Saiba como as incubadoras de empresas podem transformar a sua ideia em um projeto real.

O que são incubadoras?
As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com significativo grau de diferenciação. Vejamos a seguir o que elas oferecem aos empreendedores.
Suporte técnico e gerencial
As incubadoras oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o desenvolvimento tecnológico e o acesso a mercados e a investimentos. Elas são o principal lócus de formação de pequenos negócios inovadores.
As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento de sua tecnologia.
Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de ideação, onde o conceito e o modelo de negócio ainda não estão claros e precisam ser validados pelo mercado, até a consolidação de suas atividades, onde estarão aptas a serem graduadas, ou seja, obter a emancipação da incubadora com condições competitivas de ir ao mercado.
Infraestrutura
Geralmente, as incubadoras oferecem espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os empreendedores – chamados neste momento de empresas incubadas – e promovem acesso a serviços que as empresas dificilmente encontrariam atuando sozinhas e sem orientação adequada.
Além deste espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras costumam oferecer sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições parceiras de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.
Capacitação
As incubadoras de empresas favorecem o empreendedor por meio de consultorias nas seguintes áreas:
- Gestão empresarial;
- Gestão tecnológica;
- Marketing e vendas;
- Assistência jurídica e contábil;
- Captação de recursos;
- Contratos com financiadores;
- Inovação;
- Propriedade intelectual.
A quem se destinam?
Podem participar de incubadoras de empresas qualquer empreendedor ou grupo de empreendedores que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa.
As já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.
As incubadoras geralmente aceitam projetos apresentados por:
- 1. Pessoa Física. Oportunidade para pesquisador/profissional que tenha desenvolvido uma tecnologia e queira constituir sua própria empresa com um produto/processo inovador.
- 2. Empresa existente. Empresa em fase de consolidação que pretende desenvolver uma tecnologia dentro da incubadora.
- 3. Nova empresa instituída por Pessoa Jurídica. Empresa ou grupo empresarial que deseja criar nova empresa de base tecnológica.
Em todos os casos, o empresário deve se dirigir à incubadora de sua escolha com o intuito de identificar as informações solicitadas que farão parte da análise de sua entrada. Existem incubadoras com fluxo contínuo de entrada e outras com períodos específicos de ingresso, mediante edital de seleção.
Saiba mais
Incubadora e aceleradora: qual a diferença entre elas?
Incubadora e aceleradora: qual modelo de apoio é ideal para empresa?
Foi um prazer te ajudar :)