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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Personal organizer: saiba como se destacar profissionalmente

Veja por que o serviço de organizador de ambientes está em alta e pode ser uma boa oportunidade de negócio!

· Atualizado em 19/09/2024
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Muitos brasileiros estão em busca de áreas do mercado nas quais possam empreender, inovar com serviços exclusivos e, com o tempo, se consolidar perante o público. Um desses segmentos que tem chamado a atenção é o do personal organizer — no bom português, organizador pessoal.

Neste post, você vai conhecer mais sobre essa atividade, entendendo não apenas quais serviços ela oferece, como também as tendências para os profissionais que a exercem. Além disso, ainda compartilhamos algumas das principais estratégias para fazer crescer sua marca no ramo e atrair mais clientes. Confira!

O que faz um personal organizer?

O serviço prestado por esse profissional é o de organização, visando mais funcionalidade, otimização de espaço, praticidade na rotina, potencialização da decoração e bem-estar.

Em geral, ele atua mais em ambientes residenciais, seja ajustando e readaptando todo o imóvel ou focando em cômodos específicos (como quartos, cozinhas e áreas de serviço). Há também aquele especialista em organização que presta assessoria exclusiva para arrumar e sistematizar guarda-roupas e closets.

Personalizando assim a disposição das peças e deixando os itens de vestuário pré-combinados conforme as demandas semanais de visual dos clientes. Algo que faz diferença para quem trabalha com imagem, como modelos, artistas, influenciadores digitais, personalidades da mídia, entre outros.

Além disso, há indivíduos que trabalham na área como organizadores de ambientes comerciais. É o caso de escritórios, consultórios particulares, lojas, agências e afins. Nesses lugares, o profissional planeja não só a organização, mas também soluções que aumentem o conforto e a ergonomia para os colaboradores do estabelecimento.

Como está o mercado de personal organizing?

Quem escolhe atuar no ramo encontra oportunidades de trabalho com clientes de diferentes perfis (classe, gênero, idade, tipo de moradia), mas com uma necessidade em comum. Isso porque se tratam de indivíduos que não dispõem de tempo livre para se dedicar como gostariam à organização do lar.

Afinal, a rotina é tomada por trabalho, estudo, compromissos sociais e familiares. Portanto, o personal organizer entra em cena para solucionar esse problema. Em uma matéria de 2019, o portal IG mostrou que o setor movimentou cerca de R$ 10 bilhões no cenário nacional.

Isso ressalta como esse tipo de serviço vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e se expandindo para outras demandas, como suporte na arrumação de vestuário, organização de espaços comerciais, otimização de organização em processos de mudanças e redecorações do lar etc.

Quais as tendências para personal organizer?

Entre as tendências para profissional organizer se destaca o trabalho voltado para aumentar a acessibilidade dos cômodos para pessoas com limitações ou mesmo deficiências físicas, motoras e mentais. Ele altera a disposição do ambiente e compartilha soluções de ordenação de móveis, objetos e itens decorativos para facilitar a vida de todos os moradores.

Um segundo exemplo é a contratação de profissionais especialistas em organização de espaços compactos, como os de apartamentos com metragem inferior a 60m². Afinal, muitos brasileiros lidam com dificuldade para aproveitar melhor os ambientes, torná-los multifuncionais e adotar um décor minimalista. Portanto, o organizer personal auxilia nessa tarefa, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Uma terceira tendência é a organização e estruturação dos cômodos de forma a tornar a residência mais sustentável. Para isso, o profissional traz estratégias de reaproveitamento de itens domésticos e o uso de recursos tecnológicos que reduzam desperdícios e, inclusive, impactos ambientais.

Como construir bons relacionamentos?

Para fortalecer o relacionamento com os clientes, há algumas ações que podem ser empregadas na sua prestação de serviço. Por exemplo, exercite uma comunicação eficaz sobre que atividades realiza, bem como prazos, valores cobrados e resultados esperados.

Fora isso, disponibilize a personalização de tarefas conforme o tamanho da residência, o tipo de ambiente ou a contratação de um pacote de serviços. Isso torna o leque de opções mais extenso para o consumidor.

Por fim, mantenha o contato com o público mesmo após a finalização do trabalho. Essa parte é importante para receber feedbacks e fidelizar essas pessoas pela atenção e cuidado com o cliente.

Como melhorar o posicionamento nas redes sociais?

As redes sociais são uma das principais vitrines para profissionais que querem divulgar o serviço que realizam na internet. Afinal, além de produzir conteúdo especializado sobre personal organizing, você pode realizar anúncios para se promover na sua região. Por isso, é importante melhorar e consolidar a sua imagem nas plataformas. Para tanto, invista nos seguintes passos:

  • crie uma identidade visual unificada nas redes sociais em que está presente;
  • tenha perfis comerciais para você ter estatísticas e insights sobre seguidores, desempenho de postagens, engajamento e afins;
  • faça uso dos recursos das plataformas, como botões de ação, banners e links de contato;
  • impulsione semanalmente seus conteúdos para alcançar um público maior;
  • publique conteúdo relevante para o seu público (como dicas de organização e personalização do lar);
  • interaja regularmente com o público em publicações, stories e mensagens.

Como conseguir parcerias estratégicas?

A primeira dica é contatar profissionais da área que estão em evidência nas redes sociais e realizam parcerias para divulgação. Afinal, esse tipo de indicação ajuda a atrair público para o seu serviço. Uma segunda sugestão é participar de eventos de personal organizers. Essa é uma forma estratégica de fazer networking para conhecer projetos dos quais você pode participar para se autopromover.

Como o personal organizer pode se destacar no mercado?

Uma estratégia importante para o seu negócio é montar um portfólio de serviços com imagens e, inclusive, depoimentos de outros clientes mostrando o resultado do seu trabalho e a satisfação deles. Assim, você tem um material profissional e atual para apresentar aos clientes que entram em contato, além de conteúdo para promover nas redes sociais.

Ao longo do post, mostramos que um personal organizer é uma área em ascensão justamente por prestar um serviço que supre necessidades de muitos trabalhadores modernos com a rotina corrida: ambientes e itens pessoais bem-arrumados, ordenados e personalizados.

Por isso, é importante saber se promover, especialmente na internet, para fortalecer uma imagem de autoridade no assunto e aumentar a clientela. Portanto, siga nossas estratégias e impulsione sua marca!

Gostou do post e quer saber mais sobre como atuar na área? Então veja o conteúdo que preparamos sobre como montar um serviço de organizador de ambientes!


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