O varejo vive a atualização constante. Com as novas demandas dos clientes e ampla aderência à comunicação omnichannel, os modelos de negócios precisam estar atentos à tecnologia.
Há uma grande mudança em curso nos formatos varejistas, a partir das novas tecnologias digitais. As empresas devem se preparar para elas. Muito possivelmente, estas cinco tecnologias mudarão o futuro do varejo:
- 5G. Aplicativos que adotam realidades aumentada (AR) e virtual (VR) aliadas à inteligência artificial (IA) permitirão imersão em ambientes 3D para que os usuários conheçam detalhes sobre produtos e serviços que tenham interesse em comprar.
- Metaverso. O desafio para o varejo é integrar ecossistemas que promovam a interoperabilidade de recursos, conectando os mundos físico e virtual, para que os usuários transitem de maneira fluida em experiências imersivas em 3D.
- Computer vision. Redes privadas com 5G, com base em IA e machine learning, permitem que os computadores possam ver, identificar e processar imagens, promovendo a automação de processos de compra em lojas físicas.
- Live commerce. Neste modelo, a apresentação de produtos e serviços será feita por influencers sob medida para o perfil da marca e, no momento da compra, o consumidor passará a ter atendimento exclusivo, feito por humanos, bots ou avatares.
- Web3. No futuro, um varejista poderá garantir a rentabilidade de seu comércio também pelo tráfego gerado em sua loja, pela movimentação de produtos e serviços que permitirão a criação de valor de tokens não fungíveis (NFTs). Os clientes que fizerem parte do ecossistema receberão cashback em tokens, gerando fidelização.
Leia mais:
https://www.meioemensagem.com.br/home/proxxima/2022/11/16/5-tecnologias-que-transformarao-o-varejo.html