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Mon Jul 31 16:28:31 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Dicas para se destacar no Google Meu Negócio

Quer entender um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar seu negócio a ficar em primeiro lugar nas buscas?

· 30/05/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google na qual uma empresa pode se cadastrar para aparecer nos resultados de pesquisas e no Google Maps. Estar cadastrado nessa ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa pelo nome, pelos produtos e serviços que você oferece e também pela localização.

Além de ser uma maneira eficaz de ser encontrado por possíveis clientes, ter um cadastro no Google Meu Negócio é uma excelente técnica de SEO Local. Não sabe o que é SEO Local? O Sebrae explica: SEO é uma sigla em inglês que significa “otimização para motores de busca”, então SEO Local é uma otimização para motores de busca com base na localização.

Por exemplo, quando alguém quer encontrar uma hamburgueria e digita “hamburgueria em São Paulo”, o Google mostra uma seleção de hamburguerias próximas à localização da pessoa. A ordem dos resultados vai depender de quais páginas de hamburguerias têm mais relação com a palavra-chave “hamburgueria em São Paulo”, e as chances de um estabelecimento estar no topo dessa lista aumenta muito quando ele tem cadastro no Google Meu Negócio.

Investir na divulgação do seu bar ou restaurante com base na localização faz toda a diferença, não só para atrair novos clientes, mas também para aumentar suas vendas. Isso porque a chance de clientes mais próximos comprarem de você é muito maior.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio

Como falamos, é mais fácil ser encontrado pelos clientes se o seu bar ou restaurante estiver cadastrado no Google Meu Negócio. Além disso, as chances de o seu negócio aparecer nos primeiros resultados das buscas do Google e do Google Maps aumentam.

Mas como se cadastrar no Google Meu Negócio? Preparamos um passo a passo para ajudar você nesse momento.

1. Acesse a página do Google Meu Negócio e faça o login

O primeiro passo é clicar aqui e acessar o site do Google Meu Negócio. Lá, faça o login com a sua conta do Gmail. Se ainda não tiver uma, é só fazer o cadastro rapidamente.

2. Preencha as suas informações

Em seguida, preencha o formulário da página com os dados do seu negócio. Inclua todas as informações importantes, como: nome da empresa, link para o seu site, telefone de contato, horários de funcionamento e categoria de mercado do seu negócio.

3. Confirme a sua autorização para gerenciar o negócio

Durante o cadastro, os seus dados de contato e endereço vão aparecer em um campo encoberto por caixas azuis. Para continuar, verifique se as informações estão corretas e preencha a caixa de autorização para poder gerenciar seu perfil.

4. Confirme o local do seu negócio

Você também precisa confirmar o local da sua empresa para aparecer no Google Maps e nos resultados de busca de forma correta. Essa confirmação é feita por meio de um código enviado pelo Google via Correios ao endereço cadastrado. Com o código em mãos, acesse sua conta no Google Meu Negócio novamente, clique na caixa vermelha com a mensagem “Confirmar agora” e siga os passos apontados na correspondência para concluir o seu cadastro.

Como ficar em destaque no Google Meu Negócio

Depois de seguir o nosso passo a passo e finalizar o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio, quer saber como ter ainda mais destaque e ver seu bar ou restaurante aparecer em primeiro lugar nas buscas? Veja algumas dicas abaixo.

Mantenha suas informações completas e atualizadas

Para garantir que a sua empresa vai aparecer nas buscas do Google, é importante manter todas as informações do seu perfil no Google Meu Negócio completas e atualizadas. Isso porque cada elemento do formulário da sua empresa pode fazer ela subir ou descer nos resultados das pesquisas, já que o objetivo do Google é mostrar opções que realmente correspondam ao que as pessoas procuram.

Por exemplo: se você tem um restaurante, coloque na descrição um texto ou uma lista com os principais pratos servidos nos almoços e jantares para que esses itens também sejam considerados pelo Google quando alguém pesquisar por eles. O horário de funcionamento também é importante: se o seu restaurante abre no sábado, por exemplo, mas no Google você deixou marcado como fechado, ele não vai aparecer nos resultados de quem procurar por restaurantes aos sábados. Então, mantenha sempre tudo atualizado.

Adicione fotos e imagens

Adicionar fotos dos pratos que você serve e do interior do seu restaurante também é um ponto que faz o seu perfil no Google Meu Negócio se destacar. Com imagens, as pessoas que virem seu perfil terão uma ideia melhor de como é seu estabelecimento, o que pode fazer você atrair mais clientes. Porém, fique atento: adicione fotos de qualidade para que o efeito não seja negativo.

Responda as avaliações dos clientes

O Google Meu Negócio também é uma ferramenta na qual as pessoas podem classificar uma empresa e deixar seus comentários e avaliações. Se você quer causar uma boa impressão e se destacar nos resultados das buscas, é importante responder esses comentários.

Na hora de responder, lembre-se: mesmo as avaliações negativas ou reclamações devem ser respondidas de forma profissional e amigável. Isso mostra que você se preocupa com o cliente, que a opinião dele é importante para você e, claro, faz a sua empresa ter uma boa avaliação no Google.

Faça uma sessão de perguntas e respostas

Além de responder as dúvidas dos clientes, outra forma de fornecer informações úteis no seu perfil do Google Meu Negócio é criando uma espécie de sessão de “perguntas e respostas”. Para isso, é só clicar em “Informações da sua empresa” e, em seguida, em “Exibir na Pesquisa”. O painel de conhecimento do Google para sua empresa vai aparecer na tela e, na parte inferior, haverá uma seção “Faça uma pergunta”: neste espaço, você pode fazer perguntas para você mesmo e, depois, respondê-las.

As pessoas que acessam seu perfil no Google Meu Negócio não veem quem fez as perguntas, mas veem que foi a empresa que respondeu. Por isso, sabem que as informações são confiáveis.

Pronto para fazer o seu bar ou restaurante se destacar no Google Meu Negócio? Seguindo nossas dicas, logo você estará no topo das buscas do Google e do Google Maps. O resultado disso, você já sabe: mais clientes e mais lucratividade.

Para garantir ainda mais sucesso para o seu negócio, conte com a ajuda do Sebrae. Temos soluções completas para fazer o seu restaurante dar certo e atrair mais clientes, como cursos, conteúdos e programas especiais para empreendedores. Clique aqui e saiba o que o Sebrae pode fazer por você e pela sua empresa.


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