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Thu Aug 04 15:04:49 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
A importância da análise de vendas

Veja como a análise de vendas é essencial para o seu negócio.

· Atualizado em 04/08/2022
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“Matar um leão por dia": essa frase representa bem a realidade de quem precisa vender mais para fechar o caixa do mês. O empreendedor moderno, porém, precisa conhecer diversos fatores importantes que estão por trás desse objetivo final, de modo a entendê-los para enfrentar e superar a dura concorrência no mercado. 

Nem sempre grandes vendas ou notáveis resultados em um mês específico significam que tudo corre muito bem, da mesma forma que um mau desempenho não deve ser considerado uma catástrofe. É necessário, então, monitorar e analisar esses resultados para construir uma estratégia para os meses e anos seguintes.

O que é preciso para analisar as vendas?

Primeiro é fundamental ter um bom controle de todos os custos do negócio, como os fixos, com aluguel, energia, telefone e salários, e os variáveis, com entregas, transportes e comissões. Não se deve esquecer também dos impostos e das taxas incidentes nas vendas.

Além disso, é preciso coletar o máximo de informações e detalhes de cada venda, incluindo dados dos clientes, margens de lucro, quais produtos foram vendidos juntos, entre outros. É claro que não há uma regra exata, pois em cada tipo de venda, produto ou serviço essas informações variam bastante e pode não ser simples obtê-las.

Esse processo pode parecer complicado, mas fique calmo: com pouco tempo, já é possível ter boas análises sobre as suas vendas.

Como analisar as vendas?

Com todos os dados necessários reunidos, há uma infinidade de tipos de análises que podem ser feitas, então cada empreendedor deve buscar as mais interessantes para o seu negócio.

Deve-se observar tanto o resultado de forma geral como o desempenho em um mês específico. Assim, após alguns meses, será possível verificar a evolução da empresa e identificar as sazonalidades, ou seja, os períodos em que as vendas crescem e diminuem de acordo com a particularidade de cada região e mercado.

Também é essencial analisar as vendas individualmente, com a finalidade de buscar potenciais produtos que possam gerar maiores margens de lucro ou clientes que demonstrem a possibilidade de comprar volumes maiores.

Da mesma forma, pode-se identificar produtos e clientes que dão resultados ruins e que demandam muito trabalho para que o potencial de trabalho da empresa seja redirecionado para onde os lucros são maiores.

Com qual frequência fazer a análise?

Embora não haja uma regra exata, recomenda-se que seja feita ao menos semanalmente. Além disso, sempre que for rever o planejamento estratégico, é importante que a análise seja feita simultaneamente. 

Anote as dicas:

  • Reserve um período: escolha um dia fixo para ver e analisar o seu faturamento (diário/acumulado).
  • Analise os gastos fixos: aluguel, salários, energia elétrica etc.
  • Apure os custos das vendas realizadas.
  • Tenha atenção quanto aos impostos das vendas feitas.

Todo empreendedor que deseja conduzir com sucesso um negócio próprio precisa familiarizar-se com o fato de que toda e qualquer ação realizada na empresa, seja com propósitos operacionais, administrativos, técnicos ou comerciais, apresentará reflexos na estrutura e no desempenho econômico-financeiro do empreendimento. Por isso, fique atento!

Quer saber mais sobre finanças nos seus negócios? Faça o curso: Como gerenciar as finanças da sua empresa.



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