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Fri Aug 19 21:54:51 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Novas formas de atuação dos negócios digitais se consolidam

Negócios digitais surgem e se consolidam no mercado, trazendo expertise e ganhos para as empresas.

· Atualizado em 19/08/2022
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Com a popularização da internet, novas profissões e formas de atuação têm surgido no ambiente on-line. Ser influenciador digital, por exemplo, antes era visto como um hobby, mas, agora se tornou profissão. E não se trata de um modismo. O cenário social e econômico está em constante mudança. Com as novas tecnologias, a tendência é de evolução e não retrocesso. 

As novas gerações consideram o home office e a flexibilidade como quesitos importantes na hora de buscar um emprego ou de empreender. Não ter horário e local de trabalho fixo ou formação acadêmica já não são indicativos de desvalorização de uma área. 

Pelo contrário, o mercado tem mostrado que é possível gerar ganhos significativos com profissões e trabalhos com essas características. As novas formas de atuação e de negócios on-line são excelentes oportunidades de inovação no empreendedorismo. 

Para atuar nessas áreas, é preciso estar em constante atualização e ser flexível para se adaptar a mudanças tecnológicas e de cenários. Nesse segmento, é necessário estar aberto para as possibilidades e entender que, muitas vezes, será preciso explicar o valor da sua entrega e ter resiliência.  

Nesse cenário, vamos conhecer cinco profissões e oportunidades para empreender:

Soluções em SEO (Search Engine Optimization)

Os profissionais de SEO analisam e colocam em prática as técnicas e estratégias de otimização dos sites para os mecanismos de busca. São eles que verificam as métricas e questões de conteúdo, como palavras-chave ou link building, e técnicas, como velocidade de carregamento e adaptação para a versão mobile, por exemplo. 

O objetivo do SEO é aplicar estratégias para que o site ou página fiquem nos primeiros lugares das páginas de pesquisa on-line. Como a atuação do SEO é em um ambiente dinâmico, o profissional precisa conhecer as ferramentas disponíveis e estar em constante atualização, assim como o algoritmo dos mecanismos de busca. 

Big data, análise de dados e ciência de dados

As três áreas têm relação com dados, mas cada uma tem suas características e formas de atuação próprias:

Quem trabalha com big data tem disponíveis volumes imensos de dados que não conseguem ser processados com softwares tradicionais. Esse profissional precisa ter habilidades analíticas, como resolução de problemas em meio à grande quantidade de dados. Precisa ser criativo para descobrir novos métodos, saber matemática e estatística e ter competências empresariais para aplicar seu conhecimento no negócio. 

Já o analista de dados examina dados brutos e estabelece padrões. O profissional precisa ter capacitação em programação, matemática, estatística, machine learning, além de habilidades na visualização e comunicação de dados.

O cientista de dados trabalha na preparação e análise de dados. O profissional precisa entender e integrar a estatística, a matemática e a programação para organizar os dados. Ele precisa ter conhecimento em banco de dados e saber trabalhar com dados não estruturados de mídias sociais, por exemplo. 

Marketing digital

O profissional de marketing digital trabalha nos canais on-line para atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver a presença digital da marca ou empresa. Ele utiliza estratégias de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. 

Para atuar na área, é preciso conhecer o ambiente digital, ferramentas e estratégias voltadas para a internet. Também é preciso ser flexível para se adaptar às constantes mudanças. O mercado oferece vários cursos de formação na área. Você pode começar com o curso do Sebrae Marketing digital para sua empresa: primeiros passos.

Marketing de influência 

Esse profissional atua dentro do marketing digital, mas especificamente na criação de conteúdo digital. São os influenciadores digitais, uma profissão que está ganhando espaço e atenção de muitos empreendedores. 

Um influenciador digital deve estar atento ao engajamento, quantidade de seguidores e fidelização. Ele deve ser criativo para produzir conteúdo de qualidade e de modo natural. Pesquisa do Instituto Qualibest, mostrou que 73% dos consumidores compram produtos e marcas depois da indicação de um influenciador. 

Soluções em e-business

Empresas que atuam com e-business trabalham com inovação na estrutura de negociação. Elas implementam soluções para a realização de transações de forma digital. O profissional e-business pode prestar serviço para pessoas físicas, empresas, governos, de acordo com as soluções pensadas. 

Ele pode, por exemplo, desenvolver uma solução que dê agilidade no serviço ao consumidor ou que reduza custos da empresa. Seu foco é usar a tecnologia e a inovação na otimização dos processos de negócio.

Se você deseja estabelecer um negócio nessas áreas de atuação, mas não sabe como começar, conheça a consultoria do Sebrae em Negócios Digitais. O objetivo é ajudar o pequeno negócio a promover ações de interação, inovação e mercado.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como estruturar seu modelo de negócio 

E aproveite o curso do Sebrae:
Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?


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