this is an h1

this is an h2

Tue Feb 08 15:56:23 BRT 2022
Mercado e Vendas | EMPRESA
Como o aumento no consumo de bebidas impacta os negócios

O aumento no consumo de bebidas pode ser interessante para empresas que exploram o setor. Veja como isso funciona!

· Atualizado em 08/02/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nos últimos anos, o consumo de bebidas alcoólicas no Brasil aumentou. Um dos fatores para esse aumento foi a variedade de bebidas oferecidas.

Essa é uma excelente oportunidade para os empresários que revendem esses produtos. Para ter bons resultados, no entanto, é preciso entender melhor esse cenário. Neste post, listamos informações importantes sobre o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e quais são os impactos desse crescimento nas empresas do ramo. Confira!

Qual é a importância de mapear o comportamento dos consumidores?

Entender o comportamento do consumidor faz toda a diferença nesse e em outros setores. Por meio desse conhecimento, o empresário pode adotar estratégias que aproximem sua empresa dos clientes, potencializando as vendas e reduzindo o custo com publicidade e divulgação do negócio.

A empresa que entende bem o comportamento do seu consumidor evita cometer erros que prejudicam as vendas. Imagine, por exemplo, que o seu público é composto por pessoas que não costumam consumir certos tipos de bebidas. Nesse caso, você deve centralizar seus esforços nos produtos que as pessoas tendem a consumir mais.

Tanto o marketing quanto a própria divulgação das mercadorias devem seguir a análise do comportamento do seu consumidor. O empresário que não observa esse critério pode correr sérios riscos de investir em segmentos que não darão retorno.

É fundamental, portanto, buscar informações precisas sobre os hábitos de consumo, comportamento e tendências para os próximos meses ou anos.

Quais são as principais tendências no consumo de bebidas alcoólicas?

A seguir, listamos as principais tendências para o mercado de bebidas no Brasil. Além disso, apresentamos os números impressionantes dos últimos anos. Confira!

Foco total na experiência do cliente

O primeiro elemento a ser considerado nesse processo é a experiência do cliente. Esse termo pode ser conceituado como a forma que o consumidor se sente ao ter algum tipo de relacionamento com um produto. Despertar emoções positivas na pessoa que se relaciona com a sua empresa é um passo fundamental no processo de fidelização.

O foco da indústria e das empresas de revenda de bebidas alcoólicas no Brasil deve ser colocar o cliente como o protagonista, até mesmo acima do produto. Em outras palavras, é preciso demonstrar como a bebida consumida pode ser associada a momentos de lazer, de prazer etc.

Consumo de bebidas alcoólicas como forma de descontração e divertimento

Por falar em entretenimento, o uso de bebidas alcoólicas costuma estar relacionado a momentos de descontração, lazer e divertimento. Dados da Kantar mostraram um crescimento de 5,3% no consumo de cervejas em 2020 em comparação com o ano de 2019.

Além disso, dados da Euromonitor mostram que o volume de vendas dessa bebida no Brasil em 2020 foi o maior nos últimos 6 anos, somando um total de 13,3 bilhões de litros — perdendo apenas para o ano de 2014, quando o nosso país sediou a Copa do Mundo de Futebol.

É preciso se atentar aos números, pois negligenciar a venda desses produtos é o mesmo que perder dinheiro. Além disso, a lucratividade das bebidas alcoólicas costuma ser bem interessante — sendo mais um bom motivo para estudar a inclusão delas no seu mix de produtos.

Oferta de drinks personalizados e exóticos

Outra tendência que está vindo com muita força é o consumo de drinks personalizados. Vinhos diferentes e bebidas com menor teor alcóolico e saborizadas, contendo gin, água com gás e outros elementos têm ganhado o mercado.

Quanto aos vinhos, dados da Ideal Consulting demonstraram um aumento de 31% no consumo. Outra bebida que caiu no gosto dos brasileiros é o gin. Existe uma grande tendência no uso desse produto para a confecção de drinks personalizados. 

Além disso, os vermutes tiveram um aumento de 16% no consumo dos últimos 2 anos, segundo o Grand View Research — e o mercado do Brasil é um dos responsáveis por essa tendência. No mundo, tivemos um aumento de 15,7 bilhões em vendas desses produtos. Apesar desses dados, ainda há poucos estabelecimentos comercializando o vermute no Brasil.

Sustentabilidade em voga

A sustentabilidade aparece como uma das grandes tendências no mercado. As pessoas estão cada vez mais atentas às marcas e empresas que se preocupam com o meio ambiente, a inclusão social etc. Nesse sentido, oferecer produtos de marcas que prezam pelo bem estar social e do meio ambiente faz toda diferença.

Além disso, o próprio estabelecimento que comercializa esses produtos pode adotar a sustentabilidade em suas práticas, evitando os copos descartáveis, utilizando canudos de materiais biodegradáveis etc.

Como o aumento no consumo de bebidas alcoólicas impacta nos negócios locais?

Todos os dados que listamos aqui demonstram o aumento no consumo. Os números são exorbitantes e foram apurados em cenário nacional. Agora, é importante entender que, quando o tamanho do bolo aumenta, a sua fatia fica maior.

Em outras palavras, se o seu estabelecimento participa de um percentual das vendas de um mercado, por mais zeros que existam após a vírgula, quando o mercado cresce, o seu faturamento também é afetado positivamente.

Como as empresas podem aproveitar esse aumento no consumo de bebidas alcoólicas?

Com base no que mencionamos anteriormente, é importante que você entenda como o aumento no consumo de bebidas pode ser aproveitado pela sua empresa para conquistar resultados positivos. Continue a leitura e saiba o que fazer!

Adote estratégias de fidelização

O primeiro passo é adotar estratégias de fidelização dos clientes. Ter consumidores fiéis é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque esse tipo de consumidor tende a retornar mais vezes ao seu estabelecimento, gastando mais em mercadorias.

As estratégias de fidelização mais utilizadas são as ofertas personalizadas, os preços diferenciados, as condições de pagamento mais interessantes e, por que não, os programas de fidelização. 

Fidelizar clientes também é uma estratégia que facilita o trabalho de marketing da sua empresa, afinal, pessoas que já conhecem a marca não precisam ser “convencidas” a comprar no seu estabelecimento.

Por outro lado, consumidores que ainda não conhecem o seu estabelecimento precisam ser trabalhados por meio das diversas estratégias de marketing. Até chegar ao ponto de se sentirem curiosos e com desejo de conhecer a sua empresa, os possíveis consumidores têm um custo — que impacta diretamente nos seus resultados.

Os clientes que já conhecem todas as características do seu negócio não precisam passar por esse processo. Logo, as receitas geradas têm um custo menor com as estratégias de marketing e publicidade.

Foque na experiência do cliente

Outro ponto fundamental é focar na experiência dos seus clientes — inclusive, essa também é uma boa estratégia de fidelização para a sua empresa. Isso deve ser trabalhado em todos os aspectos do seu estabelecimento. O consumidor deve ter uma excelente experiência a partir do momento que ele coloca o pé na sua loja.

O atendimento deve ser focado em proporcionar a melhor experiência ao cliente. Não adianta oferecer os produtos que estão dentro da tendência de crescimento de consumo e falhar nas demais áreas. Além disso, é importante pensar na limpeza, na climatização do espaço e na forma de apresentação dos produtos.

Invista no marketing

Outro ponto fundamental é pensar nas estratégias de marketing, para fazer o seu negócio chegar até as pessoas que têm interesse em consumir o que a sua loja vende. Atualmente, é mais simples fazer esse tipo de divulgação por meio das redes sociais.

A sua empresa pode ter um perfil no Instagram ou uma página no Facebook para divulgar os produtos e exibir a estrutura física do seu negócio. Além disso, é possível utilizar as plataformas de anúncio dessas redes sociais. Desse modo, é possível enviar as mensagens corretas para as pessoas que podem ter mais chances de consumir os produtos da sua empresa.

Tenha um bom controle de estoque

Por fim, é fundamental que você tenha um bom controle de estoque, afinal, com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, é natural que você tenha que gerenciar bem a entrada e a saída dos itens na sua empresa. Não há nada mais desgastante para a experiência do cliente do que buscar um produto específico e não encontrá-lo.

Atualmente, existem ferramentas tecnológicas que facilitam muito esse processo. Esses sistemas integram todo o processo de entrada e saída dos produtos. Assim, você tem informações precisas sobre o momento ideal de adquirir novos itens para suprir as necessidades dos seus consumidores e reabastecer o estoque.

Podemos concluir que o aumento no consumo de bebidas alcoólicas pode ter um impacto considerável no sucesso da sua empresa. É importante se atentar a essas tendências e entender como o seu negócio pode ser beneficiado com elas, adotando medidas para aproveitar essa onda de crescimento no consumo desses e de outros produtos.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco e veja como a sua empresa pode aproveitar essas tendências para potencializar os lucros!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?