this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 14:00:42 BRT 2023
Empreendedorismo | AMBIENTE COMPETITIVO
Aceleradoras são alternativas de funding para projetos inovadores

As aceleradoras buscam startups que demonstram potencial para crescimento e desenvolvimento rápido.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

As aceleradoras são um tipo de funding disponível para startups que já possuem um mínimo produto viável e que têm um potencial de crescimento forte. Funding ou financiamento é uma estratégia de viabilização de projetos e pode fazer toda diferença no crescimento de uma startup. 

Existem diferentes tipos de funding, de acordo com a fase em que a startup se encontra, suas características e necessidades. Existem fundings para a fase inicial das empresas, como investidor anjo. Venture capital é outra modalidade voltada para o início de investimento. E, o private equity busca empresas já maduras. 

O funding do tipo aceleradoras procura negócios com potencial. As aceleradoras, geralmente, são instituições privadas que têm como objetivo investir no desenvolvimento e crescimento rápido de uma startup. As aceleradoras ajudam as empresas a chegar a novas rodadas de investimento ou a atingir o break even, que é seu ponto de equilíbrio.

No Brasil, segundo o Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores, em 2019, existiam 57 aceleradoras. A maioria delas, 45, estava nas regiões Sul e Sudeste e atuava no agronegócio, educação, eletroeletrônico, saúde, financeiro e varejo. Esse mesmo estudo apontou que mais de duas mil startups foram aceleradas, e foram gerados 4.128 empregos nelas. 

Geralmente, as aceleradoras exigem um MVP (minimum viable product) ou mínimo produto viável das startups candidatas ao funding. Por que elas fazem essa exigência? Para testar o processo de execução e o mercado consumidor do produto que elas irão investir. 

Após a escolha, o programa de aceleração pode durar de três a seis meses, em média. Mas, também é possível que, em alguns casos, chegue até a um ano. 

Vale lembrar que os aportes, normalmente, são feitos como subsídios ou debêntures conversíveis em ações. Debêntures são títulos de crédito que representam um empréstimo e que asseguram aos detentores os direitos estabelecidos na emissão.

No caso das aceleradoras, as debêntures são emitidas com uma taxa para remunerar o investidor. A vantagem para a startup é conseguir o investimento para suas operações. Já para a aceleradora, o benefício está em ganhar com os juros desses títulos ou em participação na empresa. 

Quais são as startups que as aceleradoras procuram?

As aceleradoras buscam empresas de sucesso e com as seguintes características:

  • Modelo asset light: startups que precisam de poucos ativos para operar.
  • Forte geração de caixa: as organizações precisam ter potencial de geração de caixa, com um produto diferenciado dos demais.
  • Recorrência de receita: os serviços de assinatura possibilitam essa recorrência de receita e uma estabilidade para as empresas. 

Aceleradoras X incubadoras

Aceleradoras e incubadoras não trabalham da mesma maneira e não são sinônimos. As incubadoras estão ligadas a instituições de ensino ou a organizações sem fins lucrativos. As aceleradoras são entidades privadas que realizam um processo de candidatura aberto.

Uma das diferenças é que as aceleradoras fazem parcerias curtas com startups que já estão perto de atingir o momento em que vão se tornar financeiramente lucrativas. Startups que já receberam aportes de investimentos também podem ser aceleradas. Além do investimento financeiro, as aceleradoras oferecem mentorias com empreendedores e investidores experientes, elaboração de pitch, ambiente compartilhado e networking.

O MVP é fundamental para se conseguir um funding do tipo aceleradora. Isso porque confirma o potencial do produto e, consequentemente, da startup. Um MVP, como vimos, comprova a existência de um mercado consumidor e da eficiência da execução dos processos da startup. Para as aceleradoras, são indícios de que é possível investir e acelerar o desenvolvimento da empresa e gerar mais resultados. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como criar uma Startup 

Criatividade e Design Thinking 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?