this is an h1

this is an h2

Tue Sep 26 18:50:06 BRT 2017
Cooperação | ASSOCIATIVISMO
Cooperativas e associações fortalecem produção de mandioca

Entidades facilitam o diálogo entre produtores e instâncias da sociedade e incentivam melhorias nos processos de cultivo e industrialização.

· Atualizado em 26/09/2017
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos produtores individuais e familiares de mandioca não participam de cooperativas nem associações, mas a representatividade de algumas delas deve ser destacada. São elas:

  • Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (Abam): desenvolve forte atividade de pesquisa e de divulgação de boas práticas nas lavouras e nas indústrias de processamento de mandioca. Age como representante dos produtores, defendendo seus interesses no diálogo com outras instâncias da sociedade, como governo, comércio e imprensa.
  • Sindicato de Indústrias de Mandioca do Paraná (Simp): tem uma base numerosa de associados, produtores e fabricantes de fécula. Serve de apoio na divulgação de informações e orientações.
  • Organizações coletivas como a Cooperativa Agroindustrial (C. Vale), no Paraná, e a Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do sudoeste da Bahia Ltda (Coopasub), na Bahia, têm sido de extrema importância para os pequenos produtores. Auxiliam os associados em diversas etapas das atividades, desde o fornecimento de equipamentos para produção de fécula até o financiamento e vendas conjuntas.
  • Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), na Bahia: também desenvolve parcerias com outros organismos de apoio (como o Sebrae e a Embrapa), em busca de melhores condições competitivas para seus associados.

Série Empreendimentos Coletivos

Consciente da importância do associativismo para a melhoria dos negócios, o Sebrae lançou a série de publicações Empreendimentos Coletivos.

Leia aqui a íntegra das cartilhas:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?