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Mon May 29 16:11:19 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Marketing digital: 6 cases de sucesso para inspirar

Conheça seis histórias de empresas que apostaram no marketing digital e fizeram muito sucesso. Vem ver e se inspirar!

· 29/05/2023 · Atualizado em 29/05/2023
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O marketing digital é uma ferramenta poderosa e pode alavancar muito as suas vendas. Com ele, você vai poder atrair novos clientes para sua loja, divulgar sua marca para outras regiões e fazer vendas para pessoas de todo Brasil.

Muitas empresas já descobriram o potencial do marketing digital e estão colhendo seus frutos. Agora chegou a sua vez! Reunimos algumas histórias de sucesso para te mostrar que com pouco investimento e muita criatividade é possível entrar nesse universo e fazer bastante sucesso.

Vamos lá?

1 - Spoleto e Porta dos Fundos

O canal do YouTube Porta dos Fundos é bastante conhecido por seus vídeos de humor. Há um tempo, foi feito um vídeo chamado “Fast Food”, onde a maneira como os atendentes apressavam os consumidores nas suas escolhas era criticada .

Na época, ficou claro que a crítica era para a rede Spoleto. Porém, ao invés de revidar e achar ruim, a marca entrou em contato com o Porta dos Fundos e pediu para trocar o nome do primeiro vídeo para “Spoleto - parte 1”, patrocinando um segundo vídeo para mostrar como eles haviam mudado a forma de atendimento da franquia.

Uma super sacada, não é mesmo? A empresa percebeu o que havia de errado, corrigiu, melhorou a sua imagem em relação ao público e ainda marcou presença na internet.

2 - Magazine Luiza

Outra empresa que se destacou muito na internet foi o Magazine Luiza. A grande sacada da empresa foi perceber que precisavam conversar de forma mais direta com o público, humanizando a marca, principalmente nas redes sociais.

Para isso, criaram uma personagem, a Lu. Ela interage e conversa com seus seguidores de forma super natural, não deixando de participar de memes e desafios criados pelos usuários. Temos certeza de que você já deve ter visto a Lu por aí, né?

Além de conversar com os seguidores, a Lu inspirou outras marcas a terem uma comunicação mais próxima e diferenciada com seus seguidores, por isso ela está sempre em evidência nos assuntos mais comentados da rede.

3 - Ponto Frio no Twitter

Usando o exemplo da Lu, o Ponto Frio criou um perfil na rede de microblog, o Twitter, onde interage com seus seguidores e clientes de forma mais direta. Hoje, a marca reúne cerca de 350 mil seguidores.

Lá, são compartilhados diversos memes usando seu personagem, um pinguim super simpático chamado Pin. Além dos memes, ele participa de conversas casuais com as pessoas de forma pertinente e bem-humorada. Ainda, aproveita para comentar sobre assuntos relevantes e, claro, fazer um link com a sua loja.

4 - Nubank

Outra marca muito inspiradora e que tem uma história fantástica de sucesso nas redes é o Nubank. A virada de chave aconteceu quando eles perceberam que grande parte das pessoas tem pouco conhecimento quando o assunto é finanças e burocracias bancárias.

E o que eles fizeram? Resolveram descomplicar o tema. Desde então, eles criam conteúdos tanto para as redes sociais como para seu blog explicando de forma simples e prática assuntos referentes a finanças pessoais e empresariais, ajudando seus seguidores.

Eles utilizam uma linguagem clara, de fácil entendimento, para que ninguém fique com dúvidas. Devido ao sucesso, outros bancos brasileiros começaram a seguir o exemplo e criar conteúdos com foco total no usuário.

5 - Dove

A Dove, empresa do ramo cosmético, vem mudando a maneira como faz sua propaganda há um tempo. Tudo começou com a campanha “Retratos da Real Beleza”, que foi sucesso em todo o mundo. Nela, mulheres reais, fora do dito padrão de beleza, eram as protagonistas.

Aqui, o objetivo de toda a campanha não era vender, mas sim gerar uma proximidade com as consumidoras para que elas pudessem se identificar com a marca. O resultado foi tão bom que desde então a Dove vem utilizando mulheres reais em suas propagandas.

6 - Heineken

Por fim, selecionamos um caso muito legal da marca de cerveja Heineken. Para desmistificar a ideia de que cerveja e futebol são “coisas de homem”, a marca resolveu inovar em sua campanha para a final da Liga dos Campeões da Europa 2016.

Dois homens foram convidados para curtir a final do campeonato em um evento exclusivo da marca. O que eles não sabiam é que suas namoradas, fãs de futebol e cerveja, foram para Milão acompanhar a final ao vivo.

A campanha rendeu boas risadas e, claro, milhões de visualizações e compartilhamentos nas redes sociais. Ainda, cumpriu com seu objetivo de quebrar estereótipos, como o de que apenas homens gostam do esporte.

Esperamos que você tenha se inspirado com essas histórias que trouxemos hoje. O marketing digital é um grande aliado do seu negócio, aproveite e coloque algumas dessas ideias em prática!

Lembre-se de que você pode contar sempre com o Sebrae-SP para tirar suas ideias do papel, combinado?


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