this is an h1

this is an h2

Thu Jan 07 18:13:56 BRST 2016
Mercado e Vendas | PRODUTO
O cultivo e o mercado do melão

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada para consumo fresco ou na forma de refrescos.

· Atualizado em 07/01/2016
FAVORITAR
Botão favoritar
O que é
  • Origem: Ásia ou África.

Fruto

Existem nove variedades botânicas de melão. No Brasil, cultivam-se híbridos e cultivares comerciais pertencentes a duas variedades: Cucumis melo var. inodorus e Cucumis melo var. cantalupensis.

  • Cucumis melo var. inodorus (tipo Amarelo): tem frutos sem aroma (inodoros), de casca lisa ou levemente enrugada, coloração amarela, branca ou levemente verde-escuro. A polpa é geralmente espessa (20 a 30 mm), de coloração que varia de branco a verde-claro. Têm longo período de conservação pós-colheita (30 dias), são resistentes ao transporte e, geralmente, com frutos maiores e mais tardios que os aromáticos. São característicos na região os híbridos comerciais de casca amarela, existindo vários em cultivo comercial como o Gold Mine, por exemplo. Os de casca verde, também chamados de Pele-de-Sapo, vêm em segundo lugar quanto ao cultivo nesse grupo, existindo menor número de híbridos comerciais disponíveis no mercado.
  • Cucumis melo var. cantalupensis (tipo Cantaloupe): Têm frutos aromáticos, podendo ter casca recoberta com rendilhamento corticoso, de coloração ligeiramente amarelada a esverdeada. Existem, ainda, outros melões com frutos de casca verde rugosa, apresentando gomos ou costelas bem características, no sentido longitudinal. Em ambos os tipos de frutos a polpa é espessa com cerca de 25 mm. Os frutos rendilhados têm polpa de coloração variando do amarelo ao salmão. Os melões de frutos com costelas têm cor da polpa variando do laranja ao salmão. Os frutos dessa variedade têm baixa resistência ao transporte e reduzida vida pós-colheita.
FAVORITAR
Botão favoritar
Planta e Cultivo

Planta

O melão é uma espécie com grande variabilidade para o tamanho da planta (mede de um até 10 metros) e peso de frutos (desde 10 g até 10 kg). O meloeiro tem caules rasteiros ou volúveis, que se fixam por meio de gavinhas.

Cultivo

No Brasil os melões mais conhecidos e apreciados pertencem ao grupo inodorus, tipo amarelo, de longa conservação pós-colheita. A cultivar Valenciano e suas seleções Amarelo, Amarelo CAC e Eldorado 300 são as mais cultivadas.

Outras variedades vêm sendo introduzidas na região Nordeste do Brasil, a principal produtora de melão do país. Trata-se de diversos híbridos dos chamados melões nobres, como Cantaloupe, Gália e Orange Flesh, cujo destino principal é a exportação. São aromáticos, de polpa salmão, com bom sabor e maior teor de açúcar (o Brix).

O meloeiro se desenvolve melhor em regiões de temperatura mais elevada, entre 25 e 32ºC. No entanto, temperaturas acima dos 35ºC podem comprometer a frutificação. O meloeiro é capaz de absorver a umidade do ar e do solo. Quando isso acontece, o teor de açúcar fica diminuído.

O clima do Nordeste brasileiro possui baixa umidade do ar e poucas chuvas, proporcionando a produção de frutos mais doces, com teor de açúcar elevado.

As doenças e pragas são preocupantes para produtores, processadores, comerciantes e consumidores, pois reduzem a produção e afetam a qualidade do produto. As principais doenças que atacam esta cultura são o mosaico, antracnose, cancro-das-hastes e sarna.

As pragas mais comuns são as lagartas, besourinhos e pulgões. O agricultor deverá ser orientado por um técnico especializado, para que se faça uma prevenção e um combate adequado.

As flores masculinas e femininas localizam-se separadamente na mesma planta, sendo que o início da floração acontece de 18 a 25 dias após o plantio. Surgem, inicialmente, apenas as flores masculinas e, após três a cinco dias, inicia-se o aparecimento simultâneo das flores masculinas e femininas.

A presença de abelhas durante a fase de florescimento é fundamental para aumentar o pegamento dos frutos e a produtividade, assim como reduzir o número de frutos defeituosos. Recomenda-se que sejam evitadas pulverizações com inseticidas durante a fase de florescimento, principalmente pela manhã, e instaladas colmeias nas proximidades da cultura, quando houver poucas abelhas no local.

A colheita inicia-se entre 60 a 75 dias após a semeadura e é feita quando os frutos estão maduros. O período de colheita se estende por até quatro semanas. A produtividade média é de 12 a 18 toneladas de frutos/hectare/ano, de acordo com a variedade, região e cuidados. Alguns híbridos alcançam produtividade superior a 25 t/ha/ano.

FAVORITAR
Botão favoritar
Usos e Mercado

Usos

O melão é consumido no Brasil como fruta fresca ou na forma de refrescos. Tem propriedades refrescantes e hidratantes, pois é composto de 90% de água. Contém vitaminas A, C e E, além de alguns minerais como cálcio, fósforo e ferro. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

Mercado

A região Nordeste é a principal produtora de melão, contribuindo com mais de 90% da produção nacional. A expansão da cultura na região se deve à atuação de grandes empresas, que destinam boa parte da sua produção para exportação.

As condições climáticas favorecem o Nordeste, onde os frutos têm melhor sabor e maior teor de açúcares. O mercado de melões nobres no país está em desenvolvimento, devido à preferência dos consumidores pelos melões do tipo Amarelo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?