso da sua empresa. Vale a pena destacar que o mercado está cada dia mais concorrido. Portanto, é indispensável inovar na comunicação com o seu público. Desse modo, faça um planejamento e comece a aproveitar as vantagens desse formato de conteúdo para o seu negócio.

Gostou do artigo? Então, continue visitando o nosso site. Acesse agora mesmo o post "Descubra por que a presença digital é tão importante" e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto!


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