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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Você sabe como o Brand Sense ajuda o seu varejo de moda?

O que você sabe sobre Brand Sense? Como essa ferramenta pode melhorar o desempenho do varejo de moda?

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Para melhorar o Brand Sense do seu varejo de moda, selecionamos as melhores dicas da especialista Karina Hanun, do Sebrae de Minas Gerais. 

Brand significa marca e Sense pode ser traduzido como sentido. Sendo assim, o Brand Sense tem como objetivo associar a sua marca às emoções, através de estímulos sensoriais - olfato, audição, paladar, tato e visão.

Assim, nossas emoções são ativadas, influenciando o processo de decisão de compra. A seguir, conheça algumas dicas para pôr essa estratégia em prática e encantar o seu cliente. 

O olfato é um sentido com conotação emotiva forte, pois os cheiros são poderosos para recordar memórias. O cheiro de grama cortada, de pão fresquinho, hortelã, canela, enfim, cada um deles carrega sensações que geram fortes lembranças para sua loja.

Você pode investir, por exemplo, nas embalagens. Aliás, quem disse que nas vendas on-line não se pode usar o olfato para ativar a personalidade da marca? Se você embala produtos que são entregues aos clientes, defina um aroma que seja associado ao seu empreendimento.

Já no ambiente da loja, imagine o consumidor visitando só para lembrar daquele cheirinho de pitanga ou baunilha. O olfato pode mudar o humor na hora de uma negociação ou mesmo na compra de um produto.

Sobre a audição, os sons têm o poder de criar fantasias, mudar o ânimo do ambiente e até deixá-lo mais íntimo. A música também evoca memórias, o passado e é capaz de mudar nosso estado de ânimo.

Por exemplo, em seu negócio, você pode apostar em uma trilha institucional. Você não precisa usar a mesma música, mas ela precisa sempre ter a mesma vibe, definir o ritmo que você quer transmitir - seja animada ou mais calma.

Isso depende também do cliente que você atende. Já dentro da loja, lembre-se: não coloque para tocar o que é do seu gosto pessoal, mas sim o que o momento e ocasião pedem e claro, o que sua marca precisa expressar. Se o ambiente é mais agitado, por que não usar sons para acalmar?

Ah o paladar, um sentido que nos transporta ao céu. Pode parecer uma estratégia limitada, mas, ao estimulá-lo, ainda existe um universo de oportunidades inexplorado.

Pense nas seguintes estratégias para atrair clientes para a sua loja: ofereça um café, balas, um chocolate de boas-vindas ou um presente de fim de ano diferente dos presentes já oferecidos por outros parceiros. Crie um kit que tenha sua própria personalidade e uma mensagem significativa. 

Além disso, explorar o sentido tátil é importante para o seu varejo. Você pode utilizar texturas em materiais gráficos para trazer benefícios. Além de um bom layout, a embalagem deve proporcionar uma boa experiência tátil.

Utilize texturas para fortalecer a personalidade da sua marca e fazer toda a diferença na percepção de valor da sua loja, escritório ou restaurante. O design é muitas vezes visto como algo desnecessário, mas é importante para atingir a alma humana.

Aliás, mantenha a consistência nas redes sociais e crie uma identidade única para suas postagens. 

Para se aprofundar no assunto, recomenda-se ler os livros "Brand Sense" de Paulo Nascimento e "Brand Sense: Segredos sensoriais por trás das coisas que compramos" de Martin Lings.

Como se não bastasse, também vale a pena investir em embalagens especiais e atraentes. Além de proteger os produtos, elas podem ser utilizadas como ferramenta de marketing.

Essas embalagens podem refletir a personalidade da marca e ser consistentes com a identidade visual da empresa. É importante utilizar texturas, formatos e cores que agreguem qualidade e diferenciação aos produtos.

Por fim, outra dica é utilizar o tato como ferramenta de marketing. O tato é um sentido pouco explorado pelas marcas, mas é fundamental na formação de uma boa impressão e experiência de compra.

É possível utilizar texturas em materiais gráficos como cartões de visita e embalagens, assim como utilizar texturas nos móveis da loja, fortalecendo a personalidade da marca. Além disso, é importante ser consistente nas redes sociais, adotando um layout e cores que reforcem o conceito do seu varejo. 

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