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Tue Feb 07 16:10:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Saiba como começar a fazer anúncios no Instagram para vender mais

Atualmente, as redes sociais representam um dos pontos de venda principais, inclusive, demandando um baixo investimento, a exemplo dos anúncios no Instagram.

· Atualizado em 07/02/2023
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Contabilizando mais de 122 milhões de usuários em 2022, o Instagram tem uma das maiores audiências em comparação a outras redes sociais, o que o torna uma das melhores mídias para vender produtos e serviços. Afinal, os perfis empresariais permitem que as organizações estabeleçam vínculos orgânicos com o seu público-alvo, favorecendo diretamente os resultados das estratégias de marketing.

No entanto, com tantas empresas buscando garantir a sua presença digital na plataforma, a inovação é a palavra-chave para ganhar mais visibilidade. Nesse contexto, entra o Instagram Ads, que permite criar anúncios no Instagram. Quer entender a ferramenta mais a fundo e conferir um passo a passo para utilizá-la? Continue a leitura!

O que é o Instagram Ads?

De forma simples, o Instagram Ads é um meio de veiculação de anúncios em diversos formatos — como vídeos, imagens, carrossel com sequências de vídeos e/ou fotos etc. — nessa rede social (tanto nos Stories quanto no feed) e que pode ser utilizado para gerar conversões, cliques, acessos ao perfil da marca ou à loja virtual e muito mais. Os objetivos podem ser diversos e, normalmente, abrangem:

  • a consideração, em que o foco principal é prospectar clientes, conquistando os usuários interessados pela solução e/ou pelo segmento de atuação do negócio, de maneira que os anúncios despertem a curiosidade em saber mais a respeito do que é oferecido pela companhia;
  • o reconhecimento de marca, em que o objetivo é elevar o alcance da empresa, atingindo um número maior de pessoas que compõem o seu público-alvo;
  • a conversão, que visa a aumentar as vendas, levando tráfego para o site — preferencialmente para a loja virtual.

Por que o mercado tem explorado tanto essa ferramenta?

De acordo com dados divulgados pelo Hootsuite, nos dias de hoje, mais de 30% dos usuários do Instagram afirmam que adquirem produtos a partir de anúncios veiculados na plataforma. Logo, utilizar o Instagram Ads para tornar a sua marca ainda mais conhecida no mercado é uma aposta certeira e que promove uma série de vantagens, como as elencadas a seguir.

Aumento da visibilidade

Como dito, a criação de anúncios no Instagram aumenta expressivamente o poder de alcance das publicações, assegurando que as postagens na plataforma cheguem a potenciais clientes. Consequentemente, um número maior de visualizações permite a elevação do engajamento, o que reverbera na lucratividade do seu negócio.

Acesso à mensuração dos resultados

A mensuração dos resultados é indispensável para monitorar a eficiência dos esforços empregados nos seus anúncios, e o Instagram Ads disponibiliza dados completos e de fácil compreensão para que você avalie o (in)sucesso das suas campanhas.

Por meio deles, torna-se viável acompanhar todas as informações relativas aos investimentos feitos e ao desempenho dos anúncios, o que o auxiliará a alinhar as suas estratégias ao longo do tempo, ajustando eventuais detalhes e melhorando os resultados.

Aumento da interação com o público-alvo

O comportamento dos consumidores vem mudando. Cada vez mais, eles vêm se tornando exigentes no que diz respeito às experiências com os serviços e os produtos oferecidos pelas marcas. Nesse contexto, ter um diferencial em relação a outras empresas revela-se essencial para ganhar destaque em meio aos concorrentes.

Assim, é interessante destacar que os anúncios no Instagram, além de ajudarem a conquistar a fidelização da audiência, têm como um dos propósitos a socialização, o que os torna excelentes recursos para estreitar a relação com os clientes. Dessa forma, mesmo quando as suas publicações não gerarem uma conversão, é possível aproveitá-las como uma oportunidade de nutrir o relacionamento com potenciais consumidores.

Qual é o passo a passo para a criação de anúncios no Instagram?

Vivemos uma era de transformação digital, e é inegável que a tecnologia verdadeiramente revolucionou o modo como as empresas atuam no mercado. Sendo assim, contar com a ferramenta ideal pode maximizar o retorno sobre os seus investimentos e auxiliá-lo a alcançar melhores resultados.

Para ajudá-lo nessa jornada, a seguir, listamos um passo a passo para a criação de anúncios no Instagram. Confira:

  • acesse o perfil da sua empresa no próprio aplicativo da rede social;
  • clique em "Ferramentas de anúncios";
  • selecione a publicação que você deseja veicular e clique em "Avançar", no canto superior direito;
  • aproveite para vincular o seu perfil do Facebook à plataforma, caso ainda não tenha feito isso;
  • configure o seu público conforme os recursos disponíveis;
  • estabeleça o orçamento — quanto você deseja gastar por dia e por qual intervalo de tempo — e a distribuição, clicando, em seguida, no botão "Avançar";
  • toque em "Criar promoção" e, após a análise, se tudo estiver certo, a sua campanha ficará disponível na rede social.

No entanto, além de seguir esses passos, é importante que você tome outros cuidados ao decidir anunciar no Instagram Ads, a exemplo de:

  • definir metas claras, já que o planejamento trará mais clareza quanto à sua estratégia de marketing e, inclusive, acerca de eventuais ajustes que podem ser necessários se os resultados alcançados não forem os esperados;
  • ser cuidadoso com a identidade visual dos anúncios no Instagram, mantendo as diretrizes de cores e tipografia em todo o ambiente online;
  • ter um site institucional com um design responsivo, que se adapte perfeitamente a qualquer tipo de dispositivo, como tablet, smartphone, desktop etc.;
  • investir em tópicos que realmente importam, estudando previamente que tipo de público você deseja alcançar e, a partir disso, o que essas pessoas desejam consumir.

Como se pôde ver, os anúncios no Instagram são excelentes recursos para elevar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, impactar positivamente as suas vendas e a sua receita. Além disso, ao investir em estratégias de marketing digital, torna-se mais fácil destacar a relevância da sua empresa no mercado atualmente competitivo que vivemos.

Agora, aproveitando o gancho, que tal conferir também o nosso vídeo que explica por que a parceria com os seus stakeholders representa uma estratégia poderosa que poderá viabilizar um diferencial perante os seus concorrentes em um mercado competitivo? Vamos lá!

 


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