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Tue Feb 14 15:28:34 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Descubra o potencial dos influenciadores regionais para os negócios

Uma excelente maneira de fortalecer a presença digital da sua marca é por meio de influenciadores regionais, que trazem um público qualificado!

· 14/02/2023 · Atualizado em 14/02/2023
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Contar com influenciadores regionais é uma ótima alternativa para alavancar seu negócio no digital e obter excelentes resultados na comunicação com a audiência. Além de receber um público qualificado, você também consegue aumentar o engajamento e a autoridade da marca.

Isso faz com que seu investimento nesse canal de publicidade seja benéfico para o curto prazo (por meio do aumento de vendas) e também para o longo prazo (pela fidelização de pessoas que conheceram a marca por meio de um influenciador).

Quer saber como utilizar esse recurso em favor do seu negócio? Então, siga a leitura e confira nossas dicas!

Como é a relação entre empresa e influenciadores?

A relação entre empresas e influenciadores pode ser mutuamente benéfica quando a parceria é feita entre pessoas com ideias e valores semelhantes. Enquanto o influenciador recebe um percentual de comissão, a empresa consegue visibilidade e a indicação de alguém que já conquistou a confiança do público.

Isso significa que você pode ter acesso a pessoas com alto potencial de compra, além de tornar sua marca conhecida pela audiência. Portanto, essa é uma relação que demanda contrato, estabelecimento de regras, além de uma organização clara sobre o papel de cada um na parceria.

Qual a importância de contar com influenciadores regionais?

Contar com influencers regionais é uma ótima oportunidade para garantir o sucesso da sua marca. Por exemplo, ao fazer parcerias com pessoas que são destaque em sua região, é possível atrair mais clientes para o seu negócio.

Assim, as vendas aumentam, você consegue destaque frente aos concorrentes e pode reinvestir na divulgação da sua marca para continuar crescendo e se diferenciando. Para isso, contar com microinfluencers de sucesso pode ser uma ótima alternativa.

Por exemplo, as gêmeas Mirella e Mariely ganharam destaque a partir de 2018 a partir de um clipe musical. Assim, obtiveram crescimento nas mídias, alcançando muitas pessoas. Esse tipo de caso de sucesso pode render parcerias legais para divulgar a sua marca e ganhar destaque no mercado.

Para isso, vale ter atenção aos novos influencers regionais. Também avalie os valores da sua marca e o público-alvo para encontrar pessoas influentes que podem ajudar a alcançar clientes ideais para o seu negócio.

Como utilizar a parceria com influenciadores para aumentar as vendas?

Agora que você já sabe que é possível fazer parcerias de sucesso que vão ajudar na divulgação da sua marca, que tal entender quais são os principais passos para utilizar esse recurso e vender mais? Abaixo, destacamos algumas dicas para você. Confira!

Defina o objetivo da parceria

O primeiro passo que você deve dar é entender os objetivos de utilizar a parceria com microinfluenciadores para a divulgação da empresa. Nesse sentido, existem várias opções possíveis, como:

  • divulgação de um produto em lançamento: caso você esteja inovando e queira aumentar o alcance nesse momento, essa pode ser uma ótima oportunidade;
  • exposição de evento: para fazer a exposição e aumentar o número de participantes de um evento;
  • aumento das vendas: escolher um influencer que ajude a atingir o público-alvo pode elevar a receita da empresa;
  • reconhecimento da marca: a fim de conseguir que mais pessoas conheçam sua marca e, com isso, possam adquirir os itens vendidos.

Essas são alguns dos objetivos possíveis para fazer parcerias e conseguir aumentar os resultados da empresa. Vale avaliar com cautela cada um deles para encontrar o influencer adequado para a sua meta.

Tenha um orçamento

Ter cuidado com o financeiro da empresa é fundamental para ter sucesso no longo prazo. Assim, ter bem estabelecido qual é o montante de recurso que vai ser destinado para cada ação de marketing é muito relevante.

Nesse sentido, você pode utilizar informações do seu fluxo de caixa para entender o quanto de dinheiro há disponível para fazer parcerias com influencers. Assim, torna-se possível encontrar pessoas que cobrem um valor adequado para fazer as divulgações.

Desse modo, você assegura um bom retorno para as ações de marketing sem comprometer a saúde financeira do negócio. Vale ainda investigar o potencial de retorno e, caso haja boas chances de ter receitas maiores que custos, pode ser uma ótima opção realizar as parcerias.

Conheça o seu cliente

Entender quem é o seu cliente vai ajudar na estratégia anterior para encontrar influencers adequados para fazer parcerias. Além disso, esse passo é relevante para outras etapas necessárias, como:

  • definir o prazo da parceria;
  • entender os tipos de conteúdos disponibilizados pelo influencer;
  • planejar uma estratégia de parceria adequada para atingir o público;
  • entender o potencial de retorno.

Para compreender melhor o perfil do seu cliente, é possível utilizar os dados disponíveis na sua base de quem já compra de você, além de solicitar feedbacks e utilizá-los para melhorar os resultados.

Pesquise os influencers

Outra boa prática para obter resultados por meio de parcerias com influenciadores da sua região é conhecer o perfil deles. Para isso, é preciso realizar pesquisas que ajudem na melhor compreensão sobre eles.

Assim, você consegue fazer parcerias com pessoas com valores, missão e cultura alinhadas com o que a sua empresa acredita. Além disso, outra medida necessária é compreender o público que aquele influenciador atinge.

Isso é importante, pois essa análise vai ajudar a encontrar influenciadores que se comunicam com o tipo de cliente que você deseja atingir. Assim, fica mais simples obter resultados incríveis e aumentar as vendas por meio dessas parcerias.

Cuide das redes sociais

Fazer parcerias com influenciadores é um passo que pode gerar retornos excelentes para a empresa. Por meio desse tipo de ação, suas redes sociais vão ter mais visitas e, com isso, há mais potencial para fazer negociações — seja por meio de maior tráfego de pessoas para o estabelecimento ou negociações online.

Nesse sentido, é importante que as mídias da empresa estejam bem cuidadas. Por exemplo:

  • faça posts sobre o que você vende;
  • crie stories para engajar com o público;
  • desenvolva destaques para compartilhar a história da empresa;
  • invista em uma identidade visual bonita;
  • convide as pessoas para conhecerem a empresa;
  • tenha um atendimento de qualidade nas redes.

Essas são algumas das ações básicas para assegurar mais efetividade nas parcerias e, com isso, vender muito mais com esse tipo de ação de marketing. Portanto, vale a pena colocar em prática cada uma das dicas.

Quais são as vantagens de fazer essas parcerias?

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse meio de comunicação com o público, vale a pena entender quais vantagens a sua marca obtém ao contratar esse tipo de profissional para representar a sua corporação. Siga a leitura e confira!

Aumenta a visibilidade da marca

Para quem ainda não está presente no digital e quer iniciar esse processo, uma excelente forma de ganhar visibilidade é por meio do apoio de microinfluenciadores locais.

Quando esses profissionais apresentam seus produtos e soluções, muitas pessoas ficam tentadas a provar também. Logo, há uma demanda imediata proveniente dos seguidores dessa personalidade.

Assim, ao oferecer um bom atendimento, qualidade nas entregas e um preço justo, é possível que essa influência crie um efeito cascata, em que novas pessoas chegam à sua marca trazendo amigos e familiares para conferir essa novidade.

Logo, é muito importante contar com uma boa infraestrutura para receber o aumento de demanda sem perder a qualidade. Afinal, é necessário manter uma boa experiência para seus consumidores, a fim de garantir que eles sejam fidelizados.

Cria um relacionamento mais próximo

Ao trabalhar com microinfluenciadores, a sua empresa pode esperar um maior engajamento do público. Isso se deve ao fato de que essas personalidades estão mais próximas de seus seguidores, o que aumenta a credibilidade de suas recomendações e também gera um senso de confiança para a marca.

Essa proximidade é fundamental para que o público avance por sua esteira de produtos, ou seja, siga para itens cada vez mais exclusivos e caros entre suas soluções. Portanto, vale a pena nutrir os leads que chegam por meio dos influenciadores com conteúdo rico, recomendações de valor e um atendimento humanizado.

Também é importante que o influenciador tenha valores alinhados com os da sua empresa, trazendo um público que também valorize as características de sua marca. Por isso, a escolha de um influenciador deve ser feita de maneira criteriosa e com diversas avaliações sobre como essa pessoa pode impactar a imagem do seu negócio.

Amplia o alcance

Ao pensar e elaborar boas parcerias com os influencers, as chances de alcançar os seus potenciais clientes aumentam. Nesse sentido, é importante escolher pessoas que tenham relacionamento com consumidores com o mesmo perfil dos atuais compradores da empresa.

Assim, você assegura não só o aumento do alcance de novos clientes, mas também potencializa as chances de obter retornos incríveis por meio da parceria, aumentando a quantidade de vendas e, consequentemente, de receitas na empresa.

Além disso, as parcerias com microinfluenciadores tendem a ter um ótimo custo-benefício, trazendo retornos mais altos do que o investimento feito para tal ação. Assim, fica mais simples usar o orçamento disponível para aumentar o lucro.

Viu como é importante trabalhar com influenciadores regionais na criação de sua estratégia de marketing? Contar com a imagem desses profissionais contribui para que sua marca seja conhecida no mercado e possa iniciar uma abordagem própria para atrair e reter leads. Assim, você consegue aumentar as vendas e tornar seu negócio escalável.

Quer continuar aprendendo sobre marketing nas redes sociais? Então, aprenda a planejar os anúncios no Instagram com 6 passos!


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