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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
5 dicas para tirar os planos da sua empresa do papel

Se o seu planejamento de ano novo já começou a acumular poeira, veja estas dicas para não perder mais tempo e colocá-las em prática

· Atualizado em 16/05/2017
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Todo começo de ano é igual. Muitas pessoas fazem os planos para o período, revisam os sonhos antigos e colocam em um papel, acreditando que na hora certa, vai acontecer. O problema é que para a maioria das pessoas, essa lista acaba ficando de lado, mais um ano se passa e tudo continua igual.

No mundo dos negócios, pôr o planejamento em prática é ainda mais importante. O mercado está cada vez mais competitivo e o empresário precisa conhecer bem os seus riscos, pontos fortes e fracos, oportunidades e futuras ameaças.

“O mais importante é ter estratégias e visualizar as ações para executá-las, é o que chamamos de planejamento estratégico, a ferramenta mais completa para auxiliar na tomada de decisão”, conta o consultor do Sebrae de São Paulo, Ruy Barros.

Se você ainda não começou a executar o seu, confira as dicas do especialista para não perder mais tempo:

1 - Atenção às perspectivas de mercado

Avaliar o ambiente econômico e entender como isso pode impactar no seu público é uma vantagem competitiva para o empreendedor. “Por exemplo, usar o poder de consumo da chamada “nova classe média” e como isso pode impactar nas suas vendas”, ilustra Ruy.

2 – Administre suas finanças

No atual cenário competitivo, não há espaço para amadores. O bom planejador deve mapear os custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de caixa da sua empresa. “É importante se atentar à sazonalidade e se preparar para épocas de grandes volumes de venda e para as de poucas também”, relembra o consultor.

3 – Relacione-se bem

Tenha em sua agenda as feiras de negócios, se relacione com fornecedores e clientes de maneira próxima e efetiva.

4 - Invista na sua equipe

Muitas vezes, na pressa, o empresário não dedica muito tempo ao atrair, reter, desenvolver e engajar pessoas na dinâmica de trabalho. Desenvolver e capacitar sua equipe é positivo para médio e longo prazo e proporciona mais eficiência e economia.

5 – Inove sempre

No conceito do negócio, nos processos, na comunicação, inove sempre! As redes sociais se tornaram uma vitrine para as micro e pequenas empresas no Brasil, mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Desta forma, a marca pode aproveitar oportunidades e ganhar admiradores e defensores nas redes sociais.

Para saber mais, conte com o Sebrae de São Paulo. Conheça a oficina “Planeja Fácil” e tire seus planos do papel. Encontre a unidade do Sebrae São Paulo mais próxima de você AQUI.


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