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Tue Feb 07 10:25:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
TikTok Business: como utilizar a ferramenta para vender mais

O TikTok Business tem um funcionamento simples, intuitivo e ainda pode alavancar as vendas do seu negócio!

· 07/02/2023 · Atualizado em 07/02/2023
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O TikTok Business é uma ferramenta incrível por sua facilidade em criar e editar vídeos. O seu funcionamento é simples e intuitivo. Basta usar a criatividade para que o algoritmo entenda que o seu conteúdo é relevante, mostrando-o, assim, para uma quantidade maior de pessoas.

Muito mais que um aplicativo de vídeos curtos, o TikTok Business já é considerado uma ferramenta promissora para os negócios. Ela atrai a atenção das pessoas, agrega criatividade, gera engajamento, provoca emoções e, inclusive, permite que a empresa se aproxime dos seus clientes. Por tudo isso, é uma rede social que vem crescendo e revolucionando o mercado.

O segredo para o sucesso é saber usar a ferramenta. Com a estratégia de divulgar o conteúdo para a maior quantidade de pessoas, sua empresa ganha espaço dentro do seu nicho, e, inclusive, garante o reconhecimento da marca sem gastar muito com campanhas de publicidade.

No entanto, é preciso uma comunicação eficaz e pensada para o público que está presente nessa rede social.

Neste post, vamos abordar vários pontos interessantes sobre como utilizar o TikTok Business de forma inteligente para vender mais para sua empresa. Gostou da ideia? Aproveite para reservar aquele cafezinho e conferir a leitura!

Funil de vendas convencional X Tendências do TikTok Business

As empresas que se valem ainda do antigo funil de vendas estão desatualizadas e sujeitas ao fracasso. Com as novas tendências de mercado, temos pessoas, compras e entretenimento acontecendo ao mesmo tempo e no mesmo espaço.

É nesse formato que os consumidores vão do topo ao fundo do funil para efetuar suas compras de uma maneira bem dinâmica e atrativa. Vale destacar que nesse novo modelo o consumidor passa, a todo instante, nos diferentes estágios da jornada de compra na perspectiva de atender seus desejos e reais necessidades.

Comparando tudo isso ao funil tradicional, a pessoa faria apenas compras únicas. Contudo, esse formato impede que a empresa estabeleça conexões mais duradouras com os seus potenciais clientes.

Falando em tendências, temos o TikTok Business, que já é uma realidade. É uma plataforma onde encontramos entretenimento e comércio. É lá onde as marcas se conectam com seus potenciais clientes, impulsionam suas vendas e atingem o sucesso em seus empreendimentos.

Vale ressaltar que essa mudança tem gerado fortes impactos, transformações no funil de vendas e na forma de consumo.

Loop do TikTok Business

Você já conhece o loop do TikTok Business? É a junção de comércio com diversão. É lá que as marcas criam experiências de consumo que envolvem o cliente e, inclusive, tornam as compras mais emocionantes e divertidas.

Esse movimento é impulsionado pela criatividade e a vontade de participar da comunidade TikTok. É bom destacar que essa conexão gera:

  • oportunidades para a marca;
  • novas experiências de consumo com o envolvimento do cliente;
  • engajamento com o público;
  • maior volume de vendas.

É bom lembrar, ainda, que o loop infinito do TikTok Business é também movido pela vontade de descobrir algo novo. Nesse sentido, estudos já comprovam que as pessoas que usam a plataforma estão mais dispostas a comprarem produtos ou serviços que descobriram na plataforma. Isso representa um forte impacto na jornada de compras.

Portanto, quando as pessoas percebem que determinadas marcas são autênticas no TikTok, elas se mostram mais motivadas com a marca. O que isso quer dizer? Que elas estão mais dispostas a gastar muito mais dinheiro quando a plataforma faz parte da sua jornada de compra.

Passo a passo para usar o TikTok Business e vender mais

O TikTok Business é uma ferramenta incrível por sua facilidade em criar e editar vídeos. O seu funcionamento é simples e intuitivo. Basta usar a criatividade para que o algoritmo entenda que o seu conteúdo é relevante, mostrando-o, assim, para uma quantidade maior de pessoas.

Nesse sentido, vale destacar outro ponto: havendo um bom engajamento do público, a sua empresa passa a ser reconhecida no mercado e, certamente, aumentam-se as chances de vendas para o seu potencial cliente. No entanto, para que tudo isso aconteça, é bom usar as estratégias certas. Quer saber quais são? Conheça agora!

Entenda o seu público

Antes de desenhar a estratégia da sua empresa para o TikTok Business, é preciso entender quem é o seu público. Após essa definição, você terá uma ideia se essa rede social é relevante ou não para o seu negócio. Se a resposta for sim, dá para garantir o potencial da ferramenta para prospectar, captar, fidelizar os seus clientes e maximizar as vendas.

Use SEO

O TikTok Business é utilizado como um mecanismo de pesquisa semelhante ao Google. Sendo assim, é um incrível recurso para você utilizar o SEO nos seus conteúdos.

Quer testar? Pesquise por Clínicas PET em São Paulo. Em frações de segundos, você tem acesso à conteúdos com várias opções de clínicas, dicas e muito mais informações em vídeos de curta duração.

Faça parcerias

Aqui, uma perguntinha é importante: como você quer posicionar a sua marca no mercado? Já tem a resposta? Aproveite e faça parcerias para alcançar possíveis clientes que não estavam no seu radar. Elas funcionam superbem com influenciadores ou outras empresas do mesmo nicho do seu negócio.

Vale destacar que essa estratégia é interessante para construir relacionamentos e, sobretudo, um desenvolvimento saudável e lucrativo para a sua organização.

Crie anúncios

Você pode usar o TikTok Business para alavancar suas vendas e prospectar novos clientes de uma forma simples, fácil e segura. É só criar anúncios e impulsioná-los com o objetivo de atingir mais pessoas interessadas em seu negócio. Tudo isso pode ser feito na plataforma, dentro do Lead Ads da ferramenta.

Para dar início ao processo, é só criar uma conta, definir os objetivos da campanha, segmentar o público de seu interesse e estabelecer um orçamento mínimo.

Vantagens de utilizar o TikTok Business para vender mais

Você, empreendedor, já percebeu que o TikTok Business é uma poderosa ferramenta que potencializa os seus negócios, certo? Sendo assim, é importante entender como essa plataforma deve ser usada para garantir todas as vantagens que ela pode proporcionar para a sua marca. Aproveite e confira!

Público bastante diversificado

Os usuários dessa rede social são conhecidos como a famosa geração Z, pois as idades variam entre 16 a 24 anos. No entanto, a boa notícia é que essa plataforma não é mais exclusiva para esse público jovem. Na verdade, muitas pessoas de várias faixas etárias já interagem com a ferramenta todos os dias.

Dito isso, o que podemos entender? Que o TikTok Business já é uma plataforma relevante para todas as empresas, pois podem contar com um público bastante diversificado.

É lá que temos potenciais clientes, ou seja, as pessoas certas interessadas em suas soluções, produtos ou serviços. Portanto, elas precisam ser alcançadas, de forma atrativa, com o poder da ferramenta.

Plataforma acessível e facilitada

Pode-se entender o TikTok Business como uma solução perfeita para facilitar a vida do empreendedor com interesse em anunciar seus produtos e serviços por meio de soluções eficazes.

A plataforma foi desenvolvida de uma forma simples e prática para gerar facilidade. Por isso, mesmo que você não tenha um bom conhecimento no digital, dá para usar, tranquilamente, o TikTok Business.

Para facilitar a sua vida, na plataforma existem duas modalidades. Uma é a simplificada, e a outra é personalizada. O objetivo é garantir o acesso de todas as pessoas, com qualquer nível de conhecimento, para gerenciarem anúncios criativos, relevantes e que gerem excelentes resultados para as suas organizações.

Percepção da sua marca

A plataforma TikTok Business permite criar vídeos criativos com o objetivo de viralizar e gerar muito engajamento. Sendo assim, dá para criar anúncios interessantes com base nas principais tendências da rede e, sobretudo, com a possibilidade de atingir o maior número de pessoas com a viralização.

Mas como é possível garantir essa vantagem para o seu negócio? Basta criar conteúdos criativos, por meio do uso de hashtags e palavras-chave otimizadas. Logo, os seus anúncios terão grandes chances de atingir um bom volume de visualizações. Além disso, é muito provável que eles apareçam no story ou feed da sua audiência.

Segmentação do público

O TikTok tem um público diversificado, permitindo que diversas empresas tenham acesso a essas pessoas. Logo, a segmentação é uma incrível vantagem para anunciar nessa gigantesca rede social. Por isso, saiba o que você ganha com isso:

  • é possível determinar o público que será impactado com os seus anúncios;
  • dá para escolher gênero, idade, região e interesses de quem vai receber o anúncio;
  • se você não sabe fazer a segmentação, o algoritmo entrega os anúncios para quem tem interesse em sua solução;
  • há a possibilidade de transformar o dinheiro investido em usuários engajados e potenciais clientes.

Algoritmo otimizado

Falar em algoritmo otimizado é entender que o seu conteúdo vai ser entregue para a pessoa certa e no momento mais indicado. Isso é algo imprescindível para o seu negócio. Portanto, essa vantagem lhe garante mais outros benefícios:

  • suas postagens e anúncios atingem um público cada vez maior e relevante para sua empresa;
  • há maior interação das pessoas e o aumento de vendas;
  • garantia de retorno satisfatório sobre o investimento feito em anúncios pagos.

É imprescindível que o empreendedor saiba utilizar o TikTok Business em sua empresa. Não existe mistério! Essa ferramenta é perfeita para aumentar as vendas, bem como se comunicar de maneira eficaz com o consumidor interessado nos seus produtos ou serviços.

No entanto, para que tudo possa dar certo, é válido otimizar as estratégias, tornando-as mais adequadas ao seu empreendimento.

Você curtiu a ideia deste texto? É só continuar sua visita ao nosso site. Aproveite também para ler o post “Como utilizar o TikTok a favor do seu negócio” para alavancar ainda mais as vendas dos seus produtos e serviços. Sucessos em sua jornada empreendedora!


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