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Web Stories: saiba o que são e como aparecer nas buscas do Google

Semelhantes aos stories do Instagram, os web stories permitem exibir, no Google, informações fáceis e rápidas de se consumir; aprenda como usar esse recurso

· 08/05/2023 · Atualizado em 22/05/2023
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Google Web Stories aparecem para quem usa o motor de busca no celular e são um formato de conteúdo excelente para aumentar o tráfego no seu site ou blog.

A ideia é oferecer o seu conteúdo de todas as formas possíveis, para atrair os mais diversos perfis de usuários. Afinal, há quem prefira ler artigos, quem ame podcasts e quem consuma, tão somente, vídeos. Se quiser falar com todos, aproveite todas as possibilidades que todas as redes oferecem! 

A parte mais nobre de um planejamento é, certamente, pensar na estratégia, criar a pauta e produzir o roteiro do que será comunicado.

Uma vez decidido o que você quer divulgar e qual a ação esperada do público-alvo, desdobrar a mensagem pelos diversos meios e formatos é uma tarefa que pode, e deve, ir se tornando cada vez mais automática.

A não ser em casos em que se quer falar exclusivamente com um nicho que está em um determinado canal, a lógica manda espalhar a sua mensagem por aí, como faz a maior parcela dos criadores de conteúdos profissionais. 

Claro que determinadas abordagens são mais indicadas para formatos específicos. Análises detidas pedem um bom texto ou áudio mais alongado; podcasts são ótimos para alcançar pessoas em trânsito ou enquanto executam tarefas que não demandam concentração; conteúdos interativos são ótimos para engajar, e por aí vai.

Os vídeos curtos são os mais indicados para passar uma mensagem direta com um call to action bem pensado. 

O que são Web Stories 

Semelhantes aos Stories do Instagram, exibidos em carrossel. O atrativo maior é o fato de que as imagens preenchem a tela do aparelho. Para navegar, basta deslizar o dedo na horizontal. Apresentam algum texto explicativo, mas o ponto forte é a imagem. 

Para visualizar o que são os Web Stories, pegue o seu celular e abra o Google (não o Google Chrome, mas sim a busca, mesmo). Na aba “Discover”, você verá conteúdos que o motor de busca selecionou para você, com base em suas atividades anteriores. Descendo a tela, você verá a seção “Stories”.  

Conversar com o público-alvo quando ele está, quase literalmente, “fazendo nada” pode ser a sua grande chance, concorda? Afinal, a pessoa está apenas passando um tempo rolando a tela do celular com o polegar.

Pessoas, aliás, no superlativo: no caso do Instagram, meio bilhão de pessoas assistem Stories todos os dias. Desnecessário dizer que não é local para conteúdos complicados, que requerem grandes esforços intelectuais, mas sim chamadas, curiosidades, brincadeiras. E, claro, convites e ofertas. 

Como usar 

Stories são, preferencialmente, vídeos curtos, mais do que textos ou imagens estáticas. Os textos não devem passar de 280 toques e não devem ser aplicados diretamente na imagem, pois dessa forma irão aparecer com as bordas cortadas.

A boa e velha otimização, também conhecida de SEO, continua valendo. Então, pense em criar única e exclusivamente conteúdos relevantes, bem-feitos, produzidos com qualidade. E, ainda, siga essas regras: 

Escolha bem o tema, pensando em assuntos que têm maiores chances de gerar tráfego. Pense em postagens autênticas, relevantes e com capacidade de gerar engajamento. Pode fazer isso ‘farejando’ as tendências ou pesquisando palavras-chave mais buscadas e que se apliquem ao seu segmento.

Palavras abrangentes são mais competitivas, então busque usar termos específicos, com até 30 a 1.000 buscas mensais - estratégia conhecida como cauda longa. 

O conteúdo deve repetir a palavra-chave nesses locais: 

  • Título; 
  • Primeiro parágrafo do post; 
  • Descrição da imagem (atributo ALT) ao longo do texto; 
  • O título deve ser atrativo e ter até 70 caracteres;
  • Explore os recursos visuais usando boas imagens, animações e vídeos curtos ao longo dos cards. Prefira imagens sem textos; 
  • Aplique os metadados recomendados no próprio Google: título, logo, imagem destacada e o nome do publicador; 
  • Faça textos alternativos às imagens (ALT), para garantir a acessibilidade; 
  • Inclua no seu sitemap a estrutura de web stories;  
  • Linke os web stories a outros conteúdos do seu site, quando for pertinente. 

Para que usar 

Web Stories são excelentes para diversos conteúdos, destacando: 

  • Notícias; 
  • Dicas de livros, músicas etc.; 
  • Preparação de pratos na culinária; 
  • Moda: Arrume-se Comigo - get ready with me é tendência de sucesso absoluto no TikTok. 

Criar uma narrativa envolvente é fundamental, você tem a missão de conduzir o dedão do usuário imagem após imagem! O recurso de contar histórias, o storytelling, não falha nunca. Desde os tempos das cavernas, pessoas querem ouvir narrativas empolgantes. Aprenda a usar isso a favor do seu negócio! 

Saiba Mais 

SEO ajuda o seu texto a ser mais encontrado e visto 

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