this is an h1

this is an h2

Tue Dec 17 11:28:25 BRT 2024
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Turismo de negócios: saiba como atrair e fidelizar clientes

As melhores práticas para atrair e fidelizar clientes corporativos.

· Atualizado em 17/12/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O segmento de turismo é muito amplo e inclui os mais variados tipos de clientes. Nesse cenário, nós temos o turismo de negócios, uma modalidade que fatura bilhões todos os anos e tem uma forte tendência de crescimento para o futuro.

Com o aumento da globalização, as empresas estão buscando cada vez mais oportunidades fora dos limites de seus estados e até mesmo do país. Isso abre um leque de possibilidades para novos serviços e soluções personalizadas a serem oferecidas para esses consumidores.

Neste artigo, vamos explicar o funcionamento do turismo corporativo, seus benefícios e como oferecer a melhor experiência para seus clientes, conforme as tendências do setor. Acompanhe!

O que é o turismo de negócios?

Como o próprio nome sugere, esse é um serviço que envolve a organização de viagens e eventos que têm objetivos profissionais. Nesse caso, pode ser uma convenção fora da cidade ou do país, confraternizações, seminários, entre outros.

Esse tipo de serviço é considerado um dos pilares da indústria de turismo. Segundo dados oficiais do governo brasileiro, em 2023 o mercado bateu um recorde, fechando o ano com um faturamento de R$ 13,5 bilhões. Logo, é uma área que pode proporcionar uma excelente oportunidade de crescimento e expansão para a sua empresa.

Quais são as vantagens de trabalhar com turismo de negócios?

Se você deseja atuar com o turismo corporativo, saiba que é possível obter muitos benefícios. As vantagens que listamos abaixo impactarão positivamente seu faturamento e a lucratividade. Confira!

Possibilidade de obter demanda contínua

As viagens de lazer, que você também pode explorar, dependem muito dos períodos de alta temporada, como férias e feriados. Por outro lado, o turismo de negócios acontece durante o ano todo.

Diariamente, empresários e colaboradores estão cruzando o país para participarem de reuniões, feiras e eventos corporativos. Isso permite que a sua empresa tenha um fluxo constante e regular de clientes, sem depender da sazonalidade dos meses do ano.

Ticket médio elevado

Geralmente, quem viaja a negócios não faz as reservas de hotel ou compra de passagens com tanta antecedência como as pessoas que viajam a lazer. Por isso, é comum que viagens corporativas tenham orçamentos maiores.

Além disso, muitas empresas estão dispostas a investir um pouco mais para garantir o conforto e conveniência de seus colaboradores. Pacotes com preços elevados tendem a gerar uma rentabilidade maior para a agência ou organizadora do evento.

Ampliação do portfólio de serviços

Não há dúvidas de que atuar em inúmeras frentes de negócios pode ser desafiador e, em muitos casos, prejudicial para o negócio. Por outro lado, focar apenas no lazer limita bastante o seu potencial de faturamento.

Nesse sentido, o turismo de negócios pode ser uma alternativa interessante. Esse segmento permite utilizar a estrutura que você já tem para ampliar — de forma controlada, sustentável e lucrativa — o seu portfólio de serviços.

Quais são as principais tendências para o turismo corporativo?

Estamos vivenciando um momento em que quase todos os ramos de atuação estão passando por mudanças significativas, proporcionadas pelas principais inovações tecnológicas e o aumento da exigência por parte dos usuários.

Para atrair clientes e fidelizá-los, você precisa oferecer serviços que estejam alinhados às maiores tendências do setor de turismo de negócios. Saiba mais nos próximos tópicos!

Locação de espaços para a promoção de eventos empresariais

O turismo de negócios vai além de promover viagens. Atualmente, as empresas também procuram serviços que incluem o aluguel de espaços para a promoção dos eventos. Isso inclui salas de reuniões, auditórios, e áreas de workshops.

Ou seja, esses clientes buscam ambientes flexíveis e facilmente adaptáveis às diversas necessidades que podem surgir.

Conforto e bem-estar para colaboradores

Outra tendência muito marcante é a preocupação com a experiência do usuário. As empresas estão mais exigentes quanto ao conforto, à comodidade e à segurança que são oferecidos aos seus colaboradores.

Logo, o bem-estar do viajante deve ser uma prioridade no curto e médio prazo. Hotéis e serviços de transporte que oferecem camas de qualidade, poltronas espaçosas e um atendimento atencioso, ganham a preferência de empresas e profissionais.

Facilidades e conveniência

Com a correria do dia a dia, ninguém tem mais tempo a perder. Quem viaja a negócios ou está participando de algum evento não pode perder tempo travado com burocracias em hotéis, serviços de transporte ou na entrada de algum evento.

Nesse sentido, soluções como check-in automático, translado facilitado e suporte durante toda a viagem são altamente valorizados pelos empresários e profissionais. Aqui também entra a importância do fornecimento de Wi-Fi de alta velocidade e equipamentos tecnológicos modernos que facilitam a vida do cliente durante a viagem.

Flexibilidade

A capacidade de adaptar pacotes e serviços às necessidades específicas de cada empresa ou viajante também é uma tendência em alta. Afinal, mudanças de última hora e solicitações personalizadas são muito comuns no turismo de negócios e você precisa estar pronto para atender a todas elas.

Atividades de networking

Por fim, para se destacar nesse mercado, atrair e fidelizar clientes, você precisa criar um ambiente que favoreça a troca de experiências e atividades de networking. Esses momentos permitem que os viajantes corporativos ampliem as conexões profissionais enquanto participam da viagem.

Se as suas soluções oferecem essa oportunidade, é natural que os colaboradores associam sua empresa às boas oportunidades. Logo, sempre que precisarem de algum serviço relacionado ao turismo de negócios, eles recorrerão a você.

Quais são as estratégias de marketing que podem ser utilizadas?

O marketing para alcançar clientes no setor corporativo é bem diferente do turismo de lazer. O foco deve ser apresentar ao usuário todos os benefícios que a sua empresa pode oferecer e, principalmente, a forma como ela atende as demandas e tendências do setor.

Isso pode ser feito com o uso do marketing digital, com plataformas já conhecidas pela maioria das pessoas, tais como Google Ads, Facebook, Instagram e até mesmo o TikTok. Mas, nesse caso, nós também temos que destacar o importante papel do LinkedIn.

Essa rede permite à sua empresa se conectar diretamente com profissionais e empresários interessados no turismo de negócios. Ter um bom perfil pode contribuir bastante para o trabalho de marketing, facilitando a chegada de usuários interessados em seus serviços.

A presença online deve ser o foco das estratégias do seu negócio. Mas o marketing tradicional também pode trazer bons resultados em seus esforços de divulgação. Você pode participar de feiras, workshops e outros eventos que contam com a presença de empresários de vários setores. Assim, é possível aumentar a visibilidade da sua marca, firmar parcerias e fazer networking.

Conquistar o mercado do turismo de negócios é uma jornada que exige estratégia, inovação e atenção aos detalhes. É importante lembrar que você está lidando com clientes extremamente exigentes e que têm uma ampla rede de contatos. Prestar um bom serviço pode abrir portas para a chegada de novos consumidores, o que impactará diretamente no crescimento do seu negócio.

Se você gostou dessas informações e tem interesse em ingressar nessa área, podemos ajudar! Entre em contato com o Sebrae/PE e comece hoje a conquistar o seu espaço no mercado.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?