Se o seu planejamento de ano novo já começou a acumular poeira, veja estas dicas para não perder mais tempo e colocá-las em prática
Todo começo de ano é igual. Muitas pessoas fazem os planos para o período, revisam os sonhos antigos e colocam em um papel, acreditando que na hora certa, vai acontecer. O problema é que para a maioria das pessoas, essa lista acaba ficando de lado, mais um ano se passa e tudo continua igual.
No mundo dos negócios, pôr o planejamento em prática é ainda mais importante. O mercado está cada vez mais competitivo e o empresário precisa conhecer bem os seus riscos, pontos fortes e fracos, oportunidades e futuras ameaças.
“O mais importante é ter estratégias e visualizar as ações para executá-las, é o que chamamos de planejamento estratégico, a ferramenta mais completa para auxiliar na tomada de decisão”, conta o consultor do Sebrae de São Paulo, Ruy Barros.
Se você ainda não começou a executar o seu, confira as dicas do especialista para não perder mais tempo:
1 - Atenção às perspectivas de mercado
Avaliar o ambiente econômico e entender como isso pode impactar no seu público é uma vantagem competitiva para o empreendedor. “Por exemplo, usar o poder de consumo da chamada “nova classe média” e como isso pode impactar nas suas vendas”, ilustra Ruy.
2 – Administre suas finanças
No atual cenário competitivo, não há espaço para amadores. O bom planejador deve mapear os custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de caixa da sua empresa. “É importante se atentar à sazonalidade e se preparar para épocas de grandes volumes de venda e para as de poucas também”, relembra o consultor.
3 – Relacione-se bem
Tenha em sua agenda as feiras de negócios, se relacione com fornecedores e clientes de maneira próxima e efetiva.
4 - Invista na sua equipe
Muitas vezes, na pressa, o empresário não dedica muito tempo ao atrair, reter, desenvolver e engajar pessoas na dinâmica de trabalho. Desenvolver e capacitar sua equipe é positivo para médio e longo prazo e proporciona mais eficiência e economia.
5 – Inove sempre
No conceito do negócio, nos processos, na comunicação, inove sempre! As redes sociais se tornaram uma vitrine para as micro e pequenas empresas no Brasil, mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Desta forma, a marca pode aproveitar oportunidades e ganhar admiradores e defensores nas redes sociais.
Para saber mais, conte com o Sebrae de São Paulo. Conheça a oficina “Planeja Fácil” e tire seus planos do papel. Encontre a unidade do Sebrae São Paulo mais próxima de você AQUI.
Foi um prazer te ajudar :)