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Mon Jan 09 16:39:04 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
O futuro do varejo: a loja física e o varejo de experiência

No último tópico da série O futuro do varejo, entenda a importância da loja física e veja quais atributos podem ajudar na retenção de clientes.

· 09/01/2023 · Atualizado em 09/01/2023
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Você já ouviu falar em PDV, PDR, PDX? Sabe o que eles significam e como se relacionam? Sabe que passar de um para outro pode modificar o seu negócio em uma era em que o consumidor busca experiência, conveniência e serviços? 

Primeiro, vamos entender as siglas: PDV refere-se ao ponto de vendas; PDR, ao ponto de relacionamento; e PDX, ao ponto de experiência.

O perfil do novo consumidor e o mercado atual exigem que o ponto de vendas evolua e se transforme em um ponto de experiência, atendendo às demandas e aos desafios que o público-alvo traz. A conveniência de comprar on-line, fortalecida pela pandemia, intensificou alguns hábitos do consumidor, que tem novas expectativas em relação às lojas físicas. Estas deixaram de ser meros pontos de venda para serem espaços de contato e relacionamento com o cliente, por isso é cada vez mais comum que ofereçam entretenimento, serviços e tecnologias. Esses recursos podem transformar um simples PDV em um espaço de convivência, lifestyle e lazer, tornando a experiência da compra mais interessante e prazerosa e possibilitando a criação de conexões emocionais.

Com esse mesmo objetivo, algumas marcas fazem o caminho inverso: do on-line para o off-line, ou seja, lojas que surgiram no mundo virtual hoje investem em lojas físicas (lojas-conceito) como forma de encantar o cliente e fidelizá-lo. Esses estabelecimentos oferecem experiências sensoriais (aromas, música, iluminação, decoração, cantinho do chá/café, degustações), serviços (retirada do produto comprado on-line na loja física, áreas destinadas a pets, áreas destinadas a crianças, áreas para uso de internet), entretenimento (eventos, workshops, cursos), atendimento personalizado (conforme os dados do seu cliente), uso de tecnologias, experiências omnichannel, promoções e outras facilidades. Desse modo, as possibilidades para uma loja física como experiência para o consumidor são muitas, e as palavras de ordem são inovação e criatividade.

Infográfico

Quer saber mais sobre como encantar o seu consumidor? Leia os outros artigos da série O futuro do varejo, faça os cursos que disponibilizamos nos links abaixo e, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

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