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Mon May 29 15:54:49 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Ferramentas de marketing digital: descubra as 8 melhores para 2023

Descubra quais são as melhores ferramentas de marketing digital gratuitas para alavancar seu negócio em 2023 e começar a usar ainda hoje!

· Atualizado em 29/05/2023
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O marketing digital se tornou uma ótima alternativa para as empresas que querem melhorar suas vendas, conseguir novos clientes e expandir o alcance da sua marca. Para muitos negócios, ele foi um verdadeiro divisor de águas, afinal, é possível alcançar grandes resultados quando usamos as ferramentas certas.

As ferramentas de marketing digital são suas aliadas em todo o processo de crescimento da empresa, desde a definição da sua estratégia até a verificação dos resultados obtidos. E o melhor, grande parte delas são gratuitas!

Ficou com vontade de saber mais? Vem comigo que te conto tudo sobre elas neste artigo!

O que são e por que usar ferramentas de marketing digital?

Antes de falarmos sobre as ferramentas de marketing digital, é importante que você saiba que elas são sistemas que vão te ajudar a alcançar seus objetivos, otimizando seu dia a dia, como atrair novos clientes e, claro, vender mais

Uma das principais finalidades dessas ferramentas é automatizar diversas atividades de marketing e vendas. E não é só isso: além de você ganhar mais tempo, elas podem ajudar a reduzir custos de divulgação.

Como o marketing digital é algo bem democrático, muitas ferramentas têm versões gratuitas, as quais são tão boas quanto as pagas. Agora, chega de suspense e vamos conhecer as principais ferramentas de marketing digital para 2023.

8 principais ferramentas gratuitas de marketing digital

Existem diversas ferramentas de marketing que podem te ajudar a melhorar sua estratégia digital e fazer a sua empresa crescer. Tem ferramenta para te ajudar a divulgar sua marca, para criar sites, enviar e-mails e tantas outras finalidades.

Aqui, reunimos as ferramentas que você precisa conhecer para poder ter uma estratégia completa para aparecer na internet e alcançar todos os seus objetivos. E o melhor, elas são gratuitas! Vamos lá?

1 - Planejador de palavras-chave do Google

A primeira ferramenta da nossa lista é o planejador de palavras-chave do Google. Ele é muito importante para quem vai trabalhar com criação de conteúdo, seja para redes sociais, mídia paga ou artigos de blog, como este aqui.

Essa ferramenta é super fácil de usar, e com ela você vai descobrir quais os temas mais procurados no Google pelo seu público-alvo. Assim, você terá novas ideias do que produzir para engajar seu público.

2 - Ubersuggest

O Ubersuggest vai um pouco além do planejador de palavras-chave do Google. Além de indicar os temas mais buscados pela sua persona, ele também faz uma avaliação completa do site do seu concorrente.

Essa ferramenta também traz informações sobre a performance dos backlinks, links de outros sites que apontam para o seu. Com ela, você vai conseguir fazer um diagnóstico completo do seu site e atrair novos clientes.

3 - Google Analytics

Se você tem um site, precisa começar a usar o Google Analytics hoje mesmo! Com ele, você vai ter um verdadeiro raio-x de quem acessa o seu site, obtendo informações como cidade, se o acesso foi pelo computador ou celular, quais as páginas mais acessadas e o tempo que elas ficaram navegando. Incrível!

Além de ser gratuito, ele é super fácil de usar e você pode, inclusive, instalar o aplicativo no seu smartphone para monitorar em tempo real todos os acessos do seu site.

4 - Google Ads

Aposto que você já deve ter visto, em suas pesquisas no Google, os anúncios pagos que aparecem na primeira posição, certo? Eles são criados usando o Google Ads.

Para usar a ferramenta você não paga nada, porém, você precisa definir um orçamento de campanha para que os seus anúncios sejam mostrados. Mas antes disso, é necessário selecionar o público-alvo para quem a campanha será mostrada. Seu uso é muito fácil e fundamental para melhorar o alcance da sua marca.

5 - Facebook Ads

Além das campanhas pagas no Google, você também pode fazer a mesma coisa no Facebook e Instagram, e seu uso é bem parecido com o do Google Ads. Aqui, você vai selecionar público, formato (stories ou feed), por quanto tempo a campanha ficará rodando e orçamento, ou seja, o quanto você está disposto a investir.

Depois, você terá acesso a relatórios com a quantidade de pessoas que viram seu anúncio e, claro, clicaram e foram direcionados para seu perfil na rede ou site.

6 - Mailchimp

Agora, se você quer começar a enviar e-mail marketing para seu público com as promoções do seu negócio e criar um relacionamento mais próximo, o Mailchimp pode ser muito útil.

Essa ferramenta é gratuita se você tiver até dois mil e-mails cadastrados; caso tenha mais, ela terá um custo.

Aqui, além de e-mails pontuais, você pode criar sequências de e-mails conforme o leitor for interagindo, por exemplo, se ele abrir o primeiro e-mail irá receber um segundo, e se não abrir vai receber um e-mail diferente. Tudo isso de maneira totalmente automatizada. Fantástico!

7 - Google Meu Negócio

Você também pode criar um card da sua empresa no Google Meu Negócio. Ele vai aparecer na página de busca sempre que alguém procurar por você, permitindo que você poste fotos do seu estabelecimento e que os seus clientes deixem avaliações e perguntas.

Ah, você pode colocar o endereço do site, suas redes sociais e outros contatos, tá? Essa é uma ótima forma de melhorar seu relacionamento com seu público e aparecer de graça no Google.

8 - Canva

Por fim, tem também o Canva. Com ele, você pode criar diversas artes lindíssimas para as suas redes sociais, desenvolvendo padrões para deixar seu feed com a cara da sua marca.

Ele é bem intuitivo na hora de usar, e a sua versão gratuita inclui diversas funcionalidades, como tirar o fundo de imagens, adicionar ícones e textos nas imagens.

Faça das ferramentas de marketing digital suas aliadas!

Como você já sabe, existem muitas outras ferramentas que podem te ajudar no marketing digital da sua empresa, essas listadas são apenas as principais. Infelizmente, muitas delas são pagas, no entanto algumas permitem que você faça um teste gratuito para descobrir como funcionam e se elas vão realmente melhorar a sua rotina.

Afinal, elas são de grande ajuda na hora de tirar a sua estratégia do papel e obter o sucesso que você merece! Caso precise de alguma ajuda durante esse processo, aqui no blog do Sebrae você encontra ótimos artigos com muitas dicas úteis.


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