Posicione o seu negócio e seja lembrado pelo consumidor.
Conheça as estratégias que trazem mais resultados.
Aprenda a se comunicar com o seu público-alvo e impulsione suas vendas.
Veja dicas e ferramentas de monitoramento do mercado.
Conheça as ferramentas de gestão que você precisa ter na sua empresa.
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e por ter o foco nas imagens tem sido vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Tenha um perfil comercial O perfil comercial mostra métricas e indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações sobre os seus seguidores, como a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e estados em que eles moram. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com o Facebook, fazer anúncios pagos. Capriche na foto de perfil A foto do perfil mostra a identidade visual da sua empresa. Você também pode colocar uma foto em que você esteja trabalhando ou o do seu produto. O importante é que a foto tenha relação com o seu negócio. Crie um nome de usuário fácil O nome precisa ser fácil de ser lembrado e escrito. Assim, o seu cliente localiza a sua empresa com mais tranquilidade. Faça uma bio completa A bio deve trazer a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Use o Linktree É uma ferramenta que possibilita a você colocar diversos links em uma só página, como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio etc. Foque no engajamento do seu cliente Só o número de seguidores não importa. Você precisa manter um relacionamento com os seus seguidores para que eles se tornem fiéis consumidores do seu produto. O importante no curto prazo é que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Crie um calendário editorial O calendário ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado no seu Instagram. A frequência de postagens é essencial para o Instagram, pois o cliente se acostuma com a sua agenda e gera engajamento. Exemplo: Segunda-feira - Post com passo a passo de uso do produto. Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas nos stories. Quinta-feira – TBT de um lançamento ou produto que faz sucesso. Sexta-feira – Reels com a rotina de trabalho. Sábado – Dicas de lazer para o fim de semana em que o cliente possa usar seu produto. Aposte no poder das imagens As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Feed do Instagram Poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem a sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o Canva. Stories do Instagram Abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Crie destaques Os stories podem depois virar destaques para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio também é uma boa opção para ficar nos destaques! Criar Hashtags (#) É uma maneira de juntar conteúdos de um mesmo tema, o que facilita que o usuário encontre seu negócio. Marque sempre a localização quando postar algo Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas à sua localização. Faça sorteios Aproveite os posts que estimulem seus seguidores a marcar amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas para serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja pelas Hashtags o que as pessoas têm postado sobre o seu produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida de outras pessoas Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
O surto causado pela pandemia do novo coronavírus exigiu dos empreendedores se reinventar, usar a imaginação e inovar para minimizar os impactos e manter as vendas durante a pandemia. Com o isolamento social como uma das medidas preventivas para evitar a proliferação da covid-19, a clientela de vários negócios desapareceu das lojas físicas, ao mesmo tempo que empreendedores se viram obrigados a fechar seus estabelecimentos. E se antes já era preciso pensar em maneiras criativas de atrair clientes e se destacar da concorrência, em tempos de crise, isso é ainda mais importante. Mesmo tendo passado o auge da pandemia, o cenário econômico no Brasil inspira cuidado aos empreendedores que precisam sobreviver durante a crise. Para não parar de faturar de repente, é preciso recorrer a soluções práticas. Vender a distância, via e-commerce, pode ser uma boa opção para o empreendedor. Para ajudar você, criamos um conteúdo mostrando como montar sua própria loja virtual, confira.
Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público. Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E, em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos clientes usando essa ferramenta. Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas. Vantagens Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens, como: Baixo custo. Possibilidade de segmentação. Comunicação personalizada. Riqueza de dados. Tráfego qualificado para o site. Fácil mensuração. Grande alcance. Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite uma comunicação mais pessoal com seus potenciais clientes, o que pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou informá-los sobre o seu negócio. Tipos de e-mail marketing Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. Veja, a seguir, os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio: E-mails de boas-vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra ou cadastro e fale sobre os próximos conteúdos. E-mails sazonais ou promocionais: divulgue ofertas especiais para cada momento. São excelentes para reter o cliente e promover a marca. E-mails com conteúdos grátis: disponibilize brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos. E-mails editoriais: exponha o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto. Como sua intenção é fortalecer a marca, mostre como a empresa se posiciona em determinada situação. E-mails transacionais: informe seus clientes a respeito de transações, cadastros, recebimento ou acompanhamento de pedidos. Newsletters: mantenha os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. Como construir uma lista de e-mail Construir e alimentar a sua lista de contatos são alguns dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing. Isso porque ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e que contatos optam por não receber mais suas mensagens. Aqui, vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, pois você está adquirindo endereços de e-mail de pessoas que não escolheram receber mensagens suas. Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber suas comunicações, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que, quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar. Boas práticas no uso da ferramenta Ao criar um e-mail marketing, algumas boas práticas são válidas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta. Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta. Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto. Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona. Crie proximidade nos seus textos. Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais. Revise o português. Aproveite os cursos do SEBRAE: Conhecendo e valorizando seu cliente Marketing digital para sua empresa: primeiros passos
O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode ser a solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você atenda os seus clientes, a distância, para eles continuarem comprando. Por isso, separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. 1. Envolva o cliente Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, utilizado para interagir com pessoas próximas. Por isso, qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. 2. Segmente a sua lista de contatos Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para mandar informativos, promoções e ofertas. 3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. 4. Atribua tags aos clientes As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias. Esse recurso pode ajudar em momentos em que a atenção de vendas está concentrada na plataforma. 5. Aproveite os recursos das listas de transmissão As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas. Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão. 6. Invista em um número exclusivo Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número, embora não seja o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e em um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. 7. Preste um bom atendimento Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de situação. 8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo: Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Coloque o seu número após a palavra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Agora, o cliente pode enviar uma mensagem direta, através do link. 9. Acompanhe as estatísticas das ações Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório: Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e, depois, “Estatísticas”. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes. Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina Aproveite os cursos do SEBRAE: O que preciso saber sobre marketing e vendas? Ideias para reinventar-se na crise Veja mais dicas de como enfrentar o coronavírus no seu negócio
Instagram é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. São mais de 119,5 milhões de usuários (Digital 2022 – Brazil). Com essa rede social, é possível impactar o público-consumidor, agindo da maneira certa e estratégica, principalmente em momentos de crise. Foi o que aconteceu com a pandemia de covid-19. As pessoas tiveram que se isolar em casa como medida preventiva para evitar a proliferação da doença. Com isso, pequenos e médios negócios sofreram forte impacto pela interrupção de seus serviços em todo o país. Para evitar que o negócio fosse à falência, empreendedores viram na internet uma alternativa para atrair clientes e sobreviver à crise. O Instagram, assim como outras redes sociais, passou a ser uma alternativa estratégica para a divulgação e venda de produtos e serviços. Confira o conteúdo que preparamos com dicas de como usar o Instagram para vender mais. Use bem as hashtags As hashtags são palavras-chaves que ajudam as pessoas a encontrar a sua marca, por isso, utilize-as com inteligência. Vale tomar cuidado com o exagero e estudar quais estão sendo mais buscadas no seu segmento. Use-as como termos estratégicos, que estejam relacionados ao conteúdo e ao seu negócio. Faça fotos de qualidade É importante ficar atento à qualidade das imagens. Lembre-se de que no Instagram, imagem é tudo! Fique atento a ângulos desfavoráveis, montagens mal-feitas e baixa resolução das fotos, pois tudo isso impacta na sua marca e faz com que o usuário perca o interesse em seguir o seu perfil. Alguns aplicativos de tratamento de imagem podem ser uma alternativa para quem não pode contratar um fotógrafo profissional. Eles ajudam na edição das fotos, postagens comerciais e fornecem filtros interessantes para as publicações. Converse com o seu público Incentive o diálogo com os seus clientes, dê atenção ao usuário, não dificulte o relacionamento e tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática. Atitudes como essas trazem alguns benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. Fique atento ao seu conteúdo Visite perfis de outras marcas, concorrentes e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e trazer conteúdo relevante para o seu público, mas lembre-se de evitar fazer cópias. Conteúdo que não agrega nada e muito similar a outro desagrada o público. Seja autêntico e abuse da criatividade com conteúdos que vão conectar as pessoas ao seu negócio. Uma pesquisa do Ipsos, divulgada pelo Instagram, mostra que criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso! 62% afirmaram que esperam um conteúdo criativo. 58%, que seja divertido. 58%, informativo. 57%, autêntico. Explore todas as ferramentas do Instagram As funcionalidades do Instagram vão além dos posts. Você pode utilizar os stories e seus diversos elementos, como gifs, enquetes, testes entre outros. Há também o IGTV, que permite vídeos mais longos de até uma hora. Você ainda pode produzir Reels, que são vídeos curtos de até 90 segundos e que têm como objetivo ser divertidos. Os Reels têm um engajamento alto e aumentam o seu alcance. Explore todos esses instrumentos para alcançar mais pessoas e fazer sucesso com conteúdos diferentes e interessantes para o seu cliente. Veja também Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas F-commerce: veja as vantagens de ter uma loja virtual no Facebook
Fortalecer a presença digital de sua empresa é imprescindível para reduzir os efeitos da crise provocada pela Covid-19. As lives invadiram a internet, por isso é preciso saber usá-las a favor do seu negócio, aumentando suas vendas e aproximando seus produtos e serviços do público. Mas qual é a melhor forma de realizar essas transmissões ao vivo nas redes sociais para beneficiar a sua empresa? Veja algumas dicas para fazer uma boa live no Instagram, aproveitando todo o potencial desse tipo de comunicação para os seus negócios. Por que fazer uma live no Instagram? Porque a plataforma possui mais de 99 milhões de usuários brasileiros, o que significa um espaço estratégico para os negócios. De acordo com dados do Instagram, 86% dos usuários seguem pelo menos um perfil de empresa; um terço dos Stories mais assistidos são de perfis empresariais; e 60% dos usuários responderam que descobrem novos produtos por meio da rede social. O que é preciso para fazer uma live no Instagram? Para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, são necessários apenas um celular e conexão estável de internet. Para iniciá-la, entre na tela de gravação de histórias e, na barra inferior, escolha a opção "Ao vivo". Em seguida, é só clicar em "Iniciar vídeo ao vivo". Faça um roteiro do conteúdo da live Planeje o que você pretende falar na transmissão ao vivo, dando preferência aos assuntos mais importantes que sua empresa precisa abordar. Faça um roteiro de cada tema, seguindo a ordem de importância, e pratique um pouco antes para se sentir mais seguro. Interaja com o público A transmissão ao vivo no Instagram permite a interação com os usuários, então aproveite para se aproximar do seu público, responder às perguntas e tirar as dúvidas dos participantes. Divulgue a live antes Mesmo que o Instagram envie notificação para os seguidores avisando que sua empresa está ao vivo, é importante divulgar previamente a live, para que as pessoas possam se programar para assistir. Publique conteúdos na linha do tempo e nos Stories avisando o dia e o horário da transmissão. Fique atento à qualidade técnica Garantir a qualidade da transmissão é fundamental para o sucesso da sua live. Cuide da imagem do que será transmitido, escolhendo um bom cenário, com iluminação adequada, e procure um lugar silencioso, principalmente se você for usar apenas o microfone do celular. Além disso, fale com clareza para que todos possam entender bem e não se esqueça do mais importante: tenha uma boa conexão com a internet. Como encerrar a live? Atualmente, o Instagram permite que as transmissões ao vivo durem até quatro horas, então planeje com antecedência para conseguir abordar todos os pontos importantes. Para encerrar, despeça-se com naturalidade e clique em "Encerrar transmissão". Antes de sair do quadro ou falar outras coisas, veja se a transmissão foi realmente encerrada. Ao final, você pode optar por deixar o vídeo disponível ou não na plataforma. Saiba mais Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da live "Impactos do coronavírus: marketing digital como ferramenta de venda'', com Thaís Félix, especialista em Facebook e Instagram. Leia também os textos a seguir: Marketing digital impulsiona as vendas de pequenas e médias empresas Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer E aproveite os cursos do SEBRAE: Empreendedor de sucesso Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
A pandemia do coronavírus espalhou-se por todo o mundo e gerou medidas de isolamento social, em 2020, a fim de evitar a proliferação da covid-19. A baixa circulação de pessoas naquele período afetou os micro e pequenos negócios, que sofreram com a queda no consumo. O e-commerce, então, ganhou força e passou a ser uma excelente opção de venda, pois o consumidor habituou-se a receber suas compras em casa, com a maior praticidade e comodidade. Muita gente teve sua primeira experiência com compras on-line, e quem tinha alguma resistência passou a dar uma chance. Para acompanhar esses novos hábitos de consumo, é importante que o empreendedor aproveite a oportunidade para entender como o cliente procura, age, espera e gasta pela internet. É importante, então, ficar atento às mudanças de comportamento e hábitos do consumidor. Comportamento de compra Os consumidores estão priorizando a compra on-line de itens essenciais: As vendas de supermercados, tiveram um aumento de 16%, e a taxa de conversão média no setor aumentou 8,1%. As visitas a sites de saúde (como alimentos naturais, vitaminas e higiene) aumentaram 11%, e as vendas dispararam 27%. A visita a páginas de utensílios domésticos teve um aumento de 33%. Além de todos os tipo de delivery, que tiveram uma alta taxa de procura. Os setores não essenciais precisaram se fortalecer como marca, pois o consumo retornou após a crise. Por isso, cresceu ainda mais a importância do propósito. As empresas e as marcas precisam tomar muito cuidado para não serem vistas como oportunistas pelos seus consumidores, que estão mais sensíveis. Sem sombra de dúvidas, todos precisaram reinventar-se, focando a experiência do cliente e agregando valor na decisão de compra. Por isso, vale lembrar que o e-commerce não vende produtos, ele envia soluções! Lembre-se: É importante tratar seus clientes como pessoas e mostrar para eles que existem pessoas do outro lado da tela também. Como vender on-line A seguir, nós separamos algumas dicas para você ter sucesso nas vendas na internet. Evite estratégias caras As estratégias precisam ser simples, não é hora de pensar em crescimento exponencial nem em estratégias caríssimas. É possível começar a vender on-line sem necessidade de grandes investimentos. Crie, ouse, saia da sua zona de conforto. Comunique-se com os seus clientes Garanta que os seus clientes ficarão sabendo que você está implementando um novo formato de vendas. Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso. Explore os formatos disponíveis Para quem é do ramo da alimentação, existem os apps de entrega de comida. Alguns têm uma cobrança de admissão. Caso esteja dentro do seu orçamento e faça sentido para o seu negócio, eles podem ser uma excelente alternativa. Caso esteja com as finanças apertadas, use a ferramenta que tem na mão: o WhatsApp, que pode ser uma aliado. A versão Business permite montar um catálogo de produtos e atender diretamente os pedidos. Para os negócios que ainda não estão na internet, o Google Perfil de Empresa é uma ótima alternativa. Cadastre-se na plataforma e exiba informações da sua empresa como telefone, endereço, fotos etc., dando mais credibilidade ao seu negócio. De olho nas plataformas Plataformas como o Zap Commerce facilitam o processo de vendas por redes sociais. É fácil, você cadastra produtos, preço, vendedor e já pode começar a comercializar logo na sequência. Outra plataforma de rápida configuração e abertura é o Ebanx Beep, na qual consegue montar um e-commerce em poucas horas. Diversifique os canais de venda Para atender os menos familiarizados com a tecnologia, vale também receber os pedidos pelo telefone. Lembre-se: quanto mais canais de comunicação, melhor. Pense em longo prazo Vender on-line pode ser simples e, a longo prazo, é rentável. O delivery é a solução ideal para as empresas se adaptarem à nova realidade.
Embora o pior momento da pandemia de covid-19 já tenha sido superado, alguns cuidados passaram a fazer parte da rotina das pessoas para impedir o contágio pelo vírus. Durante o período crítico, com diversas restrições, uma das medidas preventivas adotadas pela maioria foi evitar as lojas físicas e realizar as compras on-line. Então, graças à era digital, adaptar-se à nova realidade e continuar atendendo os clientes foi mais fácil naquele momento, apesar de muitos empreendedores não estarem preparados. A tendência de compras pela internet continua e, por isso, ficou claro que é preciso atenção por parte do profissionais para entender o “tom de voz da digitalização”. O atendimento on-line eficiente vai além de bons ambientes e interfaces práticas. O serviço prestado precisa ser gerido e executado com eficiência. Isso garante a satisfação completa e a fidelização do cliente. Para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor em tempos de coronavírus e não ficar atrás da concorrência, é de extrema importância atender bem o seu público. Por isso, separamos algumas dicas de boas-práticas que garantem sucesso no relacionamento de suporte e atendimento, confira! Rapidez nas respostas As filas se formam, normalmente, quando há muitas demandas. Então, é preciso organização. Se houver muitos atendimentos, divida com a equipe e busque solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar. Atendimento proativo A proatividade é fundamental no atendimento e deve ser praticada em qualquer momento, no pré ou pós-compra. A postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual, por isso é importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado. Evite textos longos e em caixa alta Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos. O tom da linguagem deve ser sempre amigável e compreensivo, por isso evite textos em caps lock no chat, pois eles dão a impressão de que o atendente está gritando. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem o papel de transmitir informação clara no ambiente virtual. Conclua o atendimento no chat O atendimento só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve e mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, a pessoa se sente segura e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo. Atenda com proximidade A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.
Adaptação foi a palavra-chave para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a crise provocada pelo novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social tomadas para evitar a transmissão da doença, as empresas precisaram aprender a ter uma presença digital mais forte para lidar com os consumidores no ambiente virtual. A vida on-line não é novidade. Antes da pandemia, já estávamos conectados em uma grande rede. Assim como você, seus clientes e concorrentes acessavam e-mails diariamente, conversavam com amigos nas redes sociais, visitavam diversos sites, pesquisavam produtos e compravam em lojas virtuais. Contudo, agora, esses são os canais que conectam os negócios com o público. E, para que o relacionamento a distância funcione, é preciso trabalhar a sua atuação nesse meio.
Usar as redes sociais para divulgação, vendas ou relacionamento pode ser um grande aliado do seu negócio.
Veja dicas imperdíveis de como usar redes sociais, marketplaces e lojas virtuais para vender pela internet.
Sua empresa já possui uma loja on-line ou quer abrir uma? Saiba mais sobre o assunto.
Você já sabe como funcionam os marketplaces? Podem ser um canal interessante para seu negócio.
Pensando em abrir um e-commerce ou melhorar a gestão do que você já tem? Confira as informações que o Sebrae separou para você brilhar no mundo virtual!
Se inserir no meio digital já é importante há algum tempo para as empresas acompanharem as tendências de consumo. Porém, com a crise da pandemia do novo coronavírus, essa necessidade se tornou ainda mais forte. Com as restrições de saída e relações sociais, é preciso que os empresários se comuniquem com seus clientes de maneira online e segura. Atualmente, as redes sociais têm um grande impacto nas vendas de diversos segmentos e com os restaurantes não está sendo diferente. Pensando nisso, a Galunion (Consultoria especializada em Foodservice), com apoio do Sebrae e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), elaborou uma cartilha com 8 dicas essenciais para fortalecer a sua marca nas redes sociais. A cartilha completa dá orientações para a aplicação das seguintes dicas: Dica 1 - Planeje-se e pense na jornada! Antes de começar na prática, é preciso se planejar e criar uma estratégia. Dica 2 - Monte um calendário! Com um calendário de postagens pronto, o empresário não corre o risco de deixar algum post passar. Dica 3 - Produza um conteúdo de valor! Faça postagens que chamem a atenção do consumidor e que tenham relevância. Dica 4 - Explore diversos formatos! Invista nas diversas maneiras de fazer um post. Pode ser um vídeo, fotos em sequência, boomerangs e vários outros formatos legais. Dica 5 - Aposte em uma boa produção! Caprichar nas imagens aumenta o desejo das pessoas pelo seu produto. Dica 6 - Disponibilize conteúdos gratuitos! É importante se mostrar disposto a ajudar em um momento como esse, compartilhar conhecimento de forma gratuita pode ajudar na imagem que os clientes têm da sua empresa. Dica 7 - Esteja presente, próximo e construa a lealdade! Construa um relacionamento com seu cliente, converse, ouça e gere engajamento. Dica 8 - Promova-se! Para se manter operando é preciso vender, crie meios de converter seus seguidores e transformá-los em clientes. Leia e baixe a cartilha: Dicas práticas para aprimorar a comunicação digital do seu restauranteFormato: PDF | Tamanho: 3,4MB
Um e-marketplace é uma loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. Nestas plataformas, tanto compradores quanto produtores têm a possibilidade de obter valores mais acessíveis e uma melhor margem de lucro. Em geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possível. Porém, existem também e-marketplaces especializados em determinado segmento, como de roupa ou viagens. Alguns exemplos são a Amazon, o Ebay e o Mercado Livre. Esse tipo de comércio tem gerado oportunidades para pequenos negócios. Ao fechar parcerias com e-marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites. Já para os e-marketplaces, essas trocas também são um excelente negócio - pois eles não precisam manter todos os produtos no estoque. É como ter uma loja virtual, mas sem boa parte dos custos e preocupações que surgem com um e-commerce tradicional. Nessas lojas virtuais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar a disponibilidade do que deseja, fazer a encomenda e executar as transações financeiras. Essas transações são processadas pelo operador do e-marketplace, que repassa a porcentagem combinada do valor das vendas para o lojista. Já o armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos por meio do e-marketplace. Vantagens do marketplace No e-marketplace, todos os envolvidos são beneficiados: consumidor, lojista e operador do e-marketplace. Loja Virtual O pequeno lojista, que não teria muitos acessos em uma loja virtual individual, ganha visibilidade e poupa esforços de publicidade e marketing. Além disso, acompanhando suas métricas no e-marketplace, ele pode identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio. Receitas Já para o operador do e-marketplace, esse modelo de negócio impulsiona as suas receitas por meio do comissionamento recebido pelas vendas, a variedade de produtos ofertados estimula a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes. Preços E, por fim, para o consumidor, a principal vantagem é que ele encontra produtos de diversos segmentos em um só lugar. Além disso, acessa preços mais competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos em uma única transação. Fique por dentro! Veja o artigo “Como vender melhor em Marketplaces” Confira também vídeos com as quatro maiores empresas de marketplace: Mercado livre, Amazon, B2W e Magalu, dando dicas para os pequenos negócios venderem neste modelo de negócios:
Confira passo a passo para empreender on-line de maneira eficiente e lucrativa no seu e-commerce.
Para ajudar os pequenos negócios a enfrentarem a queda nas vendas devido à crise provocada pela covid-19, Sebrae e Magalu firmaram parceria. A estratégia de levar marketplace aos pequenos varejistas tem o objetivo de promover a transformação digital e abrir novos canais de venda para esses empreendedores. Por isso, preparamos um conteúdo para você entender melhor o que é, como funciona e quais são as vantagens do marketplace para a sua empresa. Além disso, veja dicas de boas práticas para vender bem nesse ambiente virtual. O que é o marketplace? É uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas oferta produtos e serviços no mesmo endereço, na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. Para quais empresas o marketplace é recomendado? O marketplace é uma excelente alternativa para empresas sem experiência, que estão iniciando no e-commerce e não querem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, entre outros. Exemplos de plataformas de marketplace Há diversos tipos de plataformas de marketplace. Alguns abrangem uma grande variedade de produtos e segmentos varejistas. Outras são especializadas em determinado tipo de produto, como: a Estante Virtual, focada na venda de livros novos e usados; o Elo 7, plataforma voltada para a venda de artesanato; e o Canal da Peça, especialista em peças para carros e motos. Por isso, é importante pesquisar a mais adequada ao seu setor de atuação. Dicas No marketplace, diversos concorrentes dividem o mesmo ambiente virtual e, em muitos casos, vendendo produtos similares ou iguais. Assim, é fundamental buscar meios de se destacar dentro da plataforma. Imagem: selecione fotos em boa resolução, com fundo branco, apresentando o produto em diferentes posições. Palavra-chave: as plataformas disponibilizam aos clientes ferramentas de busca. Escolha bem as palavras-chave para que o cliente localize seus produtos. Descrição do produto: descreva-os de forma detalhada e objetiva. Informe sobre garantia, dimensões, cores, funções, voltagens, pesos, tamanhos, entre outras características. Vídeo: utilize vídeos, apresentando o produto e sua forma de uso. Essa estratégia atrai a atenção dos consumidores indecisos. Resposta imediata: responda às perguntas dos clientes o mais rápido possível, favorecendo a decisão do comprador. Assista ao vídeo Como começar a vender no marketplace ________________________________________ Veja também Sebrae e Magalu: chance de ampliar e-commerce entr pequenos negócios Como planejar a sua presença digital Como usar o Instagram para vender mais em tempos de coronavírus
Depois da pandemia de covid-19, as vendas on-line continuam em alta. Uma das ferramentas que podem ajudar a alavancar esse tipo de negócio é o Facebook. Além de ser uma ótima plataforma para divulgar a sua marca, a rede social permite que você crie uma loja virtual vinculada à sua página. É o recurso "Loja no Facebook", que proporciona diversos benefícios, como a praticidade de fazer compras na mesma página, a possibilidade de atrair novos clientes entre os usuários da rede, e outras facilidades, além de oferecer alta segurança por ser uma ferramenta do próprio Facebook. Como funciona a loja no Facebook? Para as empresas que já têm uma página no Facebook, a única ação necessária é vincular o perfil da fanpage à sua loja. Depois, basta cadastrar os produtos ou serviços, os valores, fotos e outras informações adicionais que são importantes para o cliente. Recursos da loja no Facebook A comunicação com os clientes também é facilitada, pois eles podem entrar em contato por meio do próprio messenger do Facebook. Os consumidores também podem marcar os amigos e o perfil da sua marca nos comentários dos produtos. Para tornar suas ofertas ainda mais atraentes, você pode organizar os produtos em diversas sessões, e os clientes podem navegar pela loja em diferentes categorias. A ferramenta disponibiliza dados sobre o número de visualizações, de cliques e compras de cada produto. Essas informações são extremamente úteis para o seu planejamento estratégico e para organizar o fluxo de caixa da empresa. Quer saber mais sobre a loja no Facebook? Acesse aqui a página da ferramenta.
Uma das áreas mais importantes de qualquer empresa é a de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade não tem muitas chances de sobreviver. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece a sua marca ou o seu nome, o seu sucesso está em risco. Durante a pandemia, muitos empreendimentos tiveram que arriscar novas formas de atuar. A que mais tem sido adotada é o atendimento on-line, já que a internet foi uma das poucas ferramentas que conseguiu chegar até o público na quarentena. Com essas inovações tecnológica, muitos empresários começaram, de maneira muita intensa, a expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas. Isso traz muitos ganhos para os negócios, afinal, trata-se de uma chance de aumentar os resultados de visibilidade e comerciais, além de quebrar barreiras de acesso aos consumidores e diminuir os custos de divulgação. Contudo, a disputa on-line pela atenção do cliente está alta. Você sabe como planejar a sua presença digital, para se colocar à frente da concorrência? Veja os cinco passos que preparamos para ajudar na hora de começar a se inserir no mundo digital. Estude seu público-alvo Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer pesquisas profundas sobre quem é o público consumidor, que tipos de conteúdos ele acessa, com os quais ele mais interage. Em que canais ele está mais presente? Ele usa muito as redes sociais? Ele faz muitas pesquisas no Google? Essas informações podem valer ouro na hora de pensar em uma boa estratégia de marketing digital. Estude seus concorrentes Não basta saber quem são seus concorrentes. É importante entender como eles estão atuando na hora de vender. Que canais eles estão usando? Que tipos de conteúdo estão sendo gerados? Isso está funcionando? Ele está vendendo mais? Onde é que os concorrentes estão acertando? E onde é que estão errando? Com esse conhecimento, podemos pensar em todas as oportunidades existentes para alavancarmos uma marca. É importante, sempre, respeitar o que é a sua marca, e os valores que entende como essenciais para a construção dela. Procure preservar a identidade do seu negócio e a importância para você e para a sociedade. Escolha quais canais utilizar Na internet existem muitas marcas tentando se vender de forma constante e insistente. A disputa de atenção é grande, portanto, seja criativo nos anúncios e use todo o diferencial da sua marca para atrair o público para a sua loja. A escolha dos canais depende do seu público-alvo. Veja onde estão os seus clientes: quais as redes sociais que eles mais utilizam? Eles costumam fazer pesquisas no Google, no YouTube? Monitore os resultados Os dados devem sempre ser seus melhores amigos. Acompanhe todo tipo de resultado para saber como está investindo o tempo e os recursos da sua empresa, se precisa fazer algum ajuste na sua estratégia de marketing ou se está tudo correndo como deveria. Em geral, ao analisar os dados de marketing digital do seu negócio, você deveria ser capaz de responder às seguintes perguntas: O público está interessado no que estou falando? Estou gerando algum resultado com o trabalho de comunicação digital? O conteúdo que estou produzindo tem alguma conexão com os produtos ou serviços que vendo? Estou conseguindo gerar tráfego para os meus canais de atendimento on-line Reflita sobre a sua marca Existem na internet inúmeros canais que podem ser explorados, como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, além de anúncios em sites de conteúdo ou de notícias, entre muitos outros. Escolha o melhor para o seu negócio de acordo com o seu público-alvo e seus objetivos. Impulsione a gestão da sua presença digital com o movimento Seu Negócio no Mapa E aproveite o curso do Sebrae:Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
A importância da transformação digital de um negócio de moda, independentemente do seu tamanho, só tem crescido, e contar com as redes sociais para essa jornada é praticamente obrigatório. As plataformas estão cheias de ferramentas para fazer seu negócio aparecer para milhões de clientes através da criação de conteúdo. Números: No Brasil, segundo o relatório da Hootsuite e WeAreSocial, do final de 2021, a distribuição de usuários em cada plataforma é a seguinte: Facebook (130 milhões) YouTube (127 milhões) WhatsApp (120 milhões) Instagram (110 milhões) Facebook Messenger (77 milhões) LinkedIn (51 milhões) Pinterest (46 milhões) Twitter (17 milhões TikTok (16 milhões) Snapchat (8,8 milhões) O relatório também divulgou o tempo gasto em cada plataforma: o WhatsApp segue na liderança, com uma média de 30 horas por mês gastas em conversas no aplicativo. O Facebook fica em segunda posição, com 15 horas por mês, e o Instagram e o TikTok empatam em terceiro lugar, com 14 horas por mês. Moda on-line É preciso levar em consideração as particularidades do consumo do produto de moda, diretamente ligadas ao processo de escolha das peças, da montagem das vitrines, do toque e do encantamento em experimentar cada item antes de comprar. O desafio é usar as ferramentas disponíveis para que o consumidor tenha entendimento do produto, crie desejo e sinta-se seguro no processo. Você não precisa investir tempo e recurso para estruturar uma loja virtual, especialmente se estiver começando! Existem algumas opções que podem te dar velocidade, garantir sua presença digital e alavancar suas vendas. Assim, adequar o seu negócio, com rapidez e agilidade, acompanhando de perto cada mudança e cuidando do relacionamento com seus clientes, é sua tarefa para a transformação digital da sua empresa, mesmo sem um site personalizado. O conteúdo sobre vendas on-line é tão amplo que foi dividido em duas partes pra você! Acompanhe as ideias abaixo e transforme as vendas digitais na grande oportunidade dessa crise! E não deixe de conferir a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace. Parte 1 - Redes sociais: Instagram, WhatsApp e Telegram A venda por meio das redes sociais não é novidade: mesmo antes da crise, elas já eram o principal canal de vendas para muitas marcas. É possível utilizar várias delas de forma comercial, mas, para negócios de moda, a mais indicada hoje é o Instagram. Além de ser uma rede social com forte apelo visual, tem grande audiência, conteúdos e consumidores de moda. Combinada com o WhatsApp, é uma ferramenta poderosa de presença, relacionamento e vendas para marcas e empresários. Se você é uma marca e já está no mercado, provavelmente já possui uma conta no Instagram. Se ainda não, crie a sua já! Com a sua conta criada, considere que ela é sua loja e que seu perfil é sua marca. Parabéns: você acaba de criar um canal de vendas on-line! Para começar a movimentar sua marca via Instagram, siga as dicas abaixo: Instagram Dica 1: transforme seu perfil em “perfil comercial” Muita gente não sabe, mas em 2016 a rede social permitiu a criação de contas comerciais com a finalidade de diferenciar um perfil pessoal do perfil de uma empresa, oferecendo também outras funcionalidades que podem te ajudar na gestão do seu negócio. Além disso, um perfil comercial já mostra para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento, com todos os recursos disponíveis na ferramenta. Se você ainda não tem um perfil comercial, pode criá-lo agora! Estes sites dão o passo a passo de como fazer isso: Como fazer um perfil comercial no Instagram Saiba como criar um perfil comercial no Instagram Dica 2: tenha uma bio inteligente A bio é aquele espacinho no topo do aplicativo que traz informações sobre o seu perfil e a sua marca, comunicando ao visitante qual é o seu negócio e quais são os seus diferenciais. Ela deve ser interessante a ponto de convertê-los em seguidores e em futuros clientes. Como a bio é o primeiro ponto de contato do seu visitante antes do seu feed, é super importante você dizer claramente quem você é. Quer saber como construir uma bio de sucesso? Veja esse vídeo da Camila Renaux, que fala sobre esse assunto. Dica 3: seu feed é sua vitrine! No mundo da moda, a vitrine é uma das principais ferramentas de atração de clientes para dentro das lojas. No Instagram não é diferente. Se sua conta é sua loja e seu perfil é sua marca, o seu feed é sua vitrine. É importante que os negócios de moda que desejam investir no Instagram mantenham seu feed com fotos de qualidade dos seus produtos, além de outros conteúdos que possam apoiar as vendas. Dicas quentes: Exiba fotos das araras e do seu espaço físico, para que o/a cliente perceba que o seu negócio é estabelecido além das redes sociais. E, se ele desejar, ofereça o atendimento presencial também. Mostre fotos de looks completos, mostrando que sua loja tem uma curadoria de estilo, e busque alavancar o ticket médio, ou seja, o número de peças vendidas por cliente. Faça parcerias com consultoras de imagem que possam te ajudar a montar os looks e ofereça conteúdo no seu perfil em troca da divulgação do seu trabalho. Use modelos reais nas suas fotos e evite pegar fotos de modelos na internet usando as mesmas roupas. Por mais que seus fornecedores possam ter fotos super elaboradas com roupas que você também vende, em geral, elas não representam a identidade da sua marca. Utilizar fotos de fornecedores pode deixar o seu feed sem identidade e desconectado do que você oferece. Não é necessário contratar modelos, mas é interessante que suas clientes conheçam a modelagem, o caimento e o comprimento das peças. Lembrem-se: elas não estão tocando nas roupas, por isso é ideal passar o máximo de informações por meio da foto. Esse é o momento de você entrar na frente das câmeras ou convidar uma amiga, tia ou sobrinha para ser sua garota propaganda! Quer saber mais sobre como construir um feed harmônico e organizado? Veja esse outro vídeo da Camila Renaux falando sobre isso. Dica 4: produza conteúdo Essa é a dica do milhão! A finalidade das redes sociais é a conversa, o bate-papo, a troca de informações e a interação entre as pessoas. Por isso, só a venda de produtos não é suficiente para manter seu canal interessante e acessado. A criação de bons conteúdos se tornou algo muito importante e, hoje, é uma estratégia indispensável para ter sucesso na internet. Trazer dicas úteis para seus clientes é uma boa forma de produzir conteúdo complementar no seu canal. Seu perfil está disponível para os seus seguidores 24 horas por dia, 7 dias na semana, então nem sempre eles vão acessar o seu espaço para comprar. Ter informações interessantes e de qualidade é fundamental para manter um cliente que se lembrará da sua marca no momento da compra. Que tipo de conteúdo você pode oferecer no seu canal de moda? Tendências, cores e modelos da temporada. Dicas sobre organização de guarda-roupas e closets. Dicas sobre lavagem e armazenagem de peças delicadas. Dicas de montagem de looks para diversas ocasiões. Notícias do mundo da moda. Dicas sobre o universo feminino, infantil, praia, fitness, masculino, de acordo com os produtos que você oferece. Um ponto importante é que nem sempre você será o gerador de todo esse conteúdo, até porque alguns deles exigem a presença de um profissional qualificado para entregar informação de qualidade. Por isso, faça parcerias! Personal stylists, maquiadores, produtores de moda, personal organizers e muitos outros podem ser parceiros na construção dos temas. Enquanto eles ganham visibilidade e autoridade no Instagram, você tem um conteúdo de qualidade e ganha mais seguidores. Também é válido saber que o modelo de textos no Instagram são textos curtos. Se você gosta e quer escrever mais, direcione seus seguidores para outros canais, como blog, site, LinkedIn ou outros. Dica 5: abuse dos Stories, vídeos, lives e destaques para apresentar os seus produtos Uma das grandes ferramentas de engajamento no Instagram são os Stories, então a produção de conteúdo não deve ser explorada só no feed. Por ser de rápido consumo e ter um apelo visual incrível, os Stories te ajudam a captar rapidamente a atenção do público e a opinião dele sobre determinado assunto. Além disso, disseminar conteúdos por meio de vídeos faz muito sentido no Instagram. Você pode utilizá-los tanto no feed, com no máximo um minuto, nos Stories ou no Reels. Hoje, os vídeos são a maneira mais eficiente de trazer engajamento e atenção para a sua marca. Como seus clientes se identificam primeiro com o que você fala e depois com o que você vende, não deixe de explorar essa ferramenta! Confira a diferença entre feed e Stories e se prepare para produzir conteúdo. Nesse vídeo, conheça outras formas de trabalhar com vídeos e Stories no Instagram. WhatsApp ou Telegram Dica 6: melhor que e-mail Além de utilizar seu Instagram como vitrine para os seus produtos e como ponto de contato com os seus clientes, outra forma de potencializar esse canal de vendas é utilizar o WhatsApp ou o Telegram para estreitar ainda mais esse relacionamento. Você pode distribuir seus conteúdos por meio de listas de transmissão e grupos no WhatsApp ou criar um grupo da sua marca no Telegram. A vantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é que ele permite grupos para um número maior de pessoas. Enquanto um grupo de WhatsApp tem o limite de 256 membros, no Telegram são permitidos até 200 mil integrantes. Via Telegram é possível que você utilize as famosas enquetes, também presentes no Instagram. A venda por esses canais deve ser a mais direta e facilitada possível, por isso é importante que suas peças mantenham os valores e as formas de pagamento. Promoções devem ser anunciadas logo de início, para chamar a atenção de seus clientes para explorar o seu conteúdo. Gostou das dicas? Agora que você já conhece os primeiros passos para começar suas vendas no Instagram e no WhastApp, saiba que existem mais oportunidades no mundo digital antes de abrir o seu e-commerce: Confira a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace e acesse os cursos Sua empresa nas redes sociais e Marketing digital para sua empresa: primeiros passos.
Imagine ter seus produtos expostos em grandes lojas, como Netshoes, Dafiti, Amazon, Submarino ou Magazine Luiza. Você acha que essa realidade está muito distante? Na verdade, isso pode ser mais fácil do que você pensa. O marketplace é uma plataforma que reúne diversas lojas virtuais em um mesmo espaço, como se fosse um shopping on-line. Esse site costuma pertencer a uma grande empresa digital que “empresta” seu nome, espaço e operação para você, lojista - que, nesse shopping on-line, pode ser chamado de seller -, expor e vender seus produtos em troca de uma taxa de serviço e uma comissão por venda realizada. O marketplace reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente aos seus clientes. Nessas plataformas, produtores têm a possibilidade de ofertar valores mais competitivos, ampliar a clientela e ainda obter uma boa margem de lucro. Segundo a plataforma Ebit/Nielsen, que mensura os números do mercado brasileiro do comércio digital, o e-commerce alcançou a marca histórica de R$ 87 bilhões em vendas no Brasil em 2020. Além disso, o setor registrou um crescimento de 52% no ano, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Vamos entender como o marketplace funciona na prática? Acesse o site de uma das lojas citadas no início do texto e procure por um item. Você vai perceber que são exibidas diversas opções de revendedores. Por exemplo, ao buscar um produto na Dafiti, você verá que ele pode ser “vendido e entregue pela loja da Maria” ou “vendido pela loja da Maria e entregue pela Dafiti”. Entendeu a dinâmica? E, para você começar a usufruir dos benefícios dessa forma de venda, preparamos algumas dicas de como vender on-line sem ter um e-commerce. Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce? O marketplace é um espaço determinado pela plataforma, e é preciso estar sujeito às especificações estabelecidas por ela. Em contrapartida, isso facilita muito a operação, uma vez que é possível contar com algumas vantagens, como meios de pagamento variados, logística de entrega e distribuição via parceiros. Já o e-commerce é um site exclusivo da sua empresa, ou seja, é uma loja on-line desenhada especificamente para sua marca, para a qual você pode escolher o melhor modelo e formato, além de poder customizá-la. Para lojas de moda, essa opção pode até ser interessante, uma vez que é possível adaptá-la ao seu segmento e ao seu público. Marketplace de nicho Pensando no futuro do varejo on-line, a principal tendência do setor são os marketplaces de nicho. Contrariamente ao modelo amplo, como o Mercado Livre, a Amazon e o Magazine Luiza, esse novo formato foi desenvolvido para atender as demandas de um público específico. Plataformas como Zé Delivery e Enjoei oferecem seus próprios benefícios aos vendedores, como a capacidade de alcançar as pessoas certas e vender para o público com maior probabilidade de comprar. Essas vendas são mais assertivas e apresentam menos chances de cancelamento, devolução e até mesmo rejeição. Como começar a vender por meio de um marketplace? Basicamente, o marketplace funciona como uma vitrine on-line, onde vendedores expõem seus produtos. O processo começa com o cadastramento do lojista, que fornece dados como CPF ou CNPJ, endereço e nome da loja. Além dessas informações, é preciso aderir a um plano que vai garantir a exposição dos produtos e a porcentagem da comissão a ser repassada para a plataforma. Depois do cadastramento, um painel vai ser disponibilizado para que os produtos sejam organizados, precificados e colocados em categorias já preestabelecidas. É importante usar fotos de qualidade e nomear corretamente os itens para que eles apareçam próximos aos seus similares - essa mesma regra vale para o Instagram. Não esqueça, principalmente no mercado de moda, que a qualidade das fotos e a correta descrição do seu produto são muito importantes. Além da parte de catálogo, o marketplace também oferece espaços específicos que mostram os status das vendas, o faturamento da loja, os produtos a serem enviados e as métricas. Existem marketplaces específicos para produtos de moda? Sim! Existem desde plataformas mais amplas, mas com categorias próprias para a moda - como é o caso do Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza -, até outras mais específicas, com alguma segmentação atrativa para seus clientes e uma maior qualificação, o que facilita suas vendas. Como funcionam os pagamentos? Na maioria das vezes, o sistema de pagamento de um marketplace é oferecido pela própria plataforma. Isso proporciona ao cliente o acesso às mais diversas maneiras de quitar as despesas realizadas no site, por meio de cartões de crédito, depósitos e boletos bancários, por exemplo. Como a plataforma se responsabiliza por repassar a quantia para a empresa parceira, o vendedor não precisa utilizar sistema próprio para o recebimento dos valores relativos às vendas. Mercado Azul: o marketplace do Sebrae O Mercado Azul é o marketplace, totalmente gratuito, do Sebrae. Seu maior objetivo é inserir os pequenos negócios em um ambiente digital, fazendo com que os produtos e serviços apareçam nos resultados de busca do Google. A plataforma permite fazer promoções por período, ou por produtos/serviços, e é integrado a redes sociais como Instagram. Ela também permite contato direto com os clientes via WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone, aproximando quem quer vender de quem quer comprar. Quais são as vantagens do marketplace para lojas de moda? A internet é um campo fértil e produtivo, e é um erro ignorar o potencial das vendas on-line. É claro que vender nos melhores marketplaces pode trazer muitas vantagens ao pequeno empreendedor do setor da moda. Veja algumas delas: Visibilidade Diferentemente do e-commerce, onde é preciso trabalhar bastante na divulgação, atuar em um marketplace permite que os clientes cheguem até você de diversas formas. Uma delas será a grande procura dos clientes por produtos diversos em uma grande loja on-line, chegando até a sua marca. A partir daí, ele pode se interessar por seus produtos e aumentar sua recompra. Se você tem um Instagram comercial, pode direcioná-lo para sua loja no marketplace. Legitimidade Outra questão importante em torno das compras on-line é a segurança que a loja proporciona ao seu negócio. Se você é novo no mercado, talvez esteja perdendo vendas porque alguns visitantes ainda não confiam na sua marca. Por isso, contar com a legitimação de uma grande empresa em formato de marketplace é vantajoso. Custo-benefício e velocidade É claro que você vai precisar pagar taxas para fazer suas vendas, mas elas podem compensar bastante, considerando o número de clientes que você pode atrair por mês. É importante pensar que, no marketplace, o investimento de entrada é muito baixo - fator fundamental para quem tem pouco capital para começar sua presença digital. Velocidade também é um diferencial, e iniciar suas vendas via marketplace pode ser bem mais rápido que abrir uma loja própria. Praticidade e estrutura de fácil manutenção Uma vez que o desenvolvimento e a manutenção da estrutura do marketplace ficam a cargo do operador, as plataformas são otimizadas para que todas as operações sejam feitas da forma mais simples possível. Assim, o registro na plataforma, o cadastro de produtos, o controle de estoque, a compra e venda e a análise de performance da loja são processos desenhados de maneira intuitiva. Transações Normalmente, os operadores são responsáveis por gerenciar toda a estrutura de pagamento do marketplace, por isso é necessário que o vendedor preste atenção aos prazos e às condições para recebimento. Quais são as desvantagens do marketplace? Usar essa forma de vendas na web também tem algumas desvantagens, então é sempre importante ficar atento para que não se tornem armadilhas. Veja alguns exemplos: Concorrência Assim como você, muitos outros lojistas podem estar vendendo produtos similares na mesma plataforma, mas a custos mais baixos. Além disso, em geral, a empresa dona do marketplace também vende e entrega itens, fazendo com que muitos visitantes escolham comprar na loja “mãe” e não em um revendedor. Limitações A maioria dos marketplaces brasileiros possui regras um pouco rígidas, principalmente relacionadas ao pagamento. Por exemplo, mesmo que você finalize uma venda e entregue o produto, por vezes, vai ter que esperar um prazo para a liberação dos valores. Por isso, é importante sempre conhecer as normas e se programar. Dicas para potencializar suas vendas via marketplace Para começar a vender seus produtos em um marketplace, confira algumas dicas que podem te ajudar a converter mais vendas. Se você as seguir, já sai na frente de muitos concorrentes. Fotos de qualidade As fotos, em geral, são o primeiro contato que o visitante de um marketplace tem com seu produto. Para os produtos de moda, então, esse quesito é mais que fundamental. Por isso, invista em imagens de qualidade e que explorem todo o potencial de suas peças. Não deixe de apresentar cada item em vários ângulos e cores - quanto mais detalhes, melhor. É desse jeito que seu catálogo pode se destacar e ganhar mais visibilidade. Lembre-se de que os perfis de fotos variam também de acordo com o tipo de produto: fotos de acessórios, por exemplo, pedem um zoom maior que fotos de roupas, pela riqueza de detalhes que são exigidos pelos consumidores no momento da compra. Descrições fiéis Comprar na internet ainda pode ser um desafio para muita gente que não sente segurança nesse processo, então é preciso ganhar a confiança do consumidor. Uma estratégia para isso é fornecer o máximo possível de informações sobre cada produto, comunicando o modelo, o tecido, a cor e qualquer outro padrão que a peça tenha. Desse modo, o visitante da sua loja não vai ficar em dúvida sobre o item que está adquirindo nem vai desistir da compra por falta de detalhes. Atendimento eficiente O que muito se vê no comércio eletrônico são clientes insatisfeitos com o atendimento on-line das lojas onde realizaram suas compras. Muitas empresas deixam sua clientela praticamente desamparada, sem informação, satisfação ou contato. Oferecer um atendimento de qualidade e personalizado fará com que você conquiste seu público e ganhe pontos no mercado digital. Além disso, apresente dicas sobre o uso das peças, direcione seus clientes para o seu canal de conteúdo no Instagram, se você tiver um, responda sobre opções de troca, entre outros. Conteúdos em vídeo Utilizar vídeos para apresentar o produto e sua forma de uso atrai a atenção dos consumidores indecisos. Palavra-chave A escolha correta da palavra-chave, isto é, da palavra principal que define o produto, é fundamental para o cliente localizá-los. O marketplace é uma das formas mais fáceis, práticas e rentáveis para entrar no digital, apostar nas vendas on-line e fazer sua empresa expandir. Esse novo modelo de negócio se tornou um dos suportes do micro e pequeno empreendedor na pandemia e continua sendo uma grande oportunidade de transformação digital para seu negócio. Confira os 13 marketplaces para vender moda na internet. Ainda não leu a Parte 1? Leia agora: Como vender no Instagram e WhatsApp. Vá em frente e boas vendas!
Loja on-line Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. Segundo o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, mais de 79% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. E esse público as usa com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet. Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, siga as 10 dicas de ouro para redes sociais. Defina a persona Determinar os traços do seu público-alvo é fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se já fez o seu plano de negócio, tem todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. A diferença entre o público-alvo e a persona é que aquele contém características mais abrangentes, enquanto esta caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais. Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode fazer pesquisas diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores. Quer ver um exemplo? Juliana, classe média, brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby é sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem-vestida e na moda. Por precisar pagar a faculdade, não compra produtos muito caros. Dessa forma, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem. Conheça as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, essa é a rede mais famosa que existe e, no Brasil, o número estimado é de 86 milhões de usuários. Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram tem um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio dele, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou uma série de guias. O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema. O You Tube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. Mas, você não precisa de uma câmera e de um microfone profissional, nada disso! É importante que os espectadores possam ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal, como não estar tremida nem embaçada. Na internet, você consegue achar umas dicas bem legais sobre como fazer vídeos para a internet. Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam e oferecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato e muitas outras coisas. Escolha a qualidade em vez de quantidade Nem todas as redes sociais são adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que definiu. Por dois motivos. Primeiro porque a maioria dos empreendedores de pequenas empresas precisa administrar as próprias redes. Além disso, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, deve saber onde seus clientes e potenciais clientes preferem interagir. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas. Vamos ver como as empresas podem estar presentes nas redes sociais? Se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas opções. Se a sua empresa é da área de TI ou uma startup, o Twitter pode ser uma boa opção. Se você é um produtor de mel, por que não fazer vídeos com receitas que usem o mel como ingrediente e colocar no YouTube? Se a sua empresa atende outras, foque no LinkedIn. Vá para onde está o seu público e entregue valor. Você será recompensado por isso. Planeje-se Assim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais, você também vai precisar de planejamento. Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de Smart – objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1,1 mil em três meses”. Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados. Conteúdo relevante Coloque-se no lugar do cliente, da persona que você criou, e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como combinar cores e quais são as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos. Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Não é porque você gosta mais de goiabada que de chocolate que os seus clientes também pensam assim. Às vezes, um conteúdo que não te agrada vai tocar os seus clientes. E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Imagine se seus clientes quiserem saber se sua loja vai ficar aberta no feriado e não encontrarem nenhuma informação nas redes? Fique ligado! Imagens Uma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade! GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que textos. Crie relacionamento Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais comentários desrespeitosos. Mais de 80% dos clientes esperam que uma empresa responda em 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar um pouco de humor. Outra ideia para criar um relacionamento humanizando sua empresa pode ser postar fotos de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção, ou comemorando aniversários. Programe os posts Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas Não tem problema nenhum usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok? Monitore os resultados Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais. Autoria: Elisa Rosa, mestra em Comunicação e analista do Sebrae Nacional
Tudo na tecnologia avança muito rápido e com o marketing digital não seria diferente. O empreendedor tem inúmeras estratégias disponíveis para marcar sua presença digital, como a uberização, os anúncios, o marketing de influência e o SEO. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja indicando ou recebendo a indicação. O Marketing de indicação ou Referral marketing é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. A rede social possui uma área exclusiva de marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é segundo país no ranking de usuários de Instagram no mundo, com aproximadamente 99 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. A dica é apostar em vídeos nos Stories e no Reels e no poder de divulgação dos microinfluenciadores, com até 40 mil seguidores, que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos anos originou o surgimento dos influenciadores digitais, ou seja, pessoas, famosas ou não, que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, pela irreverência ou até mesmo pelo aparente sucesso e conhecimento sobre determinado assunto, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas, e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança sobre a sua marca, além de ser uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso, a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite explorar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço ao cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp caiu nas graças dos brasileiros e saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o WhatsApp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca. Existem diversos plugins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, dando a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que discorre sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar de acordo com essa futura realidade. Assim, os empreendedores precisam respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Adequar-se à nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optimization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, por meio dele, é possível segmentar o serviço e o produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode gerar mais vendas e aumentar o seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por esse modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas é preciso ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se tornem uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. Para saber mais, leia o texto a seguir: Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO
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