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Wed Feb 08 10:49:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Curadoria de conteúdos: aprenda a importância e como fazer!

Curadoria de conteúdo é essencial para organizar, selecionar e compartilhar informações relevantes para o seu público.

· Atualizado em 08/02/2023
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Criar conteúdos nunca foi tão fácil e, ao mesmo tempo, tão difícil. Essa dualidade vem, justamente, do melhor que a internet pode oferecer: facilidade em acessar informações de todo o tipo, inclusive, as de pouco valor. Nesse processo, a curadoria de conteúdos não é apenas uma estratégia muito bem-vinda — ela pode salvar o investimento da sua empresa.

Não é à toa que é muito importante implementá-la no seu negócio, especialmente no trabalho feito nas redes sociais e em locais como blogs e afins. Quer saber de que forma? É isso que responderemos neste post. Confira!

O que é a curadoria de conteúdo?

Em uma definição bem simples, a curadoria de conteúdo é o ato de procurar e escolher conteúdos relevantes para a audiência da sua empresa. Por isso, é uma estratégia que envolve a pesquisa, seleção e modificação do conteúdo para que ele seja adequado ao que pretende.

Etapas da curadoria

A curadoria envolve algumas etapas que são essenciais para a sua elaboração. Elas são:

  • pesquisa: o primeiro passo é a pesquisa, tanto dos assuntos que utilizará em seus canais quanto dos conteúdos que são tendências no momento. Esse trabalho pode significar a maior parte do tempo da curadoria;
  • contextualização: a segunda etapa consiste em pegar os assuntos e utilizá-los como referência para a produção do seu próprio conteúdo. Nesse processo, é muito importante prezar por valor e relevância. A sua produção deve trazer entretenimento ou conhecimento para o público;
  • compartilhamento: o último passo é a divulgação e o compartilhamento do conteúdo relevante para os seus consumidores. Não é à toa que é essencial adaptá-lo para os diferentes canais do negócio.

Qual é a importância?

É muito difícil ser relevante com conteúdo na internet, pois a cada instante, mais e mais é produzido. De fato, o esforço para se destacar pode drenar o investimento da empresa. Porém, é preciso dizer que não só de estratégias de divulgação uma campanha de marketing é feita — é preciso atenção ao conteúdo.

Afinal, é ele que será o responsável por engajar o público, fazê-lo permanecer e voltar a consumir o que você produz. Sendo assim, fazer a curadoria dos assuntos divulgados e produzidos pelo seu negócio é essencial. Além disso, a curadoria oferece:

  • oportunidade para construir reflexões;
  • eficiência para entregar valor;
  • criação de conexões com os consumidores;
  • otimização da estratégia de marketing digital.

Como fazer a curadoria de conteúdos para os seus canais?

Como qualquer ação que envolva divulgação e, portanto, marketing, é essencial que a empresa entenda que tipo de serviço ou produto ela oferece para os seus consumidores. Na verdade, esse entendimento não tem a ver com o que ela produz em si, mas os efeitos que causam em seus clientes. Qual problema o negócio resolve?

Com isso bem claro, existem uma série de medidas essenciais para ajudar na curadoria bem-sucedida. Vamos conhecer as principais a seguir!

Conheça a sua persona

Uma parte importante de qualquer estratégia de marketing é ter bem claro para quem a sua mensagem será destinada. Aí encontramos diferentes termos, e o mais comum é público-alvo. Apesar de ter relação, a persona é algo muito mais profundo.

Basicamente, trata de uma criação de um personagem que representará o seu consumidor. Por isso, mais do que saber a idade, o gênero ou o estado, aqui, entramos em definições mais profundas, como: o que essa pessoa almeja em seu trabalho, de que forma ela acha que o seu produto pode ajudá-la, quais são seus desafios e sonhos etc.

Essas definições ajudam a criar um perfil mais completo e também entender que tipo de assunto chama a sua atenção. Para criar uma persona, será necessário monitorar o comportamento de seus consumidores. Pesquisas e feedbacks são uma boa fonte, além das redes sociais.

Consuma de diferentes canais

Essa é uma medida indispensável para a etapa de pesquisa e contextualização, já que essas duas fases necessitam de fontes diversas, até para ajudar no desenvolvimento de conteúdos criativos.

Você está buscando inspiração, por isso, o nosso conselho é não se limitar. Defina um dia da semana para o consumo de informação e busque em diferentes canais, como podcasts, blogs, livros, canais no YouTube e siga perfis relevantes nas redes sociais. Dessa forma, os seus conteúdos ficarão mais ricos e diferentes da maioria.

Utilize fontes confiáveis

Há grandes chances de encontrar muita coisa de baixo valor à medida que for buscando conteúdos para se inspirar na internet, como informações pouco confiáveis e dados errados. Por esse motivo, um aspecto importante da curadoria é a confirmação da veracidade dos conteúdos que consome.

Você deve, sim, procurar por diversos canais, mas não se esqueça de escolher aqueles que têm fontes confiáveis. Uma boa dica é procurar pela informação primária, isto é, se um blog escreveu um dado relevante, busque o local onde esse dado foi diretamente produzido.

Verifique os seus conteúdos

Depois da etapa da pesquisa, você começará a produzir diferentes conteúdos, no entanto, antes de publicá-los, é interessante verificar o impacto que eles terão para a sua audiência. Essa é a parte que envolve a escolha, mas também uma leitura mais concentrada do que produziu.

A definição da persona pode ajudar você a decidir por conteúdos mais adequados, porém, não se esqueça de optar por produções evergreen. Isto é, que, ao longo prazo, continuarão relevantes.

Faça teste em formatos diferentes

Como último passo para a sua estratégia, é bom correr alguns riscos, ou seja, testar alguns formatos de divulgação e canais. Esse será o momento de averiguar o que se adapta mais ao seu público e o que engaja mais.

Sendo assim, não se limite apenas ao copywriting ou postagens em redes sociais. Há podcasts, vídeos para YouTube, imagens, e-books, infográficos e muitas outras maneiras de mostrar um conteúdo.

Quais são as melhores ferramentas?

Mesmo na etapa de curadoria de conteúdo, existem maneiras de otimizar ainda mais esse processo, tornando-o mais ágil e fácil para a equipe de marketing do seu negócio. Afinal, buscar por links, artigos e informações na internet, mesmo com toda a eficiência do Google, ainda é um trabalho difícil. Diante disso, utilizar algumas ferramentas é essencial.

A seguir, separamos algumas para você conferir. Vamos lá?

Redes sociais

Apesar de o propósito inicial das redes sociais não ser exatamente fornecer conteúdo, elas ainda são potenciais aliadas para a curadoria. Até porque elas não só funcionam como um local de produção, mas também de divulgação.

Nesse contexto, é muito importante utilizar alguns mecanismos padrões para ajudar a encontrar conteúdos e perfis. Hashtags, ferramentas de filtragem e o botão de busca serão aliadas para buscar assuntos relevantes. Não se limite só a influencers — busque por perfis de empresas, inclusive, acompanhe o que os seus concorrentes estão falando.

BuzzSumo

Essa é uma ferramenta ideal para quem está procurando por um mecanismo de filtragem mais eficaz, principalmente para tópicos. Com suporte para pesquisas em português, essa plataforma filtra os resultados por meio de palavras-chave.

O BuzzSumo seleciona os conteúdos com altos números de compartilhamento, por isso, pode ser ideal para quem está buscando por tendências. A maioria dos seus recursos é pago, mas existe uma versão gratuita que mostra os primeiros resultados e alguns dados sobre o compartilhamento.

Pocket

Uma parte crucial do consumo de conteúdos relevantes é ter onde guardá-los, afinal, você quer poder consultá-los quando precisar de referências ou até para citar as fontes. O Pocket é uma solução interessante, justamente por ser um bookmark de artigos da internet.

A sua grande vantagem é disponibilizar esses artigos para que você possa acessá-los no seu computador ou celular. Ele possui uma versão gratuita que permite ler e salvar não só artigos, como áudios e vídeos. A versão paga ainda garante uma biblioteca com tudo o que foi salvo, tags, pesquisas e destaques ilimitados.

Social Mention

Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada junto com o BuzzSumo, pois ela complementa a filtragem, principalmente se você utiliza apenas a versão gratuita. O Social Mention é ideal para pesquisar sobre publicações do seu interesse em blogs de todos os tamanhos. Uma grande vantagem é que ele funciona muito bem para buscas no Twitter.

Ele também é ótimo para encontrar palavras-chave para usar nos seus conteúdos e ver o que está em tendência no momento. Você também tem a vantagem de analisar os usuários que consumiram os conteúdos, o que pode melhorar ainda mais a sua pesquisa por persona.

A curadoria de conteúdos é um processo essencial para qualquer empresa que faça marketing na internet. No entanto, ela não é apenas uma atividade, na verdade, é um conjunto de estratégias que auxiliam a encontrar o melhor em um vasto mundo de informações.

Por isso, é essencial entender alguns aspectos importantes que envolvem a sua empresa e a relação dela com o público, para fazer uma curadoria de conteúdos realmente ideal.

Elementos como a persona, a origem das fontes e os canais utilizados são meios fundamentais para um bom resultado. Além disso, usar ferramentas para buscas mais segmentadas é um processo que melhora muito a sua estratégia.

Gostou do nosso post? Então, continue aprendendo e acesse o nosso texto sobre o que são nanoinfluenciadores.


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