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Wed Feb 10 12:05:58 BRT 2021
Planejamento | ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Como os pequenos negócios rurais podem enfrentar a crise?

A comercialização direta com bares, feiras e restaurantes está fortemente impactada neste momento de pandemia. Veja formas de amenizar o impacto da Covid–19.

· Atualizado em 03/02/2021
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 Muitos segmentos do agronegócio têm sido impactados pelo Covid-19. Veja algumas dicas para aperfeiçoar o planejamento e as atividades do seu empreendimento rural:

 

Aperfeiçoe a Gestão do Negócio 

Reveja o planejamento do seu negócio e reestruture os novos ciclos produtivosAnote todos os gastos realizados até o momento - desde a produção até a colheita, e analise onde reduzir custos desnecessários.  

Tenha um controle detalhado do fluxo de caixa. Verifique as despesas e as receitas. Para melhorar a redução de custos, otimize o uso de insumos e da mão de obra, sem perder os bons índices de produtividade.  

Reveja os próximos investimentos da sua produção para a próxima safra, com a definição da quantidade de área a ser plantada caso seja um produtor de grãos, cereais e hortaliças. Para os produtores que trabalham com culturas perenes, como frutas, café e outras de ciclo longo, se possível, adie o processo de colheita. Caso não seja possível, fique atento a novos canais de comercialização ou no processamento da produção.   

Para os pecuaristas, principalmente para produtores de leite, diminua os índices de produtividade com a diminuição de vacas lactantes, por exemplo. Lembre que a produção de leite é diária e o não escoamento prejudica tanto o animal quanto a gestão do seu negócio. Pense, caso seja possível, na realização do processamento do leite para produção de queijos, requeijão e outros derivados que podem ser acondicionados sob refrigeração. Após o processamento, verifique opções de entregas dos produtos diretas para o consumidor, além da divulgação do produto em sites como o Mercado Azul e mídias sociais para o encontro de novos canais de comercialização. Realize parcerias no processamento da produção e no seu acondicionamento ou estude a entrega de leite em outras regiões em que as entregas desta matéria prima estão normalizadas.       

Se precisar de capital externo para gestão do negócio, fique atento às linhas de crédito dos bancos públicos e privados. As linhas de financiamento estão passando por uma reestruturação e podem surgir linhas de crédito com menor taxa de juros. Também estão sendo revistos os prazos de pagamentos dos financiamentos, que estão sendo alongados para não onerar o fluxo de caixa do produtor rural. Por isso, atenção: evite empréstimos pessoais, cheque especial ou a realização de operações com o cartão de crédito.

      

Encontre oportunidade no mercado 

A Portaria nº. 116 do MAPA diz que a manutenção dos serviços e atividades relacionadas ao agronegócio foram definidas como atividades essenciais e permite garantia do abastecimento e pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos e bebidas em todo território nacional. Significa que os produtores rurais devem continuar produzindo, pois o consumo de alimentos pelas famílias continuará.

Dados indicam que o consumo de frutas e hortaliças em redes de supermercados cresceu aproximadamente 30%, além das vendas diretas para o consumidor ou para o mercado de alimentação local, que tem utilizado os serviços de delivery para entregas.  crescimento de vendas por meio do uso de mídias sociais, o que proporciona a estruturação de novos canais de comercialização para pequenos e médios produtores rurais.

Por isso, nesse momento, visualize as novas oportunidades.

Utilize as mídias sociais para divulgação dos seus produtos e agendas de entregaProcure realizar entregas de forma compartilhada com seus vizinhos. Evite aglomerações e estabeleça regras de convívio, preservando o isolamento social. 

É importante estabelecer dia e horário da semana para realização das suas entregas junto aos novos clientes e lembre de evitar a aglomeração e o contato físico com as pessoas neste momento. Realize um planejamento prévio dos produtos que cada cliente deseja consumir semanalmente. Utilize sua criatividade para o acondicionamento do seu kit de produtos por cliente para facilitar as entregas.  

Escolha uma pessoa da sua família ou funcionário para estabelecer o contato com os clientes e gerenciar as mídias sociais. Crie uma rotina semanal de divulgação dos seus produtos disponíveis e preços.

 

Inove no processo produtivo 

As ações de preparo de novos ciclos produtivos devem continuar, além das rotinas de trabalho da propriedade. Procure utilizar insumos que podem ser produzidos na propriedade, como a utilização de caldas naturais para controle de pragas e doenças e também a utilização da compostagem e/ou biofertilizantes para adubação do solo e reposição de nutrientes das plantas. Para isso, explore cursos e receitas de bioinsumos na internet. Você encontrará muitas informações e de forma gratuita.

Além disso, viabilize a execução das tarefas na propriedade de forma compartilhada, ou seja, com a interação com vizinhos ou por meio da sua associação ou cooperativa. Porém, evite aglomerações e o contato físico neste momento.

 

Recomendações de prevenção e segurança 

Você já sabe, mas não custa lembrar: 

  • Monitore sua família e seus funcionários quanto aos sintomas do coronavírus; 

  • Caso tenha alguma pessoa com sintomas, inicie o processo de quarentena; 

  • Oriente os funcionários quanto à higienização das mãos e utensílios de trabalho; 

Nesse momento de quarentena em que os filhos não estão indo para escola ou o comércio da cidade está fechado, aproveite para reunir a família, para discutir e planejar o seu empreendimento rural. 

 


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