this is an h1

this is an h2

Tue Feb 14 16:10:28 BRT 2023
Finanças | MEIO ELETRÔNICO DE PAGAMENTO
Entenda a importância da diversificação das formas de pagamento

Além de cartões de crédito e débito, você também pode permitir que a clientela pague por meio de dispositivos móveis ou oferecer boleto bancário.

· Atualizado em 14/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ampliar as opções de pagamento é estar preparado para atender a todos os tipo de clientes, tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão. Ou, ainda, aquele que vai utilizar seu smartphone ou tablet para finalizar a compra, além de abrir um canal para atrair e fidelizar esse cliente. 

O cartão de crédito ainda é o mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por suas duas maiores vantagens: praticidade e prazo de pagamento. Movimentando o maior volume de dinheiro e impactando na venda das empresas.

Os estabelecimentos comerciais devem ter equipamentos fixos ou móveis integrados aos terminais de emissão de nota fiscal para realizar a venda por débito ou crédito.

Nos  cartões de débito, o pagamento é feito à vista. Nesse caso, ele é um meio seguro porque dispensa o porte de dinheiro em espécie. O empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.

Conheça a diferença entre tipos de cartão, taxas das administradoras, custos de operações e o impacto disso na rentabildade do negócio.

O estímulo ao consumo abriu o mercado e ampliou a concorrência. Há alguns anos o mercado era dominado por grandes operadoras e bandeiras de cartões de crédito, mas quebrando a exclusividade, surgiram as bandeiras nacionais e regionais, além dos cartões de supermercados.

Embora esteja dentro da modalidade de pagamento à vista, essa opção é importante  para aquele que não quer usar cartão de crédito e é uma forma barata para comerciantes e clientes. É método prático porque pode ser pago em qualquer instituição bancária, casas lotéricas e agência dos Correios, e pode ser disponibilizado para qualquer cliente, independentemente de ele ter conta em banco ou não. 

Converse com o seu gerente no banco e veja qual melhor forma de geração de boletos para você oferecer ao seu cliente.

FAVORITAR
Botão favoritar

Mais um reflexo da expansão do universo online a tendência no mercado são os serviços de pagamento por dispositivos móveis.

Especialmente para o Microempreendedor Individual (MEI), maior beneficiário dessa tecnologia, há a possibilidade de acoplar um pequeno dispositivo ao próprio telefone, que funcionará como uma maquininha de crédito ou débito. Há empresas brasileira que oferecem esse tipo de serviço e podem cobrar pelo dispositivo, além da taxa por transação.

Ainda é possível explorar outra opção, como o pagamento por meio de mensagens de texto (SMS). Tanto o empresário como o cliente devem ter o chip que permite realizar esse tipo de procedimento. Que funciona da seguinte forma:

  • A empresa insere os dados da compra no próprio celular;
  • Os dados são encaminhados via SMS para o telefone do cliente;
  • O cliente insere a senha para autorizar a transação
  • O valor é debitado do cliente, que possui um crédito já disponível, ou será cobrado napróxima fatura dos serviçosde telefonia ou da operadora de cartão de crédito.

O mercado de transações financeiras tem visto a tecnologia NFC como potencial substituta dos cartões de crédito e débito, ela permite a troca de informações entre os dispositivos móveis sem a necessidade de cabos. Não é necessário digitar senha, mas alguns aparelhos possuem leitor biométrico e podem solicitar a impressão digital do consumidor. Basta encostar o smartphone do consumidor no equipamento da empresa que faz a leitura e a transação, de crédito ou débito, para o pagamento ocorrer instantaneamente.

A tecnologia NFC tem atraído a atenção até mesmo de grandes fabricantes de celulares, como a Samsung e a Apple, que já dispõem de serviços exclusivos de pagamento por celular: o Apple Pay e o SamsungPay, ainda não disponíveis no Brasil.

PIX

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, assim como o TED e DOC, boletos bancários, transferências entre contas e cartões, crédito ou débito. Criado pelo Banco Central (BC), a nova forma de realizar transferências deve mudar no Brasil nos próximos anos.

Sendo assim, os pagamentos serão de dois até dez segundos, de acordo com o Banco Central. Também, as transferências ocorrerão em 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados e fins de semana.

Contudo, os demais modos de pagamento continuam valendo. Dessa forma, o pagamento instantâneo é mais uma modalidade.

Como fazer o cadastro do PIX?

Para fazer o cadastro do Pix é simples. Basta acessar o aplicativo da instituição financeira e clicar em 'Pix', caso o cliente possua alguma conta para operações financeiras. Em seguida, o cadastro será por meio do número de telefone, endereço de e-mail, CPF e/ou CNPJ, mas também por uma sequência de números aleatória de 32 dígitos.

Dessa forma, esses dados serão utilizados para criar chaves do pagamento instantâneo.  Assim, o cliente pode escolher quais informações e a quantidade de chaves Pix. Vale ressaltar que cada dado corresponde a criação de uma chave Pix.

O que é chave PIX?

A chave Pix é um identificador da conta. Sendo assim, ela representa o endereço da conta corrente, poupança ou de pagamentos pré-pago. Com a chave Pix, não é preciso fornecer informações como CPF, número de Agência e Conta ou quaisquer outras para realizar o pagamento ou transferência. Tudo é automático.

Sendo assim, as chaves Pix utilizam:

  • CPF e/ou CNPJ
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

Vale ressaltar que cada dado cadastrado corresponde a uma chave do pagamento instantâneo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?