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Wed Jun 13 09:52:11 BRT 2018
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
Perfil Socioeconômico e dos Pequenos Negócios em Pimenta Bueno

Confira o resultado de pesquisas de dados secundários sobre Pimenta Bueno/RO para subsidiar o planejamento de ações do Sebrae no município.

· 21/08/2017 · Atualizado em 13/06/2018
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1.APRESENTAÇÃO

As diretrizes que orientam o atendimento e o relacionamento no Sistema Sebrae são:

  • Buscar a melhoria da competitividade de cada cliente a partir da identificação de suas necessidades específicas.
  • Buscar, por meio do atendimento segmentado, a elevação da competitividade de segmentos estratégicos que retratem tendências e oportunidades para os pequenos negócios e potenciais empresários.
  • Definir e utilizar os critérios de segmentação do público e de estabelecimento de metas, de modo a favorecer a integração dos diversos atores do atendimento.
  • Executar as diversas ações de atendimento e relacionamento de forma integrada, para que o cliente perceba o Sebrae como uma única instituição que entrega conhecimento por meio de soluções compostas por produtos e serviços.
  • Proporcionar atendimento presencial, especializado e personalizado.
  • Priorizar o atendimento remoto para facilitar o acesso e o uso das soluções Sebrae pelo cliente.
  • Avaliar de forma contínua os processos de atendimento e relacionamento, do ponto de vista de sua efetividade e qualidade, por meio de métricas e indicadores.

Dessa forma, o levantamento de informações que caracterizem da melhor forma possível os pequenos negócios é fundamental para que o Sebrae alcance dois de seus objetivos estratégicos: “ter um atendimento de excelência com foco no resultado para o cliente” e “ter excelência no desenvolvimento de produtos, serviços e canais de comunicação e atendimento adequado aos segmentos de clientes”.

Assim, este documento apresenta o resultado de pesquisas de dados secundários sobre Pimenta Bueno (RO) para subsidiar o planejamento de ações do Sebrae no município. 


2.INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

Pimenta Bueno é um município brasileiro do estado de Rondônia com população de 37.786 habitantes em 2016, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o sexto município mais populoso de Rondônia e o primeiro em densidade demográfica, com 6,05 habitantes/km². Localiza-se a 452 km de Porto Velho, capital do estado.

 O município de Pimenta Bueno possuía em 2014 um Produto Interno Bruto (PIB) no valor de R$ 852.455.000,00, com um PIB per capita de R$ 22.896,99 (Gráfico 1). O Índice de Desenvolvimento Humano do município registrado em 2013 foi de 0,71 (Gráfico 2). O rendimento médio por pessoa do estado, calculado em 2010, foi de R$ 1.203,19 (Gráfico 3). A arrecadação total de impostos do município em 2015 foi de R$ 80,8 milhões, sendo pouco mais de R$ 23 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 4,6 milhões de Imposto Sobre Serviços (ISS) (Gráfico 4).

 

 

 

Conforme o relatório do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE (Tabela 1), o comércio foi o setor econômico que mais empregou em 2015 em Pimenta Bueno, com 3.228 empregos ou 34,06% dos empregos formais do município, seguido por indústria da transformação, com 2.491 (26,28%), serviços, com 1.612 (17,01%), e administração pública, com 1.168 (12,32%).

Tabela 1 – Número de empregos formais em 2014 e 2015 no município de Pimenta Bueno por setor econômico.

Setor Econômico

2014

2015

1 - Extrativa mineral

44

0,47%

36

0,38%

2 - Indústria de transformação

2.530

27,11%

2.491

26,28%

3 - Serviços industriais de utilidade pública

64

0,69%

150

1,58%

4 - Construção civil

204

2,19%

201

2,12%

5 - Comércio

3.210

34,40%

3.228

34,06%

6 - Serviços

1.605

17,20%

1.612

17,01%

7 - Administração pública

1.120

12,00%

1.168

12,32%

8 - Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca

554

5,94%

592

6,25%

Total

9.331

 

9.478

 

Fonte: Rais/MTE.

O Sebrae atende o município de Pimenta Bueno por meio da Unidade Regional de Pimenta Bueno (URPBO), juntamente com outros quatro municípios (Espigão d’Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia e São Felipe d’Oeste).

O monitoramento da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPE) indica que já foi implementada em Pimenta Bueno, conforme observado nos indicadores globais: uso do poder de compra – nota 8,71; desburocratização – nota 7,00; empreendedor individual – nota 6,80; e agente de desenvolvimento – nota 6,00.

 

3.AMBIENTE DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

De acordo com o Cadastro Sebrae de Empresas (CSE), em 2015 havia em Pimenta Bueno 1.778 pequenos negócios formalizados (com Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ ativo), dos quais cerca de 8,7% eram empresas de pequeno porte (EPP), 36,78% microempresas e 54,44% microempreendedores individuais (Gráfico 5 e Tabela 1). Quanto ao setor econômico, menos de 1% pertencia ao agronegócio, mais de 6% pertenciam à construção civil, quase 14% eram indústrias, 33,18% eram de serviços e 45,56%, do comércio (Gráfico 6 e Tabela 2).

 Tabela 2 – Quantidade absoluta e percentual de pequenos negócios formalizados por porte e por setor econômico no município de Pimenta Bueno.

 

Setor

 

Porte

Agropecuária

Comércio

Construção Civil

Indústria

Serviços

Total Geral

EPP

2

1,28%

100

64,10%

5

3,21%

32

20,51%

17

10,90%

156

ME

6

0,92%

335

51,22%

21

3,21%

86

13,15%

206

31,50%

654

MEI

9

0,93%

375

38,74%

87

8,99%

130

13,43%

367

37,91%

968

Total Geral

17

0,96%

810

45,56%

113

6,36%

248

13,95%

590

33,18%

1.778

O CSE 2015 também revela que, em Pimenta Bueno, os segmentos econômicos com maior densidade de pequenos negócios são: comércio varejista (15,5%), alimentação fora do lar (12,9%), outros serviços (11,7%), vestuário, calçados e acessórios (10,9%), beleza e estética (7,9%) e reparação veicular (6,7%); todos com mais de 100 negócios formalizados, conforme Gráfico 7.

Gráfico 7 – Distribuição de pequenos negócios nos seguimentos econômicos no município de Pimenta Bueno

 

Quanto ao tempo de abertura da empresa, ou seja, há quanto tempo a empresa foi formalizada, de maneira geral, os pequenos negócios de Pimenta Bueno distribuem-se da seguinte forma: 20,6% foram formalizados há menos de três anos; 61,3% abertos entre três e dez anos atrás; e 18,1% funcionam há mais de dez anos. Os setores de comércio e serviços são os que mais se mantêm ao longo do tempo no mercado, pois possuem, percentualmente, a maior quantidade de empresas com mais de dez anos: 10,2% e 4,1% respectivamente. O setor de comércio é o que mais se renova, pois percentualmente possui o maior número de empresas novas (8,7%), com menos de três anos. O setor de serviços também é crescente no município, conforme podemos observar na Tabela 3.

Tabela 3 – Quantidade absoluta e percentual de pequenos negócios formalizados por tempo de abertura no município de Pimenta Bueno.

Tempo de abertura

Setor

Total Geral

Agropecuária

Comércio

Construção Civil

Indústria

Serviços

Mais de 10 anos

2

155

37

44

128

366

3 a 10 anos

11

473

68

149

389

1.090

3 anos ou menos

4

182

8

55

73

322

Total Geral

17

810

113

248

590

1.778

Fonte: Cadastro Sebrae de Empresas 2015

Quanto ao ano de abertura, percebe-se que houve um aumento crescente na abertura de pequenos negócios por ano no município de Pimenta Bueno a partir de 2007 (Gráfico 8). Observa-se que o CSE 2015 apresenta o número de empresas cadastradas na Receita Federal até março de 2015, excluindo aquelas abertas depois dessa data e aquelas fechadas formalmente naquele órgão.

Gráfico 8 – Evolução do número de pequenos negócios abertos ao ano em Pimenta Bueno entre 1997 e 2014

 O número de microempreendedores individuais com sede em Pimenta Bueno cresceu em uma média de 163,16 novas formalizações por ano desde 2011 (Gráfico 9).

 Segundo dados da Receita Federal, os pequenos negócios em Pimenta Bueno – que incluem microempresas e empresas de pequeno porte – faturaram mais de R$ 172,7 milhões em 2014, registrando um aumento de 6,3% em relação a 2013 (Gráfico 10).

 De acordo com o Censo Agrário 2006 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), havia 804 agricultores familiares em Pimenta Bueno. Ainda segundo o MDA, em abril de 2015 foram emitidas 1.059 Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) para pessoas físicas. Além disso, foram firmados 351 contratos no valor total de R$ 6.813.319,00 (média de R$ 19,4 mil por contrato).

Em Pimenta Bueno, a mandioca é o produto da lavoura que gerou maior valor em 2015, cerca de R$ 5,3 milhões, seguida pela melancia, com R$ 1,5 milhão, e da cana-de-açúcar, com R$ 1,01 milhão (Tabela 4). Entre os produtos de origem animal, a produção de leite foi a que gerou maior valor, no total de quase R$ 5,7 milhões (Tabela 5).

Tabela 4 – Área plantada, quantidade produzida, rendimento médio, valor da produção por quilograma e por área plantada das lavouras no município de Pimenta Bueno em 2015.

Produto

Área plantada ou destinada à colheita (Hectares)

Quantidade produzida (Toneladas)

Rendimento médio da produção (Quilogramas por Hectare)

Valor da produção (Mil Reais)

Valor por quilograma de produto (R$ por quilograma)

Valor por área plantada (R$ por hectare)

Abacaxi

30

594

19.800

R$ 980,00

R$ 1,65

R$ 32.666,67

Arroz (em casca)

1

1

1.000

R$ 0,00

R$ 0,00

R$ 0,00

Banana (cacho)

78

723

9.269

R$ 868,00

R$ 1,20

R$ 11.128,21

Cacau (em amêndoa)

4

2

500

R$ 9,00

R$ 4,50

R$ 2.250,00

Café (em grão) Total

98

126

1.286

R$ 460,00

R$ 3,65

R$ 4.693,88

Café (em grão) Canephora

98

126

1.286

R$ 460,00

R$ 3,65

R$ 4.693,88

Cana-de-açúcar

100

6.500

65.000

R$ 1.014,00

R$ 0,16

R$ 10.140,00

Feijão (em grão)

25

18

720

R$ 39,00

R$ 2,17

R$ 1.560,00

Goiaba

2

12

6.000

R$ 32,00

R$ 2,67

R$ 16.000,00

Laranja

8

52

8.667

R$ 69,00

R$ 1,33

R$ 8.625,00

Mamão

1

25

25.000

R$ 31,00

R$ 1,24

R$ 31.000,00

Mandioca

440

7.040

16.000

R$ 5.335,00

R$ 0,76

R$ 12.125,00

Maracujá

1

15

15.000

R$ 35,00

R$ 2,33

R$ 35.000,00

Melancia

100

1.480

14.800

R$ 1.576,00

R$ 1,06

R$ 15.760,00

Milho (em grão)

416

873

2.099

R$ 318,00

R$ 0,36

R$ 764,42

Soja (em grão)

187

471

2.519

R$ 466,00

R$ 0,99

R$ 2.491,98

Tangerina

5

35

7.000

R$ 62,00

R$ 1,77

R$ 12.400,00

Tomate

4

64

16.000

R$ 193,00

R$ 3,02

R$ 48.250,00

Urucum (semente)

2

2

1.000

R$ 8,00

R$ 4,00

R$ 4.000,00

Uva

9

75

8.333

R$ 315,00

R$ 4,20

R$ 35.000,00

Total

1.609

     

R$ 40,70

 

Fonte: IBGE – Produção agrícola municipal

Tabela 5 – Quantidade, valor da produção e valor por unidade de produtos de origem animal no município de Pimenta Bueno em 2015.

Tipo de produto de origem animal

Produção de origem animal

Valor da produção (Mil Reais)

Valor por unidade de produto (R$)

Leite (Mil litros)

7.500

5.775

0,77

Ovos de galinha (Mil dúzias)

207

972

4,70

Mel de abelha (Quilogramas)

2.980

56

18,79

Jatuarana, piabanha e piracanjuba (Quilogramas)

68.625

502

7,32

Pacu e patinga (Quilogramas)

34.312

318

9,27

Pintado, cachara, cachapira e pintachara, surubim (Quilogramas)

57.187

704

12,31

Pirarucu (Quilogramas)

102.937

1.010

9,81

Tambacu, tambatinga (Quilogramas)

19.100

163

8,53

Tambaqui (Quilogramas)

880.687

5.117

5,81

Alevinos (Milheiros)

5.873

34.063

5,80

Total

 

48.680

 

Fonte: IBGE – Produção pecuária municipal

 

4.ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO

Os diagnósticos aplicados em microempreendedores individuais e microempresas pelos agentes do Programa Negócio a Negócio (NaN) incluíram 23 perguntas que abrangeram as áreas de Mercado, Operação e Finanças. As respostas a essas perguntas podiam ser “nunca”, “às vezes” e “sempre”. A análise da tabulação dos diagnósticos aplicados indica quais práticas de gestão são mais ou menos aplicadas pelos pequenos negócios, o que pode auxiliar a definição de soluções do Sebrae a serem oferecidas que tragam mais satisfação, aplicabilidade e efetividade.

A análise dos diagnósticos aplicados entre março e novembro de 2016 em 125 pequenos negócios de Pimenta Bueno revelou que nos MEI o percentual médio de respostas “nunca” para as perguntas da área Operação foi 32,7% do total de respostas, da área de Finanças foi 66,3%, e da área de Mercado foi 50%, indicando que as práticas gerenciais nas áreas de Mercado e Finanças são mais negligenciadas pelas empresas desse porte. Nas microempresas o diagnóstico revelou que em Vilhena o percentual de respostas “nunca” para as perguntas da área de Operação foi de 19,8%, enquanto da área de Finanças foi 38% e da área de Mercado, 31,5%.

 

 

 

 

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Fonte de Dados
  • http://www.datasebrae.com.br/
  • http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=1100189
  • http://acesso.mte.gov.br/portal-mte/rais/#2
  • http://app.pr.sebrae.com.br/leigeralnacional/Home.do
  • Cadastro Sebrae de Empresas 2015
  • Diagnósticos do Programa Negócio a Negócio

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