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Sat Apr 01 21:26:47 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Caminhos para a indústria da moda

Conheça algumas tendências e estratégias de mercado para a indústria da moda.

· Atualizado em 01/04/2023
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O mundo pós-pandemia viu muitas transformações que já vinham acontecendo acelerarem o passo e chegarem mais rápido do que nossa vã filosofia poderia imaginar: inovações tecnológicas, automação, conceitos de sustentabilidade, transparência, entre outros aspectos, fazem parte de uma nova era para a indústria da moda, que precisa acompanhar o cenário de mudanças e os novos comportamentos de consumo.

Se tem uma palavra que foi muito ouvida durante a pandemia foi “reinventar”.

Os empreendedores, incluindo os da moda, com muita criatividade, reinventaram os seus negócios, ressignificaram conceitos e adaptaram suas empresas em um período difícil, em que era necessário sobreviver, mas muito do que se pensava ser algo temporário acabou se tornando uma prática necessária, porque o consumidor incorporou os novos hábitos.

  1. Uma dessas tendências, o delivery, chega também ao universo da moda. O chamado delivery fashion, em que as peças de roupa são enviadas para a casa do cliente, para que ele as escolha no conforto de sua casa, de forma muito prática, já é uma realidade em muitas empresas do setor.

Falando em praticidade, outra estratégia importante no mercado é a modernização na forma dos pagamentos, facilitando e disponibilizando várias opções para o consumidor.

Também visando à facilitação da vida do consumidor, é preciso pensar na segurança dele durante a jornada de compra on-line, principalmente porque o e-commerce tem crescido e movimentado bilhões de reais anualmente.

A sustentabilidade é uma estratégia importante e uma tendência que tem se intensificado. O combate aos desperdícios, valorização da mão de obra, reaproveitamento de materiais, resale, comércio de segunda mão, roupas, calçados e acessórios por assinatura, entre tantas outras formas, surgem tendo como base o conceito de sustentabilidade.

Outro aspecto importante é as empresas adotarem ações sustentáveis, agregando valor à marca, e uma delas é criar formas de deixar os processos de produção transparentes, afinal os consumidores estão mais exigentes quanto à procedência das roupas.

Uma estratégia que também vem sendo adotada pelo mercado é a parceria com pequenos empreendedores locais, além do uso de coleções com elementos culturais e identidade regional (como o artesanato, por exemplo).

A experiência do cliente criada com um bom relacionamento com a marca é outra estratégia da chamada economia afetiva. Por isso, peças e coleções inclusivas que considerem a diversidade de corpos e biotipos, assim como temas que fazem referência à atualidade, também são importantes. 

Acompanhe a série Estratégias (A indústria têxtil em 2023; Caminhos para a indústria da moda) e acesse os nossos conteúdos Como gerenciar meu planejamento estratégico e Como escolher bons indicadores para minha empresa. Se precisar de orientação, conte com o apoio do Sebrae e contate-nos pelo número 0800 570 0800.

Tags moda

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