A construção de uma marca memorável nem sempre requer grandes fortunas e investimentos pesados, saiba como direcionar a construção da sua imagem.
Construir uma marca forte no seu nicho não serve apenas para grandes empresas e nem sempre requer investimentos milionários, toda empresa deve investir no desenvolvimento de uma identidade para ser reconhecida no mercado.
Pequenos detalhes podem mudar a percepção do cliente sobre seu produto e serviço. Confira algumas dicas para construir uma marca forte:
Posicione-se
Conheça os diferenciais da sua empresa, consulte os colaboradores, clientes, fornecedores e todos os que estão envolvidos nos processos da sua empresa o feedback deles, como eles enxergam sua empresa, seu produto ou serviço e o que você pode fazer para melhorar
Se posicionar é encontrar uma forma de sempre estar na mente do seu cliente.
Escolha um bom nome
Na hora de criar o nome da sua empresa, pense em um nome que transmite a essência da sua do seu negócio de forma curta e de fácil pronúncia, um nome memorável. Lembre-se que esse nome caminhará junto com você por toda sua jornada, então essa decisão é crucial.
Desenhe sua marca
A escolha do logotipo é essencial pois ele estará em visibilidade o tempo inteiro, a logo não precisa ser uma obra de arte, faça uma pesquisa, busque os logos utilizadas pelos seus concorrentes, conheça as tendências e entenda a sua persona.
Seja uma opção
Primeiro você precisa alcançar o seu público-alvo e fazer com que experimente o seu produto, por isso pense nas estratégias para a realização desse primeiro contato.
Escolha a cor da sua marca
Juntamente com o nome e logo, as cores também definem a sua empresa, escolha uma cor que transmita a identidade do seu negócio. A cor influencia diretamente no público-alvo, por isso, estude e decida com cautela.
Padronize
Padronize sua marca, para que o cliente lembre de você, é preciso criar uma imagem na mente dele. Não adianta atirar para todos os lados se o cliente não vai conseguir pensar em uma associação específica sobre você.
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NRF Retail’s Big Show
National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show, em tradução livre, significa “Federação Nacional do Varejo: O Grande Show do Varejo”. Esse evento ocorre anualmente e é amplamente reconhecido como o maior do segmento varejista. A cada ano, milhares de profissionais se deslocam para Nova York, com o objetivo de conhecer as mais recentes as tendências e inovações do setor. A National Retail Federation (NRF) é a organizadora dessa conferência, que reúne líderes e especialistas para discutir as principais tendências do mercado. A edição de 2024 abordou temas cruciais, como transformação digital, sustentabilidade, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, omnicanalidade - uma estratégia de negócios que visa integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa. A National Retail Big Show 2024 aconteceu de 14 a 16 de janeiro com foco em líderes e pessoas inovadoras de diferentes indústrias. O evento resultou em valiosos aprendizados sobre as futuras direções da inovação e das mudanças nos comportamentos dos consumidores. Neste ano, participaram cerca de 40 mil pessoas, mais de 800 expositores e 178 sessões de palestras foram realizadas, proporcionando três dias de intenso conhecimento e aprendizado, impactando não apenas os participantes diretos, mas para o mercado como um todo. A seguir, destacam-se as cinco tendências principais do evento: 1. Retail Media ou Mídia de varejo Essa tendência refere-se à publicidade que as empresas veiculam em seus próprios sites ou plataformas digitais para promover seus produtos. Tradicionalmente, as marcas utilizam plataformas de terceiros para veicular anúncios. Com o conceito de Retail Media, a estratégia muda, permitindo direcionar conteúdo para consumidores enquanto estão realizando compras online, ampliando as chances de alcançar novos públicos. Um exemplo claro ocorre quando um consumidor cadastrado em um site recebe ofertas personalizadas com base em seus gostos, proporcionando um atendimento mais especializado. 2. Inteligência Artificial A ferramenta vem conquistando o mundo e se torna quase impossível não aliar a IA em seu dia a dia ou nos negócios, a cada momento novas funcionalidades desta ferramenta vêm sendo descoberta, sendo discutida em todas as esferas. Para o ramo varejista, destacam-se: Personalização; Criação de novos produtos; Prever comportamentos do consumidor; Prevenção de fraudes; Previsão para compras em varejo. Essas são algumas funcionalidades que a IA proporciona, tendo em vista que a sua expansão para a esfera de trabalho ser algo recente, ainda não é possível visualizar todas as suas utilidades. Porém, sabemos que uma coisa é certa, a Inteligência Artificial ainda tem muito a nos mostrar! 3. Experiência na loja física Ao longo da pandemia foi possível observar que as vendas em lojas digitais tiveram uma expansão, visto que, não era possível realizar compras presencialmente devido a quarentena, e mesmo após o final da pandemia, as previsões eram de caimento de compras em lojas físicas. Contudo, desde 2023 o consumo dessas lojas vem crescendo, isso porque os empreendedores vêm inovando em seus espaços físicos. As lojas físicas vêm entendendo que investir em inovação é o caminho para se destacar e conquistar clientes. Um ótimo exemplo seria a realidade virtual (VR), Realidade aumentada (AR) ou Realidade Mista, ou ainda o chamado figital que estão sendo utilizada para atrair a atenção do consumidor. Mesmo com todo avanço da sociedade, as lojas físicas não são descartáveis, prova disso são as mesmas inseridas nas tendências da NRF. 4. Experiência de compra segura Seu cliente precisa sentir-se seguro, desde o momento em que tem seu primeiro contato com sua empresa, desde a finalização. Assim, ele precisa ter a garantia de que terá uma experiência positiva e segura. As tendências apresentadas na feira se conectam, uma vez que, quando se fala nessa experiência segura, vale mencionar o uso da IA nas coletas de dados dos clientes, e claro, sempre tomando os devidos cuidados. Nesse sentido, a coleta de dados deve ser feita de forma ética e sempre com autorização, por isso vale a pena conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para além de disso, saber utilizar a Inteligência Artificial dentro dos limites éticos, visando assegurar se consumidor e deixá-lo a par do seu cuidado. A segurança do cliente tornou-se uma prioridade fundamental para empresas de diversos setores, especialmente em um cenário cada vez mais digital e exposto a ciberameaças. Com o aumento das transações online e o compartilhamento constante de dados pessoais, proteger a privacidade e garantir a integridade das informações dos consumidores são tarefas essenciais para preservar a confiança e evitar prejuízos. 5. Lealdade do consumidor Manter uma relação de fidelidade com o seu cliente é de extrema importância, e a NRF 2024 ressaltou como essa prática é necessária, já que ela é uma tendência. Contudo, é necessário compreender que o consumidor não necessita apenas de boas promoções, mas também, de condutas que demonstrem que você se importa. Tornando-se uma prática de conexão com o seu cliente, pensar em atividades como demonstrar valores, personalização do atendimento e que gerem autenticidade, são alguns exemplos de inovação para essa tendência, por isso investir em relacionamento é uma das chaves para o sucesso!
Mon Nov 18 10:26:46 BRT 2024
Você conhece o Sebraelab?
O Sebrae Alagoas agora tem mais um lugar especial para acolher você, empreendedor: o Sebraelab. Um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios. Como funciona? Sebraelab é para potenciais empreendedores e empresários que buscam inovar em seus modelos de negócios. Faculdades, centros de pesquisa e desenvolvimento, investidores e negócios relacionados à cultura de empreendedorismo inovador também são bem-vindos. Lá, você vai encontrar uma sala de reunião para grupo de até 10 pessoas (com ar-condicionado e TV para apresentações), duas cabines para atendimentos individuais ou trabalhos que exigem mais foco, e o mais legal: um espaço maker com impressoras 3D, cortadora à laser, plotter de recorte, termomodeladora à vácuo, router de precisão e scanner 3D. O Sebraelab também conta com internet dedicada, para te deixar conectado, e uma copa com geladeira, água e pipoqueira, para garantir um lanche rápido. Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa. Assim é o Sebraelab, um lugar para você viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença. Como utilizar? Faça já sua reserva e aproveite a estrutura que o Sebraelab tem para oferecer a você! Nosso agendamento está disponível de segunda à sexta, das 8h às 17h, e pode ser feito no endereço sebraelabal.reservio.com ou pelo número (82) 98121-5094. Garanta sua vaga!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Eleições: saiba como o empreendedorismo impacta nos municípios
Inclua em seu plano de governo o empreendedorismo Você conhece a força do empreendedorismo brasileiro? Não? Então se liga nesse conteúdo que preparamos exclusivamente para você. O empreendedorismo brasileiro movimenta o território de forma significativa, segundo uma pesquisa realizada em 2023 pelo Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), no Brasil existe mais de 90 milhões de empreendedores. É inegável que o empreendedorismo possui uma força gigante, assim, é necessário que existam incentivos para que mais pessoas possam empreender e o papel dos municípios e das políticas públicas são indispensáveis para isso. Nesse sentido, se você ficou curioso para saber como pode aliar seu plano de governo ao empreendedorismo, confira o vídeo abaixo: Saiba mais: Educação empreendedora Dicas Essenciais para Começar um Negócio em Casa A Economia Criativa e o Sebrae em Alagoas
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Edital para seleção de empresas investidoras para Startups
A chamada pública nº 002/2024 tem por objeto selecionar investidoras em estágio inicial de Venture Capital e/ou Corporate Venture Capital interessadas em celebrar acordo societário com os SEBRAE da região nordeste participantes desta chamada, representados neste ato pelo Sebrae/AL, para execução do programa que realizará capacitações, desenvolvimento dos empreendedores e investimento financeiro nas startups selecionadas na modalidade de mútuo conversível, a ser determinado no processo de valuation estabelecido pela(s) Sociedade(s) em Conta de Participação que será(ão) criada(s) no decorrer da parceria. Para fins de entendimento sobre o que seja o processo de investimento e gestão em startups inovadoras, considerar-se-á: a) A seleção de startups candidatas fundamentada em critérios de competitividade,projeto, processos e serviços;b) Os investimentos financeiros iniciais nos projetos selecionados;c) O programa de capacitação, acompanhamento e mentoria, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos; ed) A aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores. Será considerado como investidores em estágio inicial de Venture Capital ou Corporate Venture Capital, os investidores cujos valores investidos sejam de até R$500.000,00 (quinhentos mil reais) por startup. Quer saber mais? Acesse o Edital completo. 1 - Edital completo 2 - Errata do Edital 3- Resultado preliminar 4-Resultado final
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Renda Pulsante
Para traçar um roteiro possível para o imaginário alagoano, esse conceito intangívelque perpassa a nossa história e a nossa cultura, podemos tomar como ponto departida a arte manual. Barcos rudimentares, redes de pesca, cestos, gamelas, cadeiras e bancos que nascem a partir de raízes e galhos, assim como animais, pessoas e seres fantásticos que brotam da madeira e do barro, mas principalmente as rendas e bordados multicoloridos ajudam a contar a nossa identidade. São caminhos feitos com as mãos que permitem traçar uma ponte entre passado, presente e futuro. Realidade que só é possível graças ao poder universal dosprocessos artesanais, que desafiam tempo e espaço. O atual estágio da arte popular em Alagoas é fruto de um percurso histórico, mas também da potência criativa do seu povo, que se reinventa a cada ciclo e está presente em todas as regiões do Estado. São matérias-primas e contextos particulares, baseados nas trajetórias pessoais, nas heranças familiares ou pertencimento étnico e territorialCriações, narrativas e vivências que reafirmam o protagonismo daqueles que emprestam suas existências para perpetuar um repertório plural e único, que coloca Alagoas entre os territórios mais férteis da arte popular no mundo. Potência que encantou Luísa Ramos, casada com o médico e antropólogo alagoano, Arthur Ramos. Juntos, lançaram em 1948 o livro "A renda de bilros e sua aculturação no Brasil", um clássico dos estudos da arte em rendas no país. É com o mesmo entusiasmo e paixão desse casal pioneiro pelos nossos bordados erendas, que o Sebrae e o Projeto Renda-se apresentam a instalação-móbile “RedePulsante” que destaca, em parceria com o Sebrae AL, diversas tipologias de rendas e bordados vivos, produzidos em território Caeté, revelando talentos da produção artesanal alagoana: Bordado Filé A arte dos bordados e rendas floresceu no entorno das lagoas Mundaú eManguaba, com destaque para o Filé, registrado como Patrimônio Cultural Imaterialde Alagoas, que recebeu, com apoio do Sebrae, a certificação de Indicação Geográfica, assegurando sua originalidade e o título de arte manual genuinamentealagoana. Apesar da diversidade de pontos, a técnica pode ser descrita como o preenchimento da rede de base, conhecida como malha, com os pontos bordados que formam os desenhos. A malha, por sua vez, é confeccionada com a mesmatécnica usada na fabricação das redes de pesca da região lagunar. O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba (Inbordal)é uma organização civil formada por artesãs que tem o objetivo de proteger epromover o bordado Filé no território em que atua. Para garantir o selo de Indicação Geográfica, elas seguem o Caderno de Instruções do Filé, que padroniza normas de produção com foco no controle da qualidade das peças. O Grupo Luart começou com Lucineide Barbosa que, aos seis anos, criou suaprimeira peça, a partir das técnicas repassadas por sua avó. Em atividade há 34anos, o grupo conta atualmente com 22 pessoas, que tecem o bordado filé com umtoque contemporâneo, inspirado na natureza e na cultura popular de Alagoas. Em 2022, o Luart foi reconhecido no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Ponto Cruz Um bordado observado desde as antigas civilizações, o Ponto Cruz se popularizouna Europa, durante a Idade Média. Atualmente, mantém a tradição da criação dedesenhos sobre um tecido, utilizando pontos em forma de “X”, porém, vem ganhando releituras exclusivas e cheias de personalidade. Como em um jogo de paciência, as bordadeiras se utilizam de tecidos como Aida, Etamine, Cânhamo eLinho, com trama uniforme, que facilita a contagem dos pontos, para tecer as linhas de algodão mercerizado, com agulhas de ponta romba, num movimento ritmado para formar cada quadradinho do tecido. Uma mãe, um prazer e algumas revistas. Assim teve início a história de amor com o ponto cruz, que em 2017, oficializou-se como Bordeliê, envolvendo a mãe Arivânia e a filha Ariane Pita nas produções do bordado. Em 2024, repaginaram a marca e sua atuação. Hoje, a Beliê tem ateliê próprio, na Barra de São Miguel. A marca foi reconhecida com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato e já participou Renda-se, exaltando a beleza dessa técnica cheia de personalidade. Crochê As culturas mais antigas já utilizam uma agulha e um fio contínuo para criar peçassemelhantes a uma trama de renda. Mas foi na Europa, no século XVI, que o crochê se popularizou. A técnica consiste em criar laçadas com o fio na agulha, que tem um gancho na ponta, formando diferentes pontos e padrões. Nesse bordado, acriatividade é o ponto alto, podendo-se criar peças únicas e personalizadas, desderoupas e acessórios até objetos de decoração para a casa, inclusive, reaproveitando materiais, como retalhos de tecido e fios de outros projetos.No Brasil, encontram-se técnicas de norte a sul do país e, em Alagoas, é muito popular em todas as regiões. Autodidata de São Miguel dos Campos, Josse Leah contou com a presença de duasmulheres para construir a marca Zicota: sua tia e sua avó do coração, que sempreapoiaram seus sonhos. Após o curso de Produção de Moda na ETA/UFAL, desfiloucoleções, ministrou cursos e oficinas. Como participante do projeto Brasil Original do Sebrae, reposicionou sua arte, elevando a sua técnica ao handmade, comobordadeira e designer, sendo um dos nomes de destaque do crochê em Alagoas. Bordado Livre O bordado livre feito à mão, como a própria nomenclatura indica, não apresentauma técnica padrão, permitindo criar desenhos e temas detalhados a partir do uso de tecidos e linhas com mistura de cores e pontos diversos. Em Alagoas, o diferencial é o uso de narrativas visuais e referências culturais para contar histórias, destacando a paisagem natural, personagens do folclore e do cotidiano, além de mitos e lendas das diversas regiões do estado. O bordado livre pode assumir tamanhos e formas diversas, a direção e a profundidade dos pontos, de acordo com o efeito desejado para cada peça. Seguindo a tradição ou inovando, as bordadeiras alagoanas vêm ganhando destaque em desfiles e feiras no Brasil e no mundo. A história do grupo produtivo Fulô.A se confunde com a trajetória de suaidealizadora, Ana Cristina Ferreira Santos, que ficou viúva muito jovem e encontrouno bordado, um ofício para criar suas filhas. Tudo começou na Associação dasBordadeiras de Penedo, base para o trabalho de empreendedorismo social que eladesenvolve hoje, no Povoado Murici, no Baixo São Francisco. Articulada, ela lideraum grupo de mulheres e vende suas peças em mostras de artesanato, lojas especializadas e também pela internet. O grupo criativo Mimos de Dona Peró nasceu a partir do trabalho realizado porDona Perolina, uma professora de pintura e bordado que formou gerações no município de Capela, zona da mata de Alagoas. Inspirada na mestra, a ex-alunaLuciana de Almeida Leite resolveu formar um grupo de bordado feito à mão. A ideiacomeçou a ganhar vida e a imortalizar essa técnica carregada de cultura e memória, que se tornou a Associação de Bordadeiras de Capela, com 22 associadas. O grupo vem ganhando destaque com suas peças em feiras, desfiles e vendas pela internet. Singeleza A renda Singeleza, com essa denominação, só existe em Alagoas e, por esse motivo, recebeu o registro de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A arte pode ser encontrada em Paripueira, no Litoral Norte; Marechal Deodoro, no Litoral Sul; e Água Branca, no sertão. Sem muita variação de ponto, a técnica consiste numa trama simples, a partir de uma rede de nós repetidos dentro de uma mesma laçada, chamados “pipoca”, formando uma malha fina. O material utilizado é tecido e linha de algodão, agulha e bastão, que pode ser um talo de coqueiro ou uma haste metálica. O acabamento geralmente é feito com bainha aberta, o ponto ajour. A Artecer, Associação de Rendeiras de Singeleza e Bordados de Paripueira, é uma importante ação de empreendedorismo social reconhecida nacionalmente, que reúne, em sua sede, dezenas de artesãs e movimenta a economia criativa na comunidade. Lideradas por Jeane Valentim dos Santos, elas não conheceram a 'guardiã' do bordado Singeleza em Alagoas, Dona Marinita, de Marechal Deodoro, mas repassam a técnica em encontros realizados em outros municípios do estado. O grupo contou com o apoio do Sebrae para treinamento em design, precificação e técnicas de vendas. Ponto Caseado O uso de pequenos cortes de tecido, os retalhos, numa combinação de estampas ecores formando peças únicas, fez a fama de um grupo de bordadeiras do municípiode Boca da Mata. O trabalho utiliza o ponto caseado, técnica de costura usada paraevitar que o tecido desfie, que se caracteriza por uma sequência de pequenos pontos verticais e retor, unidos entre si por uma laçada. A peça é arrematada combainha aberta ou ponto ajour. Os cortes milimétricos de algodão ganham as mais diversas formas a partir de um desenho básico que lembra um patchwork manual. O grupo produtivo Amor Caseado reúne bordadeiras da zona da mata de Alagoas,lideradas por Edneuza Teixeira. Ela começou sua vida de artesã como coordenadora da Casa da Mãezinha, uma ação de empreendedorismo social que incentivou a produção de peças feitas com retalhos de tecido, usando a técnica do patchwork manual. O grupo desenvolve coleções inteiras com seus pequenos recortes de algodão colorido, que se tornaram marca registrada da arte em tecido feita à mão em Alagoas. Rendendê Mais um bordado que chegou a Alagoas com os colonizadores portugueses, o rendendê tem origens muito antigas e, segundo os especialistas, deriva do artesanato da Europa do Norte. Trata-se de uma técnica que utiliza linha, agulha e tesoura, executada geralmente em tecido de linho preso no bastidor. Os desenhos são geométricos, formados por pontos cheios e abertos. Após a conclusão do bordado, o tecido pode ser recortado para destacar o centro do desenho ou em partes que não foram preenchidas pela linha. Os pontos caracol e estrela dominama preferência das bordadeiras alagoanas e, em muitas peças, as tramas são arrematadas com ponto cruz, tornando o trabalho ainda mais rico. As artesãs da Associação de Bordados de Entremontes, um povoado ribeirinho em Piranhas, são guardiãs de uma tradição que virou ofício, divulgando o pequeno lugarejo no Brasil e no mundo. O rendedê e o ponto-cruz são as técnicas principais,repassadas de mãe para filha. As tramas adornam as mais variadas peças, como roupas, toalhas, jogos americanos e guardanapos, feitas em tecido panamá. A Casa do Bordado de Entremontes ocupa uma casa colonial colorida, típica do vilarejo que, em 1859, recebeu D. Pedro II, durante sua viagem pelo Rio São Francisco. Boa Noite O nome vem de uma flor muito comum no sertão alagoano. Apesar de estar presente em outras localidades, o Boa Noite é o principal bordado da Ilha do Ferro,povoado nas margens do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar. A técnica empregada consiste em desfiar o tecido, tradicionalmente o linho ou o algodão, para compor faixas, rigorosamente geométricas, em motivos florais. O bordado (chamado pelas artesãs de “costura”) pode apresentar quatro diferentes composições: Boa Noite Simples, Boa Noite Cheio, Boa Noite de Flor e Boa Noite Variações. Para dar acabamento, faz a bainha aberta ou perfila a borda e em seguida corta o tecido, com cuidado, tudo feito à mão. A Art Ilha, Cooperativa de Bordadeiras da Ilha do Ferro, nasceu de uma iniciativados próprios moradores, com apoio do Programa Comunidade Solidária, Chesf e Sebrae Alagoas. Com sede própria, o grupo de mulheres cadastradas produz de forma individual, mas a compra de material é feita coletivamente. Parte do valor comercializado é usado para a manutenção do espaço, que virou ponto de referência na Ilha do Ferro. Bilros O nome da renda está diretamente ligado à ferramenta que se usa para tecer: os bilros, que são hastes feitas em madeira, nas quais os fios são enrolados. A movimentação dessas bobinas, constantemente trocadas de lugar, gera um som característico e também determina a forma de tecer, orientando o desenho e o ponto empregado na peça. Além dos bilros, o trabalho envolve a almofada, moldes,alfinetes e linhas. A técnica nasceu na Europa e é amplamente encontrada no Brasil, desde o período colonial. Em Alagoas, uma artesã se confunde com a tradição do bilro: Dona Clarice Severiano dos Santos, de São Sebastião. Nascida em 1934, a mestra faleceu em 2012, mas passou sua arte para as novas gerações,que continuam o legado da renda de bilros genuinamente alagoana. Seguindo os passos da mãe, Maria Severiano dos Santos, a Maria de Clarice, foi reconhecida como Mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, em 2016. Ela conta que aprendeu a tecer desde criança e continua a tradição de passar adiante os ensinamentos de sua arte para os mais novos. Com seu trabalho e visibilidade, elatenta atrair a juventude para o artesanato, embora saiba que, hoje em dia, a cultura popular e os trabalhos manuais disputam o interesse dos jovens com a internet e as redes sociais. Renascença Assim como a maioria das rendas que predominam no país, a Renascença temorigem europeia e chegou ao Brasil no século XIX. Ela é produzida em diversas regiões do país, principalmente nos estados nordestinos. A partir de um risco desenhado no suporte, é feito o alinhavo do lacê, uma espécie de fita de algodão. Em seguida, faz-se o preenchimento dos espaços vazios, entre os lacês, com agulha e linha, com pontos que variam de acordo com cada região. A designer Djá Marques lançou a marca Flor do Mussambê com o objetivo de valorizar o feito à mão, em peças autorais que reinventam a tradição artesanal de Alagoas. Seus acessórios com a renda Renascença fazem sucesso em feiras, eventos e na internet. Ao ressignificar a renda, a Flor do Mussambê fortalece a cadeia produtiva e propõe novas abordagens para esse delicado trabalho manual. Quer saber mais sobre esse artesanto incrível? Confira nosso e-book abaixo: E-book Renda Pulsante Ficha Técnica: CuradoriaMarina Gatto (Sebrae)Rodrigo Ambrosio (Projeto Renda-se)CenografiaRodrigo Ambrosio
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
O POD! está de volta
Em busca constante pela inovação o Sebrae Alagoas lançou o POD!, um podcast com o objetivo de ligar você que nos acompanha, à temáticas relevantes nos dias atuais. Com uma linguagem dinâmica e objetiva trazemos conteúdos para contribuir com o avanço do empreendedor. Na primeira temporada foi disponibilizada uma série de 10 episódios e a segunda tem como tema principal o “Futuro”, em todas as formas, seja como liderança, negócios, consumidor, saúde, beleza, moda, agronegócio e muito mais. A ferramenta é simples e ideal para você ouvir em casa ou otimizando seu tempo no trânsito, trabalho e até durante exercícios físicos, o que importa é aproveitar cada segundo do conteúdo. Os episódios são liberados semanalmente e estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de aúdio. Você pode acessar em: POD!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Guia de Tendências para Pequenos Negócios 2020-2021
Um novo ano se inicia e com ele novas possibilidades de negócios e crescimento. Pensando nisso, o Sebrae preparou para você empreendedor, um Guia de Tendências que pode ajudar em escolhas futuras de negócio e segmento, nessa retomada ainda gradual da economia. O movimento e desenvolvimento do contexto e da sociedade conduzem os caminhos do futuro. De forma direta ou indireta tudo está conectado e é preciso estar atento ao que acontece a nossa volta. Observando os sinais e acontecimentos é possível se preparar melhor para lidar com pessoas, com a economia, com tendências e principalmente tomar as decisões mais assertivas para o negócio. A partir desse cenário surgiram os estudos de tendências – uma nova ciência que observa e investiga o presente, para assim tentar prever (ou ao menos supor) os futuros mais próximos no mundo. Apesar do estudo não ser uma garantia, eles são uma ferramenta valiosa para tomada de decisão. Assim, se você empreendedor deseja ampliar sua visão e quer estar um passo a frente no mercado, não deixe de ler esse conteúdo rico em insights, criado pelo Sebrae Paraná.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Você conhece o Avança+ Indústria?
Com o objetivo de aumentar a qualidade nos serviços industriais foi criado o Avança + Indústria, é um programa criado em parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA que coloca à disposição das indústrias, ferramentas educativas consultorias, capacitações e serviços em tecnologia e inovação. E sabe o que é o melhor disso tudo? Nessa parceria, o Sebrae e o Fiea conseguiram 100% de subsídio em todos os serviços ofertados no programa Avança + Indústria, para indústrias de micro e pequeno porte. Observando as necessidades das pequenas indústrias, o programa busca oferecer o que cada uma precisa para otimização do trabalho. Os principais serviços ofertados pelo programa são: Serviços em Segurança e Saúde no Trabalho, Serviços Metrológicos, Capacitações, Consultorias e Desenvolvimento de Soluções Digitais. As capacitações são a melhor forma de preparar os profissionais da empresa para desenvolver as atividades com autonomia e qualidade, além de auxiliá-los para atuar em diferentes contextos de forma eficiente e adequada, as capacitações do projeto serão voltadas às áreas de gestão e construção civil. Além disso, as consultorias também são fundamentais para maximizar a produtividade da indústria. Com consultores especializados, o projeto oferece informações de qualidade para que os processos possam ser otimizados frente aos desafios do mercado. As consultorias são ofertadas nas áreas de: mercado local e internacional, recursos adequados de gestão, operação, planejamento e boas práticas para as necessidades da sua indústria. Se você identificou que o projeto pode ajudar a sua empresa, basta se inscrever e participar. As capacitações são gratuitas e serão ofertadas conforme o cronograma das instituições, a abertura de turma dependerá da quantidade mínima de inscritos.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Videoaulas - parte 2 - Economia Criativa
Empreenda com criatividade Veja as orientações de Fernando Peron sobre a estrutura de marketing para criar a sua estratégia, a criatividade e neuromarketing e dicas a respeito da criação da sua campanha criativa.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
5 dicas de como criar conteúdo para o seu supermercado
Números publicados pela Meta estimam 134,6 milhões de usuários brasileiros no Instagram. É por isso que, o Instagram deve ser alvo de atenção nas estratégias de marketing digital. Por isso, reunimos aqui algumas ideias sobre o que postar no Instagram do supermercado. Impulsionamento dos Minimercados com o Instagram O Instagram proporciona uma maior conexão entre a sua marca e o público-alvo cliente do seu empreendimento, e isso contribui significativamente para que seu negócio ganhe mais visibilidade e credibilidade no setor. Se você souber o que compartilhar no Instagram do seu minimercado e hipermercado, as chances de conquistar uma audiência leal na plataforma aumentam consideravelmente. Essa interação não deve se limitar apenas à promoção de vendas diretas, ou seja: o cliente espera muito mais do que simplesmente bons preços e oportunidades de compra, ele também almeja que sua marca ofereça experiências enriquecedoras e conteúdo relevante. No cenário competitivo das redes sociais, onde sua empresa disputa o engajamento do público com diversas outras, tanto online quanto offline, surge a questão: como se destacar e despertar o interesse das pessoas em acompanhar sua empresa no Instagram? A criação de conteúdo tornou-se uma estratégia fundamental para empresas de todos os segmentos do varejo, proporcionando ao público vantagens além das simples transações comerciais ao se envolver com sua marca. O cliente sentirá um vínculo mais forte se, além de imagens de novos produtos e promoções, perceber que sua empresa busca estabelecer uma conexão mais profunda com ele. Descubra abaixo o que compartilhar no Instagram do supermercado para fortalecer o relacionamento com seu público e atrair potenciais clientes. Confira!
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) para produtores rurais
O app Fácil de Nota Fiscal (FNF) já está acessível para os agricultores. A ferramenta é operada pela Sefaz e atua como um emissora simplificada e prática de notas fiscais eletrônicas. Além da praticidade, o app Nota Fiscal Simples (NFS) possui a vantagem de não cobrar ICMS. O aplicativo também possui a funcionalidade de registro de clientes, tornando mais fácil o cadastramento e compartilhamento de notas fiscais. O acesse ao NFF (Nota Fiscal Fácil) pode ser feito logo após fazer o download por meio da loja de apps do seu celular. O usuário deve possuir registro de agricultora no órgão fiscal estadual e também se cadastrar no portal do governo federal. A Nota Empresarial Simples (NES) oferece maior facilidade na correria do dia a dia, tornando a vida do empresário mais simples, otimizando tarefas que podem ser consideradas complexas. O app está disponível na loja de aplicativos da Apple (iOS) e na loja de aplicativos do Google (Android).
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como inovar nos pequenos negócios
Inovar nos pequenos negócios parece algo impensado para a maioria dos empresários que tive a oportunidade de orientar e prestar consultoria. “Como eu posso pensar em inovação com tantas contas para pagar?”; “Não me venha falar de algo que nem sei por onde começo!”; “Se inovar fosse bom, todo mundo que inovou estaria rico!” Essas e outras argumentações eu já ouvi e ouço até hoje. E por mais que eu possa entender o contexto que elas foram ditas, deixo claro aos meus interlocutores que eles estão – se não errados – observando a inovação sobre a ótica da contestação sem experimentação. Agem mais pelo preconceito, pela ignorância do desconhecer, que pelo senso do conhecimento e da aplicabilidade desse. Mas existem também muitos pequenos negócios que inovam – e isso eu também falo para eles. Não porque todos saibam o que inovar, mas pela necessidade de sobreviver a mercados e a tempos extremamente incertos. Alguns empresários me estimularam – outros me provocaram mesmo – para explicar-lhes o que é inovação para os pequenos negócios. É claro que fui estudar, pesquisar, observar meus apontamentos, analisar minhas experiências com gestão de pequenos negócios para poder apresentar meus argumentos, que aqui apresento. Já começou dizendo que a inovação é – ou ao menos deveria ser - a matéria-prima dos empreendedores, o meio pelo qual esses exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. E aqui classifico empreendedor todos aqueles que estão em qualquer ambiente de negócios: micro, médio ou grandes. Entendo, ainda, que os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso, sem o qual estarão fadados a serem empresários, terem CNPJ, mas jamais empreendedores. Sim, há empresários que não são empreendedores, como há empreendedores que jamais serão empresários. Aliás, quem disse que para ser empreendedor é preciso ser empresário? E aqui algumas orientações para quem deseja inovar em seu pequeno negócio, mesmo sem saber como fazer: Treine seus funcionários Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem um salão de beleza pode enviar sua manicure para realizar um curso de aprimoramento. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário. Logística Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos. Ambiente da loja A proposta aqui é aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação? Tecnologia Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro. Conhecimento Deixe de dar desculpas para sua falta de aprimoramento como empresário. Lembre-se de um velho ditado que diz que o “o boi só engorda com o dono do gado”. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. O Sebrae, por exemplo, dispõe de cursos EAD e de treinamentos em seus escritórios. Não deixe para quando o tempo realmente passar. Inovar é questão de sobrevivência para qualquer negócio, especialmente em momentos de crise, como este que o Brasil vem enfrentando. Agora se não quiser inovar, não vá dizer que não lhe avisei. Texto por Marcos Alencar Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas Para saber mais: Caso queira inovar no seu negócio e precise de um norte, agende sua consultoria de hora marcada em uma de nossas sedes ou de forma remota e teremos o prazer de te ajudar nessa jornada. Agende sua consultoria