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Fri Sep 20 10:18:29 BRT 2024
Inovação | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Como fazer parcerias na academia para prospectar novos alunos?

Entenda como fazer parcerias de sucesso na academia para conquistar ainda mais alunos em sua cidade!

· Atualizado em 20/09/2024
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A preocupação de grande parte da população quanto à saúde movimentou o mercado fitness brasileiro. Entretanto, conforme a concorrência cresce, vale a pena descobrir como fazer parcerias que ampliem a visibilidade da sua marca e ainda contribuam para a melhoria da experiência de compra dos consumidores.

Com o crescimento da rede de contatos, sua academia ganha novos canais de aquisição de clientes e ainda pode desenvolver pacotes de serviços personalizados para ampliar as margens de lucro. Se você quer saber como implementar uma das principais tendências no mercado de bem-estar, continue a leitura e acompanhe as nossas recomendações!

Parcerias colaborativas no setor fitness

Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil mostram que 42% dos entrevistados interromperam sua rotina de treino por conta da escassez de tempo. Isso significa que são pessoas com potencial de compra, mas que não conseguem aliar os compromissos do dia a dia com a prática de exercícios.

Nesse quesito, ao unir forças com outros negócios locais, sua marca pode oferecer conveniência e praticidade para os alunos. Isso cria um ecossistema de bem-estar que aumenta a fidelização, pois diversas necessidades são atendidas dentro do mesmo ambiente.

Esse tipo de parceria também favorece a criação de pacotes combinados, eventos conjuntos e descontos especiais para as compras. Como há vantagens financeiras para o consumidor nesse tipo de escolha, os incentivos são ainda maiores. 

Benefícios das parcerias para academias

Desenvolver boas parcerias com empresários que oferecem serviços complementares aos da sua academia é uma excelente alternativa para se diferenciar de outros negócios nesse nicho. Isso porque tende a trazer diversos benefícios, tais como:

  • melhora na prospecção — tais parcerias corporativas geram indicações de novos clientes, ajudando essa área da academia;
  • fideliza os alunos — também pode melhorar a experiência das pessoas, levando a um alto nível de fidelização;
  • aumenta o movimento — o empreendimento tende a ser mais atrativo pelo número de indivíduos matriculados, sinalizando a qualidade dos serviços;
  • gera comodidades — os clientes podem aproveitar as parcerias para obter descontos e encontrar soluções úteis com mais facilidades.

Existem várias tendências para empresas que buscam uma parceria fitness e, ao continuar lendo este texto, você descobrirá cada uma delas.

Tendências de parcerias para academias

Para quem está em busca entender como fazer parcerias para academia, temos algumas sugestões que fazem sentido e vão ajudar a encantar os alunos. Veja cada uma delas em detalhes, a seguir.

Cafés

O Brasil é um dos países com maior nível de consumo de café per capita do mundo, inclusive, com uma demanda crescente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Isso significa que essa é uma ótima oportunidade de parceria com empresas do ramo.

Por meio desse tipo de ação, os negócios firmam uma colaboração que pode oferecer condições especiais tanto para tomar um café especial com a pessoa amada ou amigos quanto para entrar em uma rotina fitness.

Sem contar que o café é um ótimo pré-treino, podendo ser esse um argumento inteligente para levar os alunos para a cafeteria e vice-versa. Assim, ambas as marcas saem ganhando com aumento nas receitas.

Restaurantes

Dados de uma pesquisa sugerem que os alimentos saudáveis estão com procura crescente, com cerca de 7 a cada 10 brasileiros buscando estabelecimentos que oferecem esse tipo de opção.

Considerando ainda que os alunos da sua academia procuram opções para se manter na dieta e alcançar os resultados esperados a partir dos treinos, encontrar restaurantes com esse foco é uma excelente maneira de agregar valor aos serviços prestados pelo seu negócio. Vale lembrar que bebidas e suplementos também representam ótimas opções.

Lojinhas de roupas fitness

O mercado de roupas fitness é responsável por movimentar cerca de R$ 22 bilhões por ano no Brasil, conforme dados de 2024, sendo essa mais uma alternativa de parceria para academia que deve ser aproveitada.

É possível inovar ao buscar por fabricantes dessas peças para obter ofertas especiais e incluir uma lojinha no próprio estabelecimento — mais uma forma de elevar o ticket médio.

Também pode-se pensar em parcerias com lojas já instaladas na cidade, seja para incluir uma amostra na academia, seja para indicar e receber indicações.

Serviços de bem-estar

Dados do mercado de bem-estar sugerem que os serviços desse setor devem atingir cerca de US$ 8,5 trilhões até 2027, demonstrando a maior procura do público para tais soluções que elevam a qualidade de vida.

Nesse nicho, existem ofertas que visam aumentar o relaxamento, como as massagens terapêuticas e até mesmo oferecer um acompanhamento nutricional de qualidade. Portanto, elas são opções complementares que geralmente agradam aos alunos de academia e representam uma ótima opção para atuações colaborativas.

Influenciadores fitness

Conforme destacado por um estudo realizado pela Cadastra, 40% dos brasileiros já efetuaram compras por meio de indicações de influenciadores digitais, demonstrando a grande oportunidade que bate à porta da sua academia.

Para encontrar pessoas influentes na sua região com potencial de gerar resultados, observe o público com quem ela interage, bem como os valores desses influenciadores e o quão grande é o número de indivíduos que acompanham o trabalho. Essa análise ajudará a firmar parcerias com influencers com mais probabilidade de proporcionar ótimos retornos.

Planejamento das parcerias

Embora as parcerias sejam uma ótima forma de captar novos alunos, é preciso ter cuidado na hora de selecionar empresas parceiras. Afinal, ao vincular sua empresa a uma determinada marca, deve-se conhecer os produtos e serviços para que seus alunos não se sintam enganados.

Além da qualidade dos parceiros, também vale a pena definir os termos de colaboração, tais como promoções cruzadas, eventos conjuntos e demais regras para esse intercâmbio. Depois disso, basta desenvolver as estratégias de marketing que maximizem o benefício conjunto.

Ao entender como fazer parcerias certas com essas empresas, você consegue definir termos justos para que todos possam se beneficiar dessa estratégia. Assim, ambas ampliam as vendas e o público também é favorecido ao ter uma experiência de compra ainda mais completa.

Entre em nosso site e descubra como o Sebrae Pernambuco pode ajudar você na construção de parcerias estratégicas!


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