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O processo de venda exige paciência, dinamismo e uma série de habilidades importantes que podem ser aprimoradas com o tempo quando são desenvolvidas as qualidades certas. 

Vendedores não nascem prontos, então precisam de treinamento, orientação e apoio para se desenvolverem e produzirem os resultados desejados.     

O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e ter suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as suas necessidades e como superar as suas expectativas.

Orientar a equipe para ser rápida e prestativa com o cliente é uma forma de cativar o consumidor para vendas futuras. Ademais, o vendedor deve ser treinado para atender qualquer pessoa como um cliente em potencial, dando-lhe toda a atenção necessária.

Deve-se também conhecer profundamente todos os detalhes do produto ou serviço oferecido. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos vendedores sobre toda a linha de produtos da loja.

As principais características de um bom vendedor

  • Ter entusiasmo em vender;
  • Cultivar o bom humor e a positividade;
  • Manter a apresentação pessoal impecável;
  • Ser persistente sem ser inconveniente;
  • Ser atento aos detalhes;
  • Ter comunicação clara e fluente;
  • Ter ambição e desejo de evoluir e crescer;
  • Ter sensibilidade e gostar de gente;
  • Demonstrar interesse pelo cliente;
  • Empenhar-se na solução do problema do consumidor;
  • Entender a visão e os propósitos da empresa;
  • Manter o autocontrole diante de conflitos;
  • Ser transparente e trabalhar pela missão da empresa.

Os sete passos fundamentais da boa venda

  1. Conhecer a mercadoria;
  2. Criar uma abordagem inicial positiva;
  3. Descobrir a real necessidade do cliente;
  4. Apresentar os benefícios do produto vendido e, somente depois, apresentar as características dele;
  5. Superar as objeções apresentadas pelo consumidor, demonstrando os benefícios principais do produto e os acessórios que o acompanham;
  6. Fechar a venda quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente;
  7. Realizar vendas adicionais, estimulando o consumidor a adquirir produtos complementares ou acessórios.

Recomendações

O empresário deve desenvolver estratégias e motivar os profissionais de vendas nos seguintes aspectos:

  • Criar uma política de qualidade voltada ao atendimento ao cliente e fazer com que segui-la seja uma questão básica para integrar a equipe de vendas;
  • Desenvolver ações voltadas para a satisfação dos clientes, como melhorias no ambiente e adaptação às características e aos gostos pessoais deles;
  • Treinar constantemente os vendedores, visando ao desenvolvimento profissional;
  • Observar se o sistema de recrutamento e a seleção dos profissionais de vendas são adequados ao produto. Se necessário, é possível buscar o auxílio de empresas especializadas;
  • Criar uma equipe duradoura, evitando trocas constantes de vendedores;
  • Verificar continuamente o grau de satisfação e motivação dos profissionais de vendas, buscando a causa e as soluções possíveis para melhorar as condições de trabalho;

  • Evitar vendedores despreparados e desqualificados profissionalmente. Se não houver condições de desenvolvê-los, o melhor é buscar outros mais adequados;
  • Estabelecer níveis de autonomia para que os vendedores tenham poder de decisão, evitando que solicitem apoio da gerência ou do proprietário do negócio constantemente para fechar a venda;
  • Oferecer condições adequadas de trabalho, tanto em vendas internas, na loja, quanto externas, por meio de deslocamentos e apresentações para o cliente;
  • Envolver os vendedores nas estratégias e condições de venda. Se as decisões forem tomadas apenas pelo empresário ou pelo gerente, o resultado nunca será tão bom quanto o que pode ser obtido se toda a equipe estiver envolvida.

As capacidades de convencimento e de persuasão desenvolvem uma nova forma de se comunicar com clientes, fornecedores e o mercado em geral, exigindo perfis de vendas muito mais engajados e comprometidos.   

Um bom profissional de vendas sabe impressionar, persuadir e satisfazer um cliente, pois usa de sua inteligência emocional para destacar as qualidades de ser um bom vendedor, como organização, criatividade e adaptabilidade na execução de seu trabalho.      

O bom vendedor, que é criativo e possui visão para enxergar oportunidades, não subestima seus clientes, mas estabelece conexões para fidelizar futuras negociações. Além disso, ele cria e oferece soluções de maneira inovadora, otimizando tempo para alcançar suas metas e agregar valor ao negócio.

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