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Tue Aug 22 14:57:15 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
O que faz as principais marcas do varejo de moda crescerem?

O sucesso do seu varejo de moda pode estar no atendimento, na organização, na presença online e nos diferenciais do seu negócio. Aprenda mais neste artigo!

· 22/08/2023 · Atualizado em 22/08/2023
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Como se destacar no varejo de moda? Inspire-se nessas ideias!

Nos últimos anos, o comportamento de consumo das pessoas ao redor do mundo tem passado por mudanças significativas por conta de fatores sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais.

Os consumidores estão mais conscientes dos impactos sociais e ambientais da indústria da moda e buscam informações sobre condições de trabalho nas fábricas, uso de materiais sustentáveis, desperdício e outros valores antes de comprar.

Ao mesmo tempo, as compras online garantem acesso a uma variedade de marcas e produtos e a facilidade em comparar os melhores preços e ofertas entre a concorrência.

Além disso, os influenciadores digitais têm direcionado tendências e mostrado estilos de moda e lançamentos de produtos, impactando, também, nas escolhas de consumo.

Mas como adaptar todas essas mudanças ao seu varejo de moda, conquistar mais clientes e se destacar da concorrência? Neste artigo, nós mostraremos algumas dicas que vão fazer a diferença no sucesso da sua loja de roupas, calçados ou bijuterias.

3 dicas para se inspirar e investir no seu varejo de moda

A internet e o amplo acesso a marcas, influenciadores e informações de todos os tipos acabam impactando a forma como a sociedade consome roupas, calçados e bijuterias.   

Para garantir um bom volume de vendas o ano inteiro e destacar o seu negócio da concorrência, é fundamental compreender essas mudanças e promover melhorias que estejam de acordo com esse novo comportamento de consumo.

Preparado para começar? Temos certeza que as dicas a seguir serão um ótimo guia para você:

1.    Crie uma presença online para a sua loja

É claro que ter uma loja virtual própria, com uma identidade visual que destaque a personalidade e as características do seu varejo de moda e calçados é o sonho de todo empreendedor. Mas essa estratégia, na maioria das vezes, exige um investimento alto e uma manutenção constante que podem ser tarefas difíceis nesse momento.

Então vamos começar aos poucos? O primeiro passo é determinar o seu público-alvo e descobrir os principais gostos dessa parte da sociedade: faixa etária, meios de comunicação preferidos, redes sociais que utilizam, tendências da moda, entre outros.

A partir daí, você reduz os seus esforços em marketing digital, produzindo conteúdos direcionados às pessoas que realmente irão se interessar pelos seus produtos e aumentar suas chances de vendas.

Os marketplaces também são ótimas formas de oferecer os seus produtos pela internet sem ter que investir num site ou loja virtual. Além disso, as grandes plataformas oferecem toda a infraestrutura, o suporte e outras vantagens, como diferentes meios de pagamento.

O Sebrae possui inúmeras soluções que podem ajudar você no momento de criar a presença online para o seu varejo de moda.

2.    Acompanhe tendências e defina o diferencial do seu varejo de moda

Uma das principais formas de se destacar no mercado é através de diferenciais competitivos. Na área de varejo de moda, esse diferencial pode vir de diferentes formas, por exemplo: através de um atendimento ao cliente de excelência, de vitrines chamativas e modernas, de uma presença online forte, de roupas, calçados e bijuterias que acompanhem as tendências atuais, entre outros fatores.

O segredo, novamente, é saber quem é seu público-alvo. Dessa forma, você consegue descobrir quais são suas preferências no que diz respeito aos produtos que você oferece, seguir influenciadores digitais e canais de moda e comportamento e fazer pesquisas para ouvir as necessidades de quem vai até a sua loja.

Com todas essas informações em mente, você pode procurar fornecedores que ofereçam o que o seu público quer ou criar peças exclusivas e personalizadas de acordo com a personalidade e os gostos dos seus potenciais clientes.

Para criar vitrines chamativas e atraentes, utilize uma abordagem minimalista, destacando alguns produtos-chave, e utilize iluminação para realçar as composições, combinando cores e texturas. Além disso, adicione elementos decorativos que transmitam a identidade da marca, garantindo que a vitrine seja convidativa e desperte o interesse dos clientes em conferir a parte interna também.

Por último, esteja presente para seus clientes em toda a jornada de compra, seja ela virtual ou presencial. Responda as mensagens e as dúvidas com educação e agilidade, ofereça novos produtos que possam interessar o cliente e, sobretudo, treine sua equipe para que eles também valorizem e ofereçam um atendimento de qualidade para todos.        

3.    Invista em tecnologia para a gestão do seu negócio

Outra estratégia fundamental para manter a competitividade e a organização do seu varejo de moda é investir em sistemas que auxiliem na gestão da sua loja.

Nós sabemos que nem sempre um micro ou pequeno empreendedor possui um grande orçamento disponível para tecnologias, mas existem opções baratas, completas e de qualidade disponíveis no mercado. Inclusive nós, do Sebrae, temos opções gratuitas que podem servir como um ótimo começo para melhorar a organização do seu negócio. 

Para o controle de clientes, por exemplo, uma simples planilha que organize informações como nome completo, data de nascimento e telefone já garante uma maior personalização de atendimento ao cliente e até mesmo a criação de e-mails marketing com mensagens de aniversário, novidades da loja, descontos especiais, etc.

Assim como a planilha de clientes, é possível inserir na sua rotina planilhas específicas para vendas, fornecedores, estoque, entre outros. Quanto mais organizada for a gestão do seu varejo de moda, mais eficientes serão as análises e melhorias, como meses de maior e menor faturamento, funcionários que vendem mais, produtos que têm maior ou menor saída, etc.

O segredo das grandes marcas do varejo de moda

As grandes varejistas do mercado também começaram pequenas e foram expandindo com o tempo e com as estratégias certas. Hoje em dia, elas possuem os próprios diferenciais que as mantêm lucrativas ano após ano. Confira algumas informações a seguir:

C&A

Essa varejista é conhecida por oferecer moda acessível e atual, seguindo as últimas tendências internacionais. A marca se diferencia pela parceria com estilistas e influenciadores, lançando coleções exclusivas que atraem os consumidores. Além disso, a C&A tem um compromisso com a sustentabilidade, trabalhando para reduzir o impacto ambiental de suas operações e promovendo a moda circular.

Marisa

A Marisa é conhecida por oferecer moda acessível para mulheres. Seus principais diferenciais incluem uma grande variedade de tamanhos, incluindo opções plus size, e uma abordagem inclusiva em suas campanhas de marketing. Com muitas filiais espalhadas por todo o Brasil, consumidores de todas as regiões podem ir até a loja mais próxima e adquirir seus produtos.

Hering

Já a Hering é conhecida por suas roupas básicas e casuais. O principal diferencial da marca é o estilo atemporal e a qualidade de suas peças. Além disso, a Hering é reconhecida por sua comunicação simples e direta, conectando-se com o público por meio de campanhas que enfatizam a autenticidade e a identidade individual.

Farm

Por último, a Farm é uma marca de moda feminina que se destaca por suas estampas exclusivas e inspiração na cultura brasileira. Seus produtos têm um apelo visual único, refletindo um estilo alegre, descontraído e colorido. A marca também investe em uma comunicação diferenciada, contando histórias e envolvendo seus clientes em uma experiência envolvente.

Gostou das nossas dicas? Com criatividade, dedicação e o apoio do Sebrae, temos certeza que a sua loja pode ser a próxima entre os grandes varejistas. 

Navegue pela Vitrine de Moda e descubra que outras soluções vão ajudar você na sua jornada!


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