A banana além de ser a fruta mais consumida em sua forma in natura, também apresenta grande versatilidade para os mais diversos tipos de industrialização. Antes de abordar os processos de industrialização dos derivados de banana propriamente ditos, neste escrito, serão antes, citados os vários tipos de banana, bem como as diferenças entre eles, e os processos de colheita e plantio. Já com relação aos processos de industrialização serão aqui abordados processamento da banana-passa, purê de banana, bananada, néctar de banana, suco de banana, licor de banana, banana em calda, flocos de banana, farinha de banana, bala de banana, geléia de banana e banana chips. Além do processamento da fruta em si, será abordado o uso da fibra de bananeira para a produção de bolsas, tecidos, tapetes etc. Quanto à legislação, serão citadas aquelas relacionadas à rotulagem para alimentos em geral, para frutas e as específicas para cada tipo de produto industrializado, além das legislações de embalagem e produção de produtos alimentícios.
Instituição responsávelTECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná
Data do dossiê16/07/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInstalações para o processamento, aplicação do processo de higienização, fluxo de processamento do coco ralado e do leite de coco, embalagem, condições de conservação e armazenamento.
A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Tratase de uma adaptação do ?Manual para Fabricação de Geleias? publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.
A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Trata-se de uma adaptação do ?Manual para Fabricação de Geleias? publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.
Informações sobre processo produtivo das frutas desidratadas, instalações, higienização, fornecedores de máquinas, equipamentos e a legislação vigente.
As frutas constituem uma matéria-prima altamente perecível, e por isso uma difícil conservação no seu estado natural. Para a industrialização são necessárias, além de matérias-primas de boa qualidade, técnicas que permitam a máxima preservação das características que os produtos possuíam no estado in natura. O dossiê irá enfocar a caracterização das diversas matérias-primas utilizadas, tipos de processamento aplicados (artesanais e industriais), embalagens utilizadas (vidro, lata ou plástico), controle de qualidade do produto acabado, equipamentos utilizados, legislação e fornecedores.
A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Trata-se de uma adaptação do “Manual para Fabricação de Geléias” publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais / CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.
Instalações para o processamento, aplicação do processo de higienização, fluxo de processamento do coco ralado e do leite de coco, embalagem, condições de conservação earmazenamento.