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Empreendedorismo
Sobrecarga de trabalho impacta na eficiência e na tomada de decisão
Programa Brasil Mais ajuda empresa de Seara a otimizar os processos administrativos internos

 Assumir novas responsabilidades no exercício da função é um processo natural de evolução profissional. Contudo, identificar a sobrecarga de atividades cotidianas nem sempre é fácil. Com o aumento de afazeres o funcionário tende a adaptar sua rotina para contemplá-los, mas nem sempre percebe que esse excesso impacta em sua eficiência e na avaliação de decisões mais estratégicas. Um olhar externo à empresa, pode contribuir na identificação dessas situações.

 A necessidade de contratar um funcionário para atuar especificamente com os atendimentos de assistência técnica foi identificada na empresa MVTec Elétrica e Assistência Técnica, de Seara no oeste catarinense, durante participação no Programa Brasil Mais. A iniciativa é da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, do Sebrae, do Senai e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e é realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 Michela Cristina Debortoli Benetti, que atua no setor administrativo, financeiro e compras, relata que a demanda de contratar um colaborador foi constatada durante um encontro on-line coletivo. “Ao expor meus desafios cotidianos um representante de outra empresa me abriu os olhos para esse ponto. Estava com sobrecarga de trabalho, precisávamos organizar as tarefas e após várias conversas realizamos a análise dos pontos mais críticos e os possíveis caminhos a serem seguidos”, comenta.

 A empresa contratou mais uma funcionária para que Michela pudesse se dedicar para a área financeira. Outras medidas adotadas foram a implantação de um quadro de tarefas que possibilitou agendar os afazeres e classificar cada um conforme sua importância; a introdução de controle financeiro mais rígido para visualizar a utilização do dinheiro; a realização de reuniões mensais necessárias para ouvir a opinião dos colaboradores, expor sugestões e tomar decisões em conjunto e a criação da cartilha do colaborador.

 “O programa contribuiu para que enxergássemos pontos errados, que estavam bem na nossa frente. Além disso, a agente local de inovação Indianara Fernandes era maravilhosa, dedicada, atenciosa e nos ajudou muito”, avalia Michela. A motivação em participar do Brasil Mais foi embasada na credibilidade do Sebrae. “Gosto dos cursos e dos projetos da entidade. Sempre estou em busca de conhecimento e quando vi o anúncio do programa já fiquei interessada, pois estava mesmo procurando um norte. Recebi a função de administrar uma empresa sem ter muita noção de como fazer e vi no programa uma grande oportunidade”, recorda

INSCRIÇÕES

 

 O Programa Brasil Mais oferece metodologia única para aprimorar as capacidades gerenciais, produtivas e digitais de microempresas e empresas de pequeno porte. Com melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto para os negócios, as ações resultam no aumento da produtividade e da competitividade.

 As inscrições para ingressar no ciclo 4 do programa, que inicia no mês de novembro, estão abertas. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link: https://gov.br/brasilmais. Os atendimentos são gratuitos e têm duração de quatro meses.

 Mais informações com o Sebrae/SC pelo telefone (49) 3330-2804 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br

Foto 14 – Empresa MVTec Elétrica e Assistência Técnica, de Seara no oeste catarinense (Foto: divulgação).

 

Foto 13 – Michela Cristina Debortoli Benetti relata que viu no programa uma grande oportunidade (Foto: divulgação).

 

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