Confira o que o Sebrae do seu Estado tem para você.
Conheça o Brasil Mais Produtivo
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo é um programa de fomento às micro, pequenas e médias empresas brasileiras dos segmentos da indústria, comércio e serviços.
O Sebrae é um dos parceiros do Programa, e contribui por meio do aumento da competitividade das MPEs brasileiras. Com a facilitação de um Agente Local de Inovação (ALI Produtividade), as empresas participantes poderão refletir sobre os seus desafios de gestão e implementar soluções inovadoras, com foco no aumento do faturamento e redução de custos.
Empresas do setor industrial também podem ser beneficiadas por meio de consultorias em Eficiência Energética e Manufatura Enxuta, executadas por consultores do Senai.
Inscreva-se já!
Jornada exclusiva para empresas do setor de comércio e serviços:
Jornada exclusiva para empresas do setor industrial:
Jornada exclusiva para empresas do setor de comércio e serviços:
Jornada exclusiva para empresas do setor industrial:
|
---|
|
|
|
|
![]() |
---|
![]() |
![]() |
O Brasil Mais Produtivo oferece um pacote completo de soluções para otimizar processos e melhorar os resultados da sua empresa
O Brasil Mais Produtivo oferece um pacote completo de soluções para otimizar processos e melhorar os resultados da sua empresa
Desenvolvimento de melhorias contínuas na empresa e garantia de alcance dos objetivos e de melhores resultados.
Auxílio na criação de estratégias de vendas mais eficientes para elevar a lucratividade.
Melhoria da performance dos colaboradores por meio da disseminação de conhecimento e qualificação profissional.
Desenvolvimento de um planejamento estratégico para otimizar os gastos e potencializar os ganhos.
Auxílio no uso de novas tecnologias que podem beneficiar a empresa e destacá-la no mercado.
Aperfeiçoamento dos processos internos para reduzir falhas e garantir a eficiência produtiva.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo é um programa de fomento às micro, pequenas e médias empresas brasileiras dos segmentos da indústria, comércio e serviços.
A iniciativa promove o aumento da produtividade, da competitividade e da eficiência energética. ?Trabalha a disseminação das melhores práticas produtivas e gerenciais e utiliza ferramentas de transformação digital, desenvolvimento e adoção de novas tecnologias digitais.
O Programa Brasil Mais Produtivo está integrado à Nova Indústria Brasil (NIB), especialmente à “Missão 4: Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade”, bem como ao objetivo específico “aumentar a produtividade da indústria brasileira por meio da incorporação de tecnologias digitais, especialmente as desenvolvidas e produzidas no país”
Apesar de atrelado à política industrial brasileira, o Brasil Mais Produtivo não se limita ao atendimento ao setor industrial, contemplando também os setores de Comércio e Serviços.
A governança do Programa Brasil Mais Produtivo conta com a parceria de sete instituições:
Integrado à Nova Indústria Brasil, o Brasil Mais Produtivo foi amplamente reestruturado com o objetivo de elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, assim como apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.
Melhora na gestão empresarial, fomento à inovação, processos otimizados, transformação digital e capacitação continuada.
As empresas beneficiadas terão acesso a acompanhamento contínuo, consultorias, orientações e soluções oferecidos pelo SEBRAE e SENAI, bem como planejamento customizado, financiamento de soluções inovadoras e demais atividades de transformação digital.
O acompanhamento do ALI é uma das iniciativas que contribuem para o Programa.
Através do site oficial do programa Brasil Mais Produtivo (https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/) ou da página do programa no Portal Sebrae (https://Sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo).
Para empresas do setor industrial, os empresários serão convidados a ingressar na Plataforma de Produtividade, onde é possível ter acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre produtividade e transformação digital para indústria. Além disso, a plataforma oferece diagnóstico de maturidade para transformação digital, porta de entrada para verificar interesse e elegibilidade nos demais serviços do Brasil Mais Produtivo.
Para empresas identificadas como não industriais (CNAEs primários ou secundários relacionados aos setores de comércio, serviços ou agronegócios), a única modalidade é o ALI Produtividade, que é executado pelo Sebrae.
Já para empresas industriais (pelo menos um CNAE primário ou secundário relacionado a indústria), as empresas têm a oportunidade de participar de uma jornada completa, dividida em 4 modalidades:
O ALI Produtividade é uma das iniciativas do Brasil Mais Produtivo. Para empresas com CNAE industrial, o ALI integra a modalidade de Diagnóstico e melhoria de gestão. Essas micro e pequenas empresas que passarem pelo ALI têm a oportunidade de seguir a jornada com as consultorias do Senai, e devem ser sensibilizadas para a Plataforma de Produtividade.
Para as empresas identificadas como comércio ou serviço, o ALI Produtividade é a única iniciativa do Brasil Mais Produtivo. As empresas participantes do Programa ALI Produtividade automaticamente também integram o Programa Brasil Mais Produtivo.
Para a Plataforma de Produtividade, toda empresa que possuir CNAE (primária ou secundária) na faixa das seções B a F, nas divisões entre 5 e 43, é considerada uma empresa poderá se cadastrar e acessar a Plataforma.
É possível acessar a relação das CNAEs no site https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html. Para cada empresa, as CNAEs estão descritas no cartão CNPJ.
Para as consultorias do Senai, podem ter acesso micro, pequenas e médias empresas de CNAE (primária ou secundária) na faixa entre 5 e 43, e é preciso que a empresa tenha pelo menos 5 funcionários.
Acesse https://plataformaprodutividade.com.br/ , clique em “Tenho Interesse” e preencha o cadastro com seus dados e os dados da empresa.
Imediatamente, quem realizou o cadastro receberá um e-mail com a senha (provisória) para o primeiro acesso. Depois, deve logar com essa senha e definir uma nova senha. A partir disso, já estará apto a acessar as funcionalidades da Plataforma.