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Sat Oct 22 00:22:09 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como a experiência do cliente pode ser um diferencial competitivo

Detalhes no ambiente da sua loja ou no atendimento podem fazer diferença na experiência do seu cliente.

· Atualizado em 22/10/2022
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A experiência do cliente pode ser um diferencial para os pequenos negócios. Pesquisas mostram que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais, desde que a experiência seja melhor. A experiência do cliente pode ser melhorada de diversas formas. 

Pode ser pelo ambiente em que ele é recebido, seja físico ou on-line. Também pode ser pela história que é contada a respeito do produto, serviço ou negócio. Ou ainda o atendimento de qualidade e personalizado. As alternativas são muitas, e é importante entender que, em muitos casos, a experiência do cliente vale mais do que o próprio produto em si.

Se você tem uma loja física, por exemplo, planeje a arquitetura e a decoração do ambiente. Pense na iluminação e o que você quer comunicar com as cores. Os detalhes fazem parte da comunicação do seu negócio. 

Quando for fazer um e-mail, pense na linguagem que o seu cliente utiliza. Se ele for mais informal, você pode fazer brincadeiras e usar um tom mais leve. Você pode conversar com o seu cliente por meio daquele canal. 

Além disso, é possível utilizar a técnica do storytelling, que é contar uma história real para se conectar com o seu cliente. Uma loja de tapiocas pode levar o nome de uma pessoa querida que cozinhava para o empreendedor quando ele era pequeno. O estabelecimento pode trazer detalhes dessa história, como as cores que essa pessoa gostava e a forma como servia as tapiocas. 

O storytelling tem como objetivo contar uma história inesquecível, utilizando técnicas de roteiristas e escritores. Ao contar uma história, você está oferecendo uma mensagem única e passa a sensação de exclusividade para o seu cliente. 

Essa unicidade gera conexão com o seu público porque desperta emoções, cria empatia e identificação. As pessoas querem saber o que tem por trás de uma marca, e elas se conectam com outras pessoas, não com objetos ou marcas abstratas. 

Outra maneira de gerar uma boa experiência é o atendimento. Prestar um atendimento de qualidade e personalizado traz resultados tanto para o negócio quanto para a experiência do cliente. Por exemplo, se a pessoa realiza uma compra on-line e você envia o produto com um cartão ou uma carta. O seu cliente pode se sentir querido e valorizado com um gesto simples.

Quando falamos de internet, talvez, surjam alguns desafios. No ambiente on-line, não tem como investir no cheiro ou no tato, por exemplo. Mas, é possível e imprescindível manter uma identidade visual da marca. As cores e o tom de voz que você utiliza nas suas redes sociais ou no seu site definem sua identidade visual. 

Muitas marcas fazem sucesso na internet por terem humor e por usarem uma linguagem simples, direta, clara e divertida com os seus clientes. A Magazine Luiza, por exemplo, tem um avatar, a Magalu, que conversa diretamente com os consumidores. Ela tem um perfil no Instagram e conseguiu personificar a marca, gerando essa conexão com o cliente. 

O WhatsApp também pode ser utilizado como ferramenta para melhorar a experiência do cliente. Por meio dele, você pode enviar vídeos dos produtos solicitados, pode avisar que a encomenda está a caminho. Se utilizado de maneira estratégica, pode trazer uma organização para o negócio e uma ótima experiência para o cliente. 

A experiência do cliente é fundamental e conquista o consumidor. Não precisa ser algo grandioso, pelo contrário, aproveite os detalhes para criar conexões e fortalecer o relacionamento com o seu cliente. 

Artigo feito a partir da live do Sebrae Minas: Experiência do Cliente como diferencial competitivo

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Experiência do cliente: aprenda estratégias para aplicar no varejo

Quais os principais erros na experiência do cliente?


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