Quero montar em meu jardim duas áreas contíguas protegidas para plantas, cuja estrutura, penso usar toras de eucalipto tratado e na cobertura, sombrite 70%. Uma área será destinada ao orquidário e outra às plantas que crescem à sombra. A área mais ensolarada pela manhã e sombreada à tarde, mede 5,00 m de comprimento por 3,50 m de largura e fica no canto do muro, podendo dispor das duas paredes deste, em L, como lateral esquerda e fundo. A mais sombreada o dia todo, está na lateral direita da primeira área, mede 5,00 de comprimento e 2,00 de largura, fica entre a casa e o muro, pegando o sol da tarde só na lateral direita desta. Pretendo construir o abrigo afastado uns 0,40 cm do muro para melhor ventilação. Preciso: 1) Definir qual a melhor área para o orquidário; 2) Sugestão de material para complementar em 100% a cobertura da área destinada às plantas de sombra; 3) Sugestão de material para fechamento da lateral direta onde há muita incidência de sol à tarde e outro para a parte da frente da área que é ensolarada pela manhã (um brise-soleil, talvez). Gostaria muito de usar o bambu, mas não sei se seria conveniente e não sei como tratá-lo contra brocas e desgaste por chuva e sol. Obrigada
Resumo da respostaInformações sobre construção de orquidário, material utilizado, a escolha do local adequado e a utilização de bambu na construção do viveiro.
Instituição responsávelIEL/MG Instituto Euvaldo Lodi - Regional Minas Gerais
Data da resposta16/04/2009
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailAborda sobre o cultivo da Rosa Menina, e sugere algumas medidas de combate às pragas.
O cultivo de plantas utilizadas em ornamentos tais como boca de leão, crisântemo, lisianthus.
Explica sobre a possibilidade de realizar plantio de helicônias junto a coqueiral.
Refere-se ao cultivo de Léia-Rubra.
Informações gerais sobre as características e o cultivo de plantas ornamentais.
Informações referentes ao cultivo de flores comestíveis.
Informações sobre como combater pragas e doenças que aparecem nas orquídeas.
Informações técnicas referentes ao cultivo de Limonium latifolium, planta com nome popular de cáspia ou lavanda do mar.
Informações a respeito de como utilizar as cascas de pinus para substrato de orquídeas.
Informa sobre o cultivo de determinadas espécies de flores em vasos.
Informações técnicas referentes as principais pragas e doenças que atacam as plantas cultivadas para floriculturas.
Informações técnicas referentes ao cultivo de copo-de-leite colorido.