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Sat Oct 19 00:02:26 BRT 2024
Inovação | INOVAÇÃO
Não sabe como inovar seu negócio? Veja 10 práticas inovadoras

Você adota práticas inovadoras na sua empresa? Confira as nossas sugestões e descubra quais delas o seu negócio já utiliza!

· Atualizado em 19/10/2024
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Antigamente, as empresas só tinham concorrentes locais. Com a chegada da internet e a capacidade de comprar praticamente qualquer coisa por meio de um celular conectado, a competição ficou mais acirrada. Até mesmo os empreendimentos mais tradicionais precisaram se mexer para se manterem vivos. Como não há fórmula pronta, a dúvida permanece: como inovar seu negócio e se manter relevante para seus clientes?

Neste artigo, mostraremos a importância da inovação como motor de desenvolvimento do seu empreendimento. Também apresentaremos as melhores práticas para que o seu negócio possa explorar lacunas e identificar ideias que possam ser transformadas em lucros para o negócio. Venha conosco!

A inovação como forma de se destacar em um mercado competitivo

Para se destacar em setores competitivos, inovar é sempre o melhor negócio. Afinal de contas, nenhum empreendedor quer que o seu negócio seja conhecido como "aquele que faz as mesmas coisas que todo mundo".

Nesse sentido, a inovação é fundamental para melhorar o posicionamento competitivo de qualquer negócio. Ela é especialmente importante quando gera uma mudança de mentalidade na empresa, que implementa processos mais eficientes, corta desperdícios, retém talentos e, claro, gera produtos e serviços satisfatórios para os clientes.

A inovação está em produtos e serviços que chamam a atenção do público e resolvem problemas de um modo que outras soluções não conseguiam. No entanto, um detalhe interessante é que nem sempre o objetivo é gerar soluções do zero.

De acordo com o Panorama de Inovação Aberta nas empresas no Brasil, estudo promovido pela Softex, os principais objetivos citados por empreendedores que buscam inovar são os seguintes:

  • 19,8% afirmam que o objetivo é gerar um novo produto ou um novo negócio;
  • 16,8% apontam que o objetivo é melhorar a produtividade;
  • 14,9% indicam que o objetivo é garantir um novo posicionamento no mercado.

Nesse sentido, dá para afirmar que a inovação passa pela transformação das práticas ineficientes enraizadas na empresa. Quando a organização coloca a eficiência como meta, é possível trilhar um caminho direto para o sucesso.

As 10 melhores práticas para inovar no negócio

Por falar em caminhos para o sucesso, quais são as melhores práticas para garantir que a inovação seja definitivamente incorporada dentro da empresa? Vamos conhecê-las!

1. Adote tecnologias emergentes

Como a tecnologia está presente em todos os setores e se tornou imprescindível para diferentes empresas, é comum que ela seja confundida com a inovação em si. Os dois conceitos não são sinônimos, mas as soluções digitais podem e devem ser utilizadas para gerar benefícios para o empreendimento.

Recursos tecnológicos garantem precisão e agilidade aos procedimentos do dia a dia. Isso é possível por meio da adoção de softwares (os programas e aplicativos), hardwares (os equipamentos físicos) e soluções como a computação em nuvem, além de ferramentas que automatizem tarefas repetitivas.

Mesmo as pequenas e médias empresas se beneficiam de softwares de gestão e de automação de processos: basta pensar nos CRMs e ERPs, por exemplo. Além disso, é possível que os líderes conversem com desenvolvedores de soluções digitais para garantir ferramentas personalizadas para atender às demandas do negócio.

2. Invista em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

O processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma área, geralmente vinculada aos times de marketing e produto, que se responsabiliza pela captação de informações e levantamento de dados relevantes sobre o mercado, tecnologias, clientes e, claro, possibilidades de inovação.

Também é possível contratar uma empresa externa, especializada nesse tipo de serviço. O importante é ter uma equipe preparada para captar informações e proporcionar conhecimento para que a organização se destaque no mercado.

O mais interessante em adotar essa abordagem é que essa estratégia proporciona uma análise aprofundada do empreendimento e identifica oportunidades de aprimoramento. A partir daí, programas são definidos para concretizar as metas que forem mapeadas. É uma iniciativa para empresas realmente comprometidas com o propósito de crescer e inovar.

Caso você não tenha profissionais capacitados para assumir essa função, será possível investir em cursos e treinamentos dedicados a isso. Falaremos disso adiante no texto!

3. Fomente a cultura da inovação

Para gerar produtos realmente inovadores, é indispensável fomentar uma cultura que torne possível o surgimento de criações diferenciadas. Isso envolve incentivos para que os funcionários sejam ouvidos e apresentem soluções criativas e novas ideias.

Um exemplo prático de uma cultura de inovação é o próprio Google. Engana-se quem pensa que as organizações mais ricas são necessariamente fechadas: na carta de IPO (oferta pública inicial, quando as ações da empresa são vendidas na bolsa), os fundadores Larry Page e Sergey Brin informam que incentivam seus funcionários a gastar 20% do tempo de trabalho em novas ideias que beneficiem a multinacional.

Implementar uma cultura de inovação exige a definição de processos bem definidos para que as ideias sejam apresentadas. Por isso, é importante abrir canais para acolher sugestões dos funcionários e deixar um tempo livre, a exemplo do Google, para que eles desenvolvam novas soluções e projetos.

4. Atente para as tendências do mercado

Há uma frase clichê que sempre encontramos por aí: "o mercado está em constante mudança". Contudo, isso não significa que ela não seja verdadeira, não é mesmo? Cada setor evolui de diferentes formas, atendendo às demandas dos clientes e às inovações das empresas que são as maiores referências.

Por isso, é imprescindível que você esteja ciente em relação às tendências de mercado que influenciam o seu empreendimento. Além disso, prestar atenção às mudanças ajuda a inovar, por meio da antecipação de demandas e o preenchimento de lacunas.

Há um conceito econômico conhecido como demanda reprimida, que descreve necessidades que as pessoas têm — mas que não estão sendo atendidas pelas empresas com as quais elas interagem. Acompanhar as tendências facilita esse processo de identificação de oportunidades. Pedir feedback direto aos consumidores também ajuda muito!

5. Pense em parcerias estratégicas

Firmar parcerias com outras empresas e profissionais é uma excelente maneira de ampliar as oportunidades do negócio. Inclusive, há um nome para esse processo: inovação aberta.

Nesse contexto, a empresa busca inovar por meio de parcerias com outras pessoas e companhias. Por meio da inovação aberta, os empreendedores se informam sobre as práticas mais modernas e tecnologias úteis, por exemplo, o que garante maior facilidade para incorporar novos conhecimentos do mercado aos seus produtos e serviços.

6. Aposte em um ambiente de trabalho criativo

Essa dica se relaciona diretamente à capacidade de fomentar um ambiente propício para que as inovações ocorram. Uma empresa que valoriza a criatividade e a experimentação de novas ideias incentiva os colaboradores a saírem da zona de conforto e propor novas maneiras de resolver problemas.

Muitas vezes, os funcionários estão loucos para propor ideias que resultariam em economia de tempo e aumento de produtividade — contudo, nem sempre eles se manifestam. Um dos motivos para isso é uma rotina totalmente estrita, em que não há espaço para soluções "fora da caixa".

Além de dificultar o crescimento econômico da organização, a ausência de um ambiente criativo compromete a retenção de talentos. Afinal, as mentes mais brilhantes provavelmente preferem trabalhar em um local que estimula as sugestões de produtos e serviços inovadores.

Por isso, se você quer reter talentos, gerar soluções inovadoras e ainda manter um clima organizacional saudável, aposte em um ambiente criativo e receptivo a novas ideias.

7. Personalize a experiência do cliente

Coloque o cliente no centro das suas atividades. Isso porque as ideias inovadoras não servirão para muita coisa se elas não puderem ser usadas para resolver problemas e proporcionar bem-estar para os consumidores.

Por isso, antes de um novo projeto, é sempre bom relembrar que o objetivo final é oferecer bons produtos para os clientes. Ainda que as mudanças implementadas na empresa sejam direcionadas para o aumento da produtividade e não necessariamente para o desenvolvimento de produtos, o foco deve estar na entrega final ao consumidor.

Tendo isso em mente, personalizar a experiência do cliente passa, sem dúvidas, por conhecer bem esse consumidor. Confira algumas dicas para fortalecer o seu relacionamento com ele e conhecer suas preferências e necessidades:

  • estude o seu público-alvo: as pesquisas da equipe de P&D ajudaram muito nisso;
  • adote tecnologias de análise de dados: que fornecem insights do histórico de vendas e de fontes públicas na internet;
  • aprimore a comunicação: ofereça atendimento em diversos canais e enfatize a importância de sempre ouvir o que o consumidor tem a dizer;
  • treine a sua equipe de atendimento: para que sejam solícitos e consigam direcionar as interações para resolver problemas e conhecer mais sobre as pessoas que entram em contato;
  • pense no pós-venda: tire as dúvidas e peça sugestões. Lembre-se de que os insights deles serão valiosos para identificar fontes de inovação;
  • entre outras ações.

8. Adote metodologias ágeis

As metodologias servem para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos e/ou serviços, assim como otimizar aspectos da rotina do negócio. Alguns dos exemplos são o Kanban, o Lean e o Scrum.

Setores como o RH, a TI e o marketing são alguns que trabalham rotineiramente com essas metodologias e que podem orientar a implementação no resto das empresas. Pesquise sobre aqueles que fazem mais sentido, de acordo com as necessidades e prioridades do negócio.

9. Peça feedbacks

Estabeleça canais para que clientes, colaboradores, fornecedores e outros profissionais ligados ao negócio (os chamados stakeholders) façam sugestões e reclamações. Essa é uma ótima fonte de recursos para gerar projetos inovadores.

Ao ouvir o que os clientes têm a dizer, por exemplo, será possível identificar alguns padrões que apontam o caminho que a empresa pode seguir para gerar uma solução que resolva muitos problemas relatados por eles. Essa é uma oportunidade para, simultaneamente, inovar, vender mercadorias e se firmar como uma referência de mercado.

Além dos clientes, os parceiros também devem ser consultados para que a empresa identifique pontos específicos de melhoria em suas operações. Ao identificar um gargalo apontado em um feedback com um fornecedor, os gestores têm a oportunidade de modificar determinadas práticas — e elevar sua produtividade.

10. Capacite a equipe

Ter um quadro de colaboradores capacitados, que sejam incentivados a experimentar novas ideias, é um terreno bastante apropriado para o surgimento de produtos e serviços inovadores.

Afinal de contas, o conceito de inovação está diretamente ligado à criação — como fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras se os funcionários só sabem cumprir o básico e não aprimoram os conhecimentos que já têm? Esse é um gargalo significativo para uma empresa que quer gerar mais lucros.

Por isso, cabe aos gestores investir em treinamentos e cursos para expandir a capacidade criativa do negócio. Caso essa ideia seja recebida com certa resistência em sua equipe, vale a pena argumentar que as competências adquiridas vão enriquecer os currículos desses funcionários, os preparando para os desafios do futuro.

Os desafios a serem superados para manter a inovação

Vamos conhecer alguns dos desafios que dificultam a implementação de processos inovadores dentro das empresas:

  • atração de capital para inovar: principalmente se for necessário utilizar tecnologias mais caras. Nem toda empresa tem dinheiro em caixa para financiar totalmente seus projetos inovadores. Uma alternativa é pesquisar os programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferecem crédito e subsídios para empreendedores nacionais. Consultar bancos privados e investidores individuais também é uma boa opção;
  • mudança de processos na organização: para gerar produtos e serviços inovadores, talvez seja necessário mexer na estrutura e em procedimentos enraizados. Contudo, pode haver resistência de sócios, colaboradores e stakeholders. A argumentação deve ser baseada na capacidade de gerar novas oportunidades com base na mudança de mentalidade;
  • divulgação das inovações: o seu produto pode ser o mais genial do mundo, capaz de resolver uma infinidade de problemas. Contudo, caso o público não o conheça, você corre o risco de que ele seja ignorado pelos consumidores e, na pior das hipóteses, copiado por um concorrente que o promoverá melhor que você;
  • dificuldade de reter talentos: esse problema é muito comum em empresas brasileiras que têm equipes qualificadas de tecnologia. Assim, muitos funcionários podem optar por trabalhar em países que têm uma cultura de inovação sólida, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e outros europeus. Não à toa, o Brasil ocupa somente a 49º colocação no Índice Global de Inovação, de acordo com dados de 2023.

Vale a pena notar que a inovação não é representada apenas por produtos e serviços inteiramente criados do zero. O aprimoramento de algo que o seu negócio já venda é uma maneira de transformar algo que já era comercializado — mas de uma forma que evidencie os pontos fortes e gere mais vendas.

Portanto, é possível começar devagar. Inicie com a mudança de processos dentro da rotina da empresa, modificando procedimentos de modo a adotar progressivamente algumas práticas mais modernas e que cortem desperdícios.

Poupar gastos é o primeiro passo para gerar um capital extra e investir em treinamentos e cursos para os colaboradores, por exemplo. Para se inspirar e conhecer alguns exemplos de empresas brasileiras que conseguiram superar esses desafios, confira este post.

A parceria com o Sebrae

Caso você entenda a importância de inovar, mas ainda precise de parceiros que o ajudem a mapear a rota adequada para isso, conte com o Sebrae. A nossa missão é justamente auxiliar os empreendedores na gestão e na identificação de oportunidades para fazer seus negócios crescerem.

Nossa abordagem é conjunta, por meio de capacitações, consultorias, oficinas e outros serviços para que você prospere (e inove) em seus negócios. Além disso, também ajudamos na formalização do seu empreendimento.

Depois de formalizada, uma empresa precisa encontrar modos de se estabelecer no mercado e se firmar com uma referência. Agora que você entendeu como inovar seu negócio, já sabe o que fazer para transformar a sua organização: acompanhe as tendências do mercado, invista em tecnologia e em treinamento e desenvolva uma cultura propícia para a experimentação e apresentação de novas ideias.

Empresas que queiram crescer precisam de inovação e de gestores competentes. Por isso, aproveite a visita ao blog para ler outro conteúdo relevante: 6 habilidades de liderança que você precisa desenvolver!


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