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Thu Oct 24 14:28:52 BRT 2024
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Conheça aqui as principais tendências no varejo de moda!

As tendências no varejo de moda já estão batendo às portas dos empresários. Veja quais são elas e evite ficar para trás e perder espaço para a concorrência.

· Atualizado em 24/10/2024
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As tendências no varejo de moda já podem ser percebidas por alguns empresários. Muitos, contudo, acabam negligenciando a importância dessa observação, acreditando que apenas grandes marcas e indústrias devem se preocupar com a questão.

Justamente aqui é que notamos um grande erro. Afinal, em um universo cada vez mais digitalizado e integrado, as tendências chegam para todos em tempo real. Não existe mais essa ideia de que uma novidade é aplicada apenas aos "grandes tubarões" de um setor.

Foi pensando nisso que nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostramos as principais tendências no varejo de moda para você se atualizar e ficar por dentro dessas novidades. Continue lendo!

Como está o varejo de moda atualmente?

O segmento de varejo de moda passou por uma grande mudança devido à pandemia de Covid-19. Ela não afetou apenas os produtos que consumimos, mas também a forma como interagimos com as marcas.

Assim, vemos peças mais despojadas e focadas na liberdade e no conforto ganhando espaço, principalmente a partir do momento em que muitas pessoas passaram a trabalhar de casa. Contudo, também percebemos fortemente uma ideia que já existia no setor, de que o vestuário não é um mero utilitário, mas uma forma de expressar a sua personalidade e a sua individualidade.

Logo, a expressão estética continua sendo algo muito importante para o consumidor do varejo de moda. Além disso, a pandemia trouxe uma tendência muito forte, fazendo com que as pessoas passassem a se relacionar com as marcas de forma digital.

Houve um crescimento significativo das compras online no setor de moda e acessórios em 2020. Elas representaram 19% do total dos pedidos realizados pela Internet. Assim, a pandemia também incentivou os consumidores desse setor a adotarem o hábito das compras digitais.

Mas o mais interessante é que isso não foi uma tendência de momento. As vendas online continuaram sendo uma das tendências no varejo de moda em 2022. Nesse ano, o faturamento das lojas virtuais do setor ultrapassou R$ 20 bilhões com mais de um milhão de compras realizadas.

Quais são as maiores tendências dentro do varejo?

Quando se fala em tendências no varejo de moda, é importante ter em mente que estamos vivendo uma transformação digital acelerada pela pandemia. Logo, alguns processos se tornaram praticamente obrigatórios, especialmente quando o assunto envolve atendimento online e compras em e-commerce.

Além disso, temos outras tendências que afetam os padrões de consumo, bem como a gestão das empresas. Nesse caso, podemos destacar os pontos elencados a seguir.

Potencialização nas vendas do e-commerce

O e-commerce é um tipo de negócio que já existe há anos. Contudo, muitas pessoas tinham certo receio em fazer compras online, por mais seguro que esse tipo de transação seja. Porém, essas objeções já caíram por terra. Afinal, a ideia de comprar algo utilizando um smartphone ou um computador se tornou comum para a grande maioria.

A tendência é de que o setor de e-commerce seja ainda mais explorado nos próximos anos. Só para você ter uma ideia, as vendas nesse formato cresceram em 2022, alcançando um faturamento de R$ 169.59 bilhões, o que representa cerca de R$ 18 bilhões a mais em comparação com o faturamento de 2021.

O e-commerce brasileiro foi o que mais cresceu na América Latina em 2022, mas os números positivos não terminam por aí. A estimativa é de que até 2025 o Brasil registre um crescimento de 126% nas vendas realizadas por meio de dispositivos móveis (m-commerce). Com isso, alcançaria um faturamento de 52 bilhões de dólares.

Fashion delivery

Outra tendência que está por vir é a ideia do fashion delivery. Basicamente, trata-se de um serviço personalizado e idealizado para cada cliente. A ideia é fazer um cadastro do consumidor, solicitando algumas informações básicas sobre o seu estilo de vida e sobre os hábitos de consumo no setor de moda.

Com essas informações em mãos, a loja faz uma espécie de consultoria de acordo com o perfil que foi traçado. Assim, o cliente tem um prazo determinado pela empresa para decidir se fica ou não com as peças.

Além dos benefícios da comodidade e da entrega em casa, a empresa agrega mais valor ao seu negócio, proporcionando uma espécie de consultoria gratuita em moda. Também temos, como um plus, a eliminação da barreira da falta de provador. Afinal, o cliente pode provar todas as peças antes de tomar a decisão final.

Atendimento multiplataforma

O atendimento multiplataforma é outra tendência do mercado de moda. Basicamente, é proporcionar ao cliente diversos meios de se comunicar com a sua empresa, seja utilizando mensagens de WhatsApp, de Telegram ou de Instagram, seja usando o telefone, seja pelo site, seja por e-mail etc.

O atendimento multiplataforma tem o objetivo de eliminar completamente a barreira de contato. Nesse caso, você deve fazer um estudo para entender quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu consumidor. Em seguida, é fundamental oferecer aqueles mais adequados.

Provador virtual nos e-commerces

Outra tendência muito interessante é o surgimento do provador virtual. Essa é uma ideia aplicada com mais intensidade nos e-commerces. Basicamente, o empresário precisará de um sistema que seleciona as medidas do cliente, oferecendo os tamanhos ideais de cada peça para o seu tipo físico.

Além de calcular com exatidão os tamanhos ideais, esse tipo de tecnologia permite que o consumidor sinalize alguns tipos de preferência. Por exemplo, um caimento mais largo ou mais justo, o formato das mangas etc.

Assim, é possível proporcionar uma prova virtual de cada tamanho de peça, reduzindo as chances de troca, bem como do abandono de carrinho.

É provável que você também possa utilizar a realidade aumentada para esse tipo de processo. Ou seja, o cliente tira uma foto de si, insere em uma plataforma digital da empresa e encaixa as roupas em seu próprio corpo constante na fotografia. Assim, ele consegue ter uma ideia melhor das combinações de cores e de como as roupas ficarão no momento do uso.

Conteúdos em vídeo

Fornecer conteúdos é uma excelente forma de engajar os seus consumidores, fazendo com que eles se dirijam ao seu estabelecimento ou ao site para fazer uma compra. Contudo, nos últimos anos, notamos uma preferência maior das pessoas pelos vídeos.

Isso pode ser percebido analisando algumas redes sociais. As postagens que têm mais engajamento são aquelas feitas em forma de vídeos. Para se ter uma ideia, o Instagram, que, originalmente, foi criado para ser uma rede social de fotos, foi tomado por esse tipo de postagem.

Existem perfis que contam apenas com vídeos e pouquíssimas fotos. Além disso, a tendência é de publicar vídeos curtos, com poucos segundos, mostrando detalhes rápidos de alguns produtos. Eles também contêm um convite para o usuário conhecer mais sobre os itens, direcionando-o para um site ou para outra publicação com mais informações.

Conforto sem abrir mão do estilo

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, e isso reflete na escolha das peças de vestuário que utilizam. O objetivo é prezar o conforto e a qualidade.

No entanto, é preciso lembrar que essas peças serão utilizadas no dia a dia em diferentes locais. Sendo assim, o conforto deve seguir de mãos dadas com o estilo e a versatilidade. Assim, a tendência é de proporcionar uma vestimenta confortável, mas que pode ser utilizada em diversas ocasiões.

Adoção do phygital

Phygital é o termo que se refere à junção do meio físico com o digital. Essa também é uma tendência do varejo porque oferece para o consumidor a possibilidade de fazer compras integrando as lojas físicas e as virtuais. Também é um tipo de atendimento omnichannel.

Um exemplo de como essa prática é aplicada é o fato de a pessoa fazer a escolha de uma peça de roupa no e-commerce e retirar a mercadoria na loja física. Para a empresa, é interessante porque amplia as oportunidades de venda, além de promover economia logística.

Atendimento por chatbots

Uma das grandes tendências no varejo de moda no meio digital é o atendimento realizado por meio de chatbots. Eles utilizam a Inteligência Artificial para gerar respostas automáticas com mensagens naturais, possibilitando que o cliente esclareça dúvidas e busque informações sem a necessidade de conversar com um atendente humano.

Social commerce

Trata-se das vendas que acontecem nas redes sociais, como Instagram. É uma das tendências no varejo de moda que podem ser aproveitadas pelas lojas físicas, afinal, existe a possibilidade de elas criarem campanhas para divulgar e vender as peças por meio dos perfis nas redes sociais e fazerem o envio da mercadoria para o cliente. Ou ele retirar na própria loja, praticando o phygital.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma grande tendência em praticamente todos os setores de mercado. As pessoas estão muito atentas às questões ambientais e preferem consumir os produtos de marcas que também levantam essa bandeira. Até mesmo a fast fashion já está sendo repensada para atender a essas novas exigências do consumidor.

Podemos aplicar a sustentabilidade por meio da criação de um catálogo com peças versáteis, com o uso de fibras naturais para confeccionar os produtos e também com a adoção de processos mais sustentáveis, como redução na produção de resíduos. É válido repensar as embalagens enviadas para o consumidor. O plástico, por exemplo, pode ser substituído pelo papel.

Como se adaptar a essas novidades?

Agora, mostraremos algumas dicas que você pode seguir para se adaptar a essas tendências no varejo de moda. Continue lendo!

Acompanhe o mercado de perto

Quando se fala em tendência de mercado, independentemente de qual seja, é fundamental acompanhar de perto as novidades que surgem. Antigamente, eventuais mudanças demoravam meses ou anos para chegar a determinados negócios. Em alguns casos, elas sequer chegavam a alguns setores da moda.

Com o avanço da tecnologia, isso mudou substancialmente. Hoje, uma novidade que surge em outro país e é enxergada como uma tendência pode ser reconhecida em tempo real em outras localidades, até mesmo nos menores e mais recentes negócios.

Mantenha conexão com os principais players do mercado

Para que esse acompanhamento aconteça de forma eficiente, é fundamental se conectar com os principais players do mercado. Em outras palavras, é importante seguir essas pessoas. Ou seja, encontre os seus perfis nas redes sociais e acompanhe as postagens que eles fazem.

Acredite, grandes insigths e informações sobre tendências de mercado podem ser identificados ao seguir esses profissionais, lojas e outros tipos de players do seu segmento.

Invista em inovação

Outro ponto importante é investir na inovação no setor de moda. A partir dos próximos anos, as principais tendências no varejo de moda terão um apelo muito forte quando o assunto envolve inovação. Afinal, o mercado e a sociedade vêm clamando por novos conceitos, cada vez mais atrelados ao uso da tecnologia e à conectividade.

Nesse sentido, é importante ter em mente que nem sempre as tendências estão relacionadas diretamente às coleções ou a novos modelos. Muitas podem ter relação com a metodologia de trabalho, com o marketing digital e com outros assuntos que tocam a administração da empresa.

É aqui que entra o relevante papel da inovação. Vale aplicar a análise SWOT no varejo de moda para que você possa identificar oportunidades, fraquezas e ameaças e tomar as melhores decisões na hora de fazer mudanças e investimentos inovadores.

Contratar uma consultoria para varejo de moda pode ajudar a fazer essa análise com mais precisão, norteando da melhor forma os próximos passos e decisões.

Aposte na capacitação da sua equipe

Investir na capacitação da sua equipe é mais uma questão essencial. As novidades que surgem no mercado de moda podem exigir novos conhecimentos de alguns setores. Por isso, os colaboradores devem estar em constante atualização e capacitação para se adequarem a essas novas práticas que evoluem junto ao mercado.

Implemente as mudanças necessárias

Por fim, é fundamental que você tenha um padrão mental voltado à adaptação e à mudança. Geralmente, alguns empresários têm receio do novo e evitam implementar as tendências que surgem em seu segmento. Isso pode ser extremamente danoso para o sucesso de uma empresa.

Logo, sempre que perceber que está diante de uma tendência que pode trazer benefícios ao seu negócio, não tenha medo da mudança. As novidades podem assustar em um primeiro momento; contudo, em poucos dias, você e a sua equipe se adaptarão a essa nova necessidade, tornando a novidade algo simples e que passa a fazer parte da rotina de todos os envolvidos.

Portanto, podemos concluir que as tendências no varejo de moda acompanham de perto o surgimento de novas tecnologias. Nesse sentido, é fundamental que o empresário do setor — independentemente do seu porte — atente a essas novidades e implemente-as em seu negócio.

Gostou das dicas e informações? Então aproveite para acessar o site do Sebrae PE e conferir mais conteúdos interessantes como este!


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