this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 09:55:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Como vender seus serviços nas redes sociais

Entenda as diferenças entre a venda de um produto e de um serviço e confira dicas para potencializar seus resultados nas redes sociais.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As estratégias de vendas de produtos são diferentes das de serviços. Vender serviços nas redes sociais pode parecer mais complexo, mas, na verdade, existem técnicas e abordagens específicas para esse tipo de negociação.

Em primeiro lugar, é preciso compreender a diferença entre produto e serviço. O produto é resultado de uma atividade humana. Ele pode ser um bem durável ou não-durável; e, ainda, de consumo ou de comércio. Já o serviço é a realização de uma atividade, como educar, transportar ou cozinhar.

Existem três diferenças básicas: tangibilidade, preço e propriedade. Com relação à tangibilidade, os produtos são tangíveis, ou seja, podem ser tocados. E os serviços são intangíveis. Sobre o preço, os produtos podem ser cobrados com base em métricas de quantidade, como tamanho ou volume. E os serviços são cobrados por unidades de tempo, como hora de trabalho ou diária. Por fim, a posse do produto passa de quem vende para quem compra. No caso do serviço, não ocorre essa transferência de posse, mas de direito de uso ou de acesso.

Mas, qual é a importância de divulgar os serviços nas redes sociais? Atualmente, as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano e hábitos de consumo. Não é possível fugir dessa realidade. Além disso, promover seus serviços nas redes sociais traz vantagens como: 

  • Aumenta o seu alcance e as chances de ser encontrado por um cliente;
  • Demonstra profissionalismo e segurança;
  • Gera proximidade, conexão e fortalece o relacionamento com o cliente; 
  • Oportunidade de receber feedbacks e de conhecer melhor o perfil do seu público;
  • Diminui os custos e investimentos em propagandas de mídias tradicionais, como panfletos. 

Separamos algumas dicas para você compreender as principais diferenças entre as duas vendas, serviços e produtos, e aplicá-las no seu negócio.

Venda de serviços é consultiva

Conheça a técnica spin selling, que envolve os seguintes fatores: situação, problema, implicação e necessidade de solução. Saiba lidar com o envolvimento emocional do seu cliente e desconstruir suas objeções, para que ele tenha segurança na hora da compra. As redes sociais podem ser utilizadas para fortalecer o relacionamento com o seu cliente e, assim, surgirem mais vendas. 

Crie conteúdo de valor 

Crie conteúdos mostrando o valor agregado e não apenas o preço do seu serviço. O cliente precisa enxergar valor no que você está oferecendo.

Para agregar valor, é preciso, antes de tudo, apresentar ao seu cliente uma solução a um problema, algo que ele realmente necessita. Conheça as necessidades e desejos do seu cliente para alinhar na hora da divulgação e da oferta. 

Identifique os canais em que seu cliente está mais presente. O perfil da sua empresa deve estar nesses canais. Aproveite o potencial de cada rede social e os formatos de conteúdo disponibilizados.

Faça vídeos e mostre os bastidores

Envolva o cliente na sua rotina e mostre o cuidado que você tem com cada etapa de desenvolvimento do seu trabalho. Como os vídeos estão em alta, aproveite o formato para mostrar os detalhes do seu dia a dia. Isso aproxima o cliente, gera identificação e conexão, além de envolvimento com a sua marca.

Foque na manutenção do cliente

Para quem vende serviços, o mais comum é que a compra seja recorrente. Por exemplo, serviços de manicure, faxinas e limpezas, aulas particulares, personal trainer, entre outras. Por isso, conquistar o cliente é essencial para que ele seja fidelizado. Além de um bom atendimento, você pode oferecer um cupom de desconto, um programa fidelidade, enviar mensagens em datas especiais, como aniversário e Natal. 

Utilize a opinião dos seus clientes para melhorar os seus serviços

Peça feedbacks dos seus clientes a respeito do seu serviço. Lembre-se de pedir autorização para publicar depoimentos nas redes sociais. Essa estratégia serve como gatilho da prova social na hora de atrair mais clientes.

Veja que vender serviços não é tão complicado quanto parece. O principal é compreender o perfil do seu cliente e a solução de negócio que você está propondo para ele. Mantenha o foco no relacionamento nas redes sociais e atue com profissionalismo para ter mais sucesso. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Últimas tendências das redes sociais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?