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Tue Aug 29 12:17:06 BRT 2023
Mercado e Vendas | NECESSIDADE DE CONSUMO
Negócios recorrentes: confira os benefícios e desafios

Negócios recorrentes não são nenhuma novidade: mesmo com grande destaque nos últimos anos, há algum tempo já vem sendo utilizado pelas empresas.

· Atualizado em 29/08/2023
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Apesar de os negócios recorrentes terem ganhado muita relevância nos últimos anos, especialmente pelas empresas digitais, tratam-se de um modelo de empresa que se destaca no mercado há vários anos.

Até pouco tempo atrás, por exemplo, assinatura de revistas era algo muito comum em muitas casas brasileiras. Por um preço mensal, as pessoas tinham a oportunidade de receberem periodicamente uma edição, o que traz a característica principal da recorrência: vender o produto para o mesmo cliente diversas vezes.

Neste material, você vai entender mais detalhes sobre o que é a recorrência, quais são seus diferenciais e alguns dos desafios desse modelo de negócios. Confira!

O que é negócio recorrente?

Antes de mais nada, é importante entendermos mais detalhes sobre o que se trata o negócio recorrente. Como abordamos, se referem a empresas que vendem repetidas vezes para o mesmo cliente.

Com o avanço dos negócios digitais, esse modelo também tem se destacado nos últimos anos. Afinal, são muitas as plataformas que oferecem ao cliente a oportunidade de utilizar seus serviços por meio de um pagamento contínuo. Muitas vezes não há contrato, a pessoa pode cancelar sempre que quiser.

Se você analisar quais são os produtos que hoje contrata, certamente vai se deparar com alguns exemplos. Caso queira assistir filmes e séries, há a Netflix, Amazon Prime, GloboPlay, HBO Max, entre outros. Para ouvir música de acordo com o seu perfil e estilo musical, há o Spotify e o Deezer. Todas essas empresas contam com um modelo de negócio recorrente.

Até mesmo alguns exemplos que não sejam tão recentes, como o caso de uma conta de celular. Mesmo contando com uma fidelidade por parte da empresa em alguns contratos de um certo período, trata-se de um serviço pago mensalmente que lhe permite utilizar internet, ligações, entre outros.

Hoje, o que mudou foi principalmente a forma como as empresas chegam até ao seu público por meio de seus negócios recorrentes. O pagamento é facilitado por meio de aplicativos e a tecnologia tem sido desenvolvida continuamente para oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Como funciona o modelo de negócio por recorrência?

Como abordamos, negócios recorrentes se referem àqueles nos quais as empresas oferecem a oportunidade de o cliente utilizar pelos serviços enquanto paga uma mensalidade definida previamente. Porém, deve-se levar em conta que se trata de um modelo diferente de uma conta parcelada. Quando você vende um produto e o divide de algumas vezes para o seu público, você vai fazer uma venda única com um preço previamente definido e parcelado ao longo dos meses.

O negócio recorrente não: vai continuar oferecendo o produto para o consumidor sem ter um valor final definido. Enquanto ele quiser utilizar, ele vai pagar. As renovações são periódicas.

Suponhamos que você tenha uma loja de doces típicos do estado de Pernambuco e realiza um clube de assinatura. Nesse caso, você vai encaminhar para o cliente a um preço pré-definido mensalmente uma caixa com os seus principais produtos. A pessoa que se interessar em fechar negócio vai fazer o pagamento periodicamente e receber o item. Quando ela não se interessar mais, pode cancelar a qualquer momento de acordo com o contrato firmado.

Ou seja, a partir do momento em que ela se interessa pelo clube, pode permanecer por muitos anos, sem ter um valor fechado. O que ela vai ter em mente é o preço de um mês (e, quando houver alteração de valor, normalmente é durante a renovação de contrato).

Quais são seus benefícios?

Existem muitos diferenciais de investir em negócios recorrentes. A seguir, a gente selecionou alguns dos principais com exemplos práticos para que você possa se inspirar. Confira!

Mais possibilidades de automação de pagamentos

O primeiro ponto que se destaca é uma maior possibilidade de implementar automação de pagamentos. Principalmente para quem transfere o seu negócio para o âmbito online, existe a oportunidade de atrair um número maior de clientes sem que isso afete a produtividade de seu time e traga o risco de erros.

Vamos voltar para o exemplo de uma loja de doces artesanais típicos locais. Suponhamos que essa empresa passe a vender também para outros estados, de modo que a culinária de Pernambuco possa ser valorizada em outras regiões. Com o crescimento da demanda, se não houver a automação de pagamentos típica de um negócio recorrente, as chances de erros podem ser grandes.

Nesse sentido, ao contar com ferramentas e soluções próprias para a isso, a empresa consegue ter um controle maior sobre o que é pago, o que contribui para a geração de relatórios e também para que o negócio possa contar com um planejamento mais detalhado e de acordo com a realidade.

Mais segurança

Destaca-se, ainda, o fato de que a busca por uma solução que seja específica como meio de pagamento para um negócio recorrente oferece mais segurança para o empreendimento, independentemente de seu tamanho.

Pense na sua realidade: se você faz a contratação do Spotify, conta com a cobrança de forma recorrente em um cartão de crédito. Para a empresa, isso é extremamente positivo: além de contar com a efetividade do pagamento, traz mais credibilidade ao cliente.

Especialmente se você deseja expandir o seu negócio e garantir que mais pessoas conheçam os seus produtos e serviços, é necessário que a pessoa se interesse pela sua marca ao mesmo tempo em que confia no empreendimento para inserir os seus dados ou fazer qualquer tipo de compra. Assim, as chances de obter resultados mais efetivos aumentam consideravelmente.

Facilidade de mensuração

Vamos imaginar dois exemplos distintos. No primeiro, um negócio 100% tradicional. Ao longo do tempo, ele tem a possibilidade de fazer relatórios de acordo com dados do mesmo período do ano anterior. Exemplo: o mês das mães particularmente há um aumento de vendas devido a um contexto da empresa no mesmo período de outros anos.

Porém, mesmo com um levantamento e uma projeção para aquele período, nem sempre há como firmar com precisão qual será o ganho para aquele ano, certo? Pode ser que venda mais, mas também existem os riscos de as vendas serem bem menores.

No caso dos negócios recorrentes, há facilidade de mensuração. Se você conta com 30 clientes em sua carteira que fazem o pagamento mensal, tem a clareza de que naquele período terá o pagamento desses 30 clientes. Assim, o investimento a ser feito no empreendimento pode ser focado de acordo com a realidade, além de a saúde financeira da empresa se tornar mais estável.

Redução da inadimplência

Principalmente para quem opta por contar com uma ferramenta ou solução que garante a cobrança automática dos seus clientes inadimplentes, há redução significativamente da inadimplência. Se o cliente insere um cartão de crédito mas ele não conta com limite para o pagamento, isso facilmente é identificado pela empresa. Com isso, há a possibilidade de cortar provisoriamente a parceria até que aquele usuário se regularize.

Em um negócio com foco no tradicional, quando há clientes devedores, certamente há um grande esforço por parte da equipe para garantir que aquelas pessoas estejam em dia com as suas obrigações. Além disso, há pouca previsibilidade de receita, uma vez que não necessariamente há a certeza de que o usuário vai quitar a dívida.

Mais controle de estoque

Esse é um dos diferenciais de negócios recorrentes que não pode ser deixado de lado. Quando há um número previamente firmado de pessoas que se interessam pelos seus produtos e que vão adquirir ao longo do mês, há um melhor controle das mercadorias de sua loja. Com isso, os riscos de faltar algo são bem pequenos, sendo esse mais um aspecto que contribui para a credibilidade de seu empreendimento.

Ao longo das semanas, quando a gestão identifica que mais pessoas se interessaram em entrar na recorrência, já entende qual será o volume de itens necessários para suprir com essa demanda. Ou seja, terá auxílio no planejamento financeiro, vai haver prevenção contra prejuízo, ao mesmo tempo em que a gestão de fornecedores será mais efetiva (e trará garantia de entrega para quem fechou negócio na data e hora marcada).

Crescimento sustentável

Crescimento sustentável é outro aspecto extremamente impactante de um negócio recorrente. De nada adianta o seu empreendimento se dar muito bem na divulgação e no marketing de um produto se não conta com uma equipe que consegue absorver a demanda e nem mesmo há produtos o suficiente para atender a todas as solicitações.

Com previsibilidade, você tem a possibilidade de crescer o número de pessoas em sua base sem prejudicar o orçamento da empresa, além de garantir que o seu time realmente entenda o grau de complexidade das entregas e trace um plano de ação para que todas as pessoas consigam receber seus produtos.

Quais seus desafios?

São alguns desafios que podem ser observados em negócios recorrentes. Mencionamos, por exemplo:

  • fazer com que a equipe, especialmente a gestão, entenda as principais características desse modelo de negócios e o que é preciso ser feito para que o empreendimento possa crescer e se desenvolver de forma mais efetiva;
  • entender as particularidades de seu público para garantir que ele realmente se interessa pela recorrência, bem como identificar quais seriam os canais de divulgação que mais trariam efetividade para que o negócio ampliasse a sua base de clientes;
  • oferecer um produto ou serviço de alta qualidade, mesmo que a demanda aumente consideravelmente devido à credibilidade transmitida aos seus clientes e prospects;
  • conhecer os diferentes canais de comunicação, garantir uma linguagem que atenda ao seu público e consiga alcançar as metas previamente estabelecidas;
  • garantir que os clientes já conquistados também possam utilizar o modelo recorrente e garantir que a nova proposta (se a empresa já exercia as atividades de forma tradicional) esteja alinhada ao que sempre se propôs a entregar para o seu público, entre outros.

Como superá-los?

Para superar esses desafios, antes de mais nada é interessante entender se o seu negócio tem demanda para se tornar recorrente. Mesmo com o amplo crescimento do modelo nos últimos anos, nem sempre vai se encaixar em todas as realidades e com diferentes perfis de público.

Além disso, independentemente do seu nicho de atuação, do produto e serviços oferecidos, é importante contar com a escolha de precificação de acordo com o interesse de seus clientes. Existe, por exemplo, a precificação fixa, com um valor pré-estabelecido de planos e assinaturas.

Também há precificação por camadas, de modo que ofereça diferentes possibilidades ao cliente para que ele escolha aquele que melhor atenda à sua realidade. É muito comum, por exemplo, em streamings: quanto mais pessoas estiverem inseridas no plano, maior será o preço.

Por fim, é sempre interessante que o negócio conte com ferramentas e soluções específicas para as suas estratégias. Isso contribui para automatizar processos e garantir mais efetividade nas entregas.

Quais exemplos de negócios recorrentes?

Além das plataformas de streaming já mencionadas ao longo deste material, existem outras marcas que também utilizam do pagamento recorrente como uma das principais formas de atrair clientes e prospects. Existem os clubes de assinatura, por exemplo. Também há as soluções e ferramentas de empresas SaaS. O cliente, nesse caso, vai contratar uma tecnologia, fazer um contrato dentro de um período e utilizá-lo enquanto considerar que aquele produto gera valor para os seus resultados.

Outros exemplos de negócios recorrentes:

  • Software as a Service, ou SaaS, que são empresas que realizam um contrato com outras para que utilize a ferramenta por determinado período;
  • projetos educacionais, nos quais o aluno tem contato com uma gama de materiais para estudo enquanto ele se interessar pelo serviço;
  • estacionamentos, no qual as pessoas podem pagar uma mensalidade para utilizar o espaço;
  • academias; entre outros.

Um aspecto que todas essas empresas têm em comum está relacionado à automatização de pagamentos. Você consegue quitar o que foi acordado (seja mensalidade ou até mesmo um pagamento anual recorrente) sem dificuldades. Como abordamos, contribui para que a empresa tenha mais segurança ao mesmo tempo que transmite credibilidade.

Nesse sentido, seja qual for o tamanho do seu negócio, certamente tem soluções que atendem às suas necessidades.

Neste material, você entendeu um pouco mais sobre negócios recorrentes, seus diferenciais e desafios. Sempre leve em consideração as particularidades de seu público, uma vez que isso vai refletir de forma direta nos resultados da empresa e na satisfação de seus clientes.

Se você deseja implementar práticas e estratégias para melhorar a gestão de seu negócio, é só continuar em nosso site e acompanhar outro material que produzimos.


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