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Mon Oct 17 23:55:49 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como gerar engajamento nas redes sociais

Confira dicas para produzir conteúdo de qualidade, atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

· Atualizado em 17/10/2022
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No podcast Papo Sebrae, o apresentador Estêvão Damazio conversa com Paula Petrúcio, empreendedora e mentora, sobre como estruturar um post perfeito. A especialista traz dicas e sugestões para melhorar o engajamento nas redes sociais e alavancar suas vendas. 

O primeiro passo para implementar estratégias de marketing de conteúdo nas mídias sociais é conhecer o seu cliente. Os temas precisam atender os desejos e resolver os problemas do público-alvo. Inovar no marketing digital é entender o que o usuário está buscando naquele momento.  

Por isso, a especialista Paula Petrúcio fala sobre a importância de entender o perfil do cliente em cada etapa do funil de vendas: atração, conversão, relacionamento e venda/pós-venda. Cada momento precisa ter conteúdo relevante que leve o consumidor para a próxima fase. 

É importante destacar que a forma de consumo está em constante mudança. Ou seja, o pequeno empreendedor precisa inovar constantemente para ser a primeira opção de compra do cliente. 

Um exemplo dessa mudança de comportamento é que muitos consumidores já não vão às lojas físicas para relacionar-se diretamente com as marcas. Eles fazem isso pelas plataformas digitais. Assim, o marketing de relacionamento se torna uma oportunidade de escalar ainda mais as vendas. 

O que isso quer dizer? Quando o empreendedor abre uma loja física, o público passa pela rua e vê o estabelecimento. No caso das lojas on-line, seja na internet ou em uma rede social, não há uma passagem constante de consumidores. Mas, diferentemente da loja física, que tem uma quantidade limitada de pessoas passando por dia, as plataformas digitais têm um alcance maior. Utilizando as estratégias corretas de marketing digital, você consegue não se limitar ao núcleo familiar e expandir o seu negócio. 

Paula Petrúcio cita algumas dicas para você criar posts atrativos e conquistar mais clientes. Confira!

Capriche nas imagens e legenda

Como os clientes estão mais criteriosos na tomada de decisão, os negócios digitais tiveram que criar diferenciais. Apesar do cliente não estar presente fisicamente, sentindo a textura ou o cheiro dos produtos, por exemplo, o empreendedor precisa fazer com que ele imagine tudo isso no ambiente virtual. 

Como? Com as imagens e as legendas é possível despertar emoções. De modo geral, existem três tipos de pessoas: sinestésicos, auditivos e visuais. Com os visuais, podemos trabalhar uma bela imagem. Já com os sinestésicos, a legenda precisa descrever a sensação e o cheiro. E com as auditivas, podemos colocar músicas marcantes e relacionadas com o produto e a marca. 

Importância da gestão de crise

Em caso de comentários ou directs com reclamações, coloque-se no lugar do cliente. Mostre que compreende a situação e que fará o possível para ajudar. Dessa maneira, o cliente sente que a empresa tem consideração pelo seu problema. 

Aproveite os stories

Os stories podem ser grandes aliados na hora de conhecer e entender melhor o cliente. Utilize as caixinhas de perguntas e enquetes do Instagram, por exemplo. Você pode interagir e saber a opinião do seu público sobre os seus produtos ou serviços.

Analise os relatórios de métricas

As redes sociais disponibilizam, gratuitamente, relatórios de métricas que mostram as postagens que tiveram mais engajamento, comentários, compartilhamentos ou que foram salvas. 

Fazendo essa análise, você consegue entender, por exemplo, o melhor dia da semana para fazer uma postagem ou a idade do público para adaptar a sua linguagem.

Diversifique o conteúdo

Intercale dicas, curiosidades, mitos e verdades com interações, explicações sobre a utilização e benefícios do produto.  Você também pode criar posts com cases de sucesso, depoimentos de clientes e ofertas. 

Resumindo, conheça seu cliente e adeque a sua estratégia de marketing digital para que ela seja mais assertiva e traga resultados positivos. Escute na íntegra o podcast Papo Sebrae - Episódio #31 Como estruturar um post perfeito

Para saber mais, leia o texto a seguir:

6 dicas para fazer uma biografia de sucesso no Instagram

E aproveite o curso do Sebrae:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet


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