ESTUDO DE MERCADO

Como funciona o mercado de cosméticos para a terceira idade?

Relatório aponta que os cuidados com higiene e beleza são valorizados pelas mulheres a partir dos 60 anos

Há inúmeros fatores que influenciam o consumidor na decisão de compra, como sociais, psicológicos, culturais e entre outros. E com o avanço de idade, o fator social é o que mais influencia.

Para entender o comportamento desse consumidor, o Sebrae em São Paulo traz uma pesquisa para entender as motivações de compra. A pesquisa tem como objetivo compreender o significado do tema beleza para as mulheres com idade acima de 60 anos, além de entender as suas necessidades com relação aos produtos de higiene e cosméticos.

A pesquisa demonstra que o segmento de higiene e beleza é importante atualmente, aos 60 anos, mais do que era aos 40. Algumas das razões para essa diferença é a falta de tempo e prioridades relatadas pelas entrevistadas.

Os produtos mais usados entre elas são as tintas para cabelo, pois os cabelos são os que mais demonstram a idade, maquiagem porque ao utilizar se sentem com uma aparência melhor e antirrugas é usado para atenuar as marcas de expressão que aparecem com o tempo.

Na hora de levar o produto de higiene e beleza, as consumidoras levam em consideração o custo-benefício que ele trará, mas no fim das contas a eficiência do produto é o que mais importa, pois são produtos comprados com menor frequência e espera-se que faça efeito.

O estudo aponta que os preços dos produtos oferecidos são acessíveis e é fácil obter informações. As entrevistadas consideram importantes as informações contidas nas embalagens, no entanto, alegam que geralmente estão em letra pequena, dificultando a leitura. A maior parte delas gastam mensalmente por volta de R$ 110 em produtos do setor.

Quer saber mais sobre o mundo dos cosméticos para terceira idade? Acesse a pesquisa gratuitamente.

Ainda com dúvidas? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: